Amplificador ciclotron modelo CTPR 800 Funciona 3 uo 4 horas normal depois quei

Iniciado por Miguel silva, 10 Ago 2009, 14:36

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Miguel silva

Olá Pessoal estou com esse amplificador que coloquei as saidas novas alguns resistores que estavam queimados, conferi tudo pelo esquema. o cursor do trimpot eu deixei no meio funcionou normal sem esquentar a saida; só que depois de umas treis horas de funcionamento queimou a saida. se voce já pegou esse defeito  e passar a dica para min, eu fico muito grato. as caixa de estão normais

Miguel Silva de Rio Real Ba   
  • Localização desse usuário é: Rio Real Ba
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 31 anos.
Miguel silva

TaBaJaRa

Amigo este trimpot não pode ser mexido pois ele regula a corrente de repouso para ajustar ele vc deve observar o ronco no falante se tiver zoando vc atenua no trimpot tem que ficar sem ruído nenhum pois pode ter sido isso que provocou a queima por aquecimento
outra dica é componentes muito ruim (tipo TaBaJaRa entende hauhau) eu colocaria estes transistores (2sc5200 e 2sa1943 o par) são muito bom mesmo, não queima de jeito nenhum OK :-*
Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Siatec®

Miguel - este trimpot eh ajuste Ma- ou seja corrente de repouso dos trans de saida de audio-se nao me engeno ai perto de 25- 30ma - nao lembro mas eh mais ou menos isto - se tiver lampada em serie coloque o amperimetro e ajust sem carga, depois trabalhe um pouco com carga e retirando a carga veja qual o Ma que fiucou.voce diz que depois de  4 hrs  queimka a saida, disse que as cxs do cliente -  estao boas, entao eh soh ajustar quiescente mesmo. ou ainda  como disse o colega tabj, os trans sao ruins mesmo, aqueles que trans que foram citados sao otimos. qualquer algo  manda ai.
  • Localização desse usuário é: Campo Grande - Ms
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Não respondo nada fora do Forum

cleomar

caro amigo como miguel falou, ajuste corrente de repouso pelo trimpot, pois foi mexido. alem disso,verifique a polarização entre base e emissor dos transistores de saida se esta entre 0,5v a 0.7 no maximo pois os resistores de polarização estao alterados fazendo os transistores trabalhar com alto consumo de uma olhadinha. ok

Expedito da eletronica

Olá amigo.eu tambem ja peguei este defeito fiz tudo isso que esta especifido acima. e não resolvir. conversando com um amigo pediu que ligasse na caixa de som mais sem ligar o audio e aumentasse assim menos de meio volume, e encostasse bem ouvido no falante. e ouvisse um zummmmmmm!!!!!!! no fundo mesmo baixinho.  (trocasse os capacitores de fonte e a ponte retificadora) fiz isso!!! batata, na letra. pra num esquecer anotei no meu cadeno de dicas....  :-X :-X  abraços!!!!!!!

Almeidaf

 
tem que ver tambem alem do consumo, pois se for muito pequeno vai ficar com um som sem força.não vai esquentar, mais audio ruim.(pois os trs não daram o máximo de rendimento.

veja tambem o equilibrio dos dois trs de saida, pois se estiverem desequilibrados, um vai entrar em curto e levará o outro tambem!
e tmbem a qualidade dos trs. (como ja foi antecipado acima
mais se estiver tudo certo até esse original funcionará bem.
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

naldo.oc @hotmail.com

verifique os resistores que vam a base dos transistores de saida se tem algum alterado.
quando tem algun alterado causa a queima das saidas de som.
naldo

DJ.reinaldo

ermaõ pelo que vc relata o defeito não é de componente avariado...mai sim de algum lapso na hora de consertar o aparelho..verifique se os diodos que regulam a corrente quiecente..eles deven estar encostados no dicipador de calor..e untados com pasta térmica...faça um teste ligue o amplificador se caixas..não coloque nada nem na entrada nem na saida..deixe ligado por mei-hora..após verifique se está esquentando a saida!se estiver verifique se há mais algum componente avariado junto a saida de som.

DE ASSIS

Amigo, estou de total acordo com as observações que os colegas ja citaram mas não podemos esquecer tambem quanto a qualidade dos transistores usados, pois ja trabalhei com venda de componentes e tem muito ching-ling distribuido no comercio...inclusive o 5200/1943...observe o acabamento do transistor, tem que ser perfeito...no mínimo.

DJ.reinaldo

eu concordo com o amigo só que em 18 anos como tec em eletronica ..por isso acho que se fosse o caso não levaria quatro horas para queimar..e em mais eu naõ verifiquei o esquema mais acho que a saida desse ciclotrom dese seralgum transistor 2n6510 da vida ou equivalente e tem mais mesmo que fosse 2sc ....a voltagem desse aparelho não passa dos 65 volts..naõ é o suficiente par queimar. :laugh:

Carlos Meira

Miguel,

Concordo com o Reinaldo com relação ao substituto, e acredito que o 2N3055 pode substituir o componente, uma vez que você vai ter dificuldades para adaptar o que foi sugerido, principalmente porque os 4 são NPN, conforme esquema, e o formato desses componentes é diferente.



BOA SORTE!!!!
  • Localização desse usuário é: Vila Velha-ES
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 11 anos.

DJ.reinaldo

olha a coisa é simples..oc transistores não podem ser os famosos 2n3055,pois os mesmos só suportam de coletor a emisor 45volts,então tem que ser 2n6510,que é o original ou 2n3773,que substitui.observe se o resistor que esta em série com os diodos  que vão da base do tip 29 abase do tip 30.este resistor tem o valor de (4r7) e é comun trocarem por (47r) .ligue uma lampada  de 100wts em série com o aparelho,ligue o mesmo sem caixas...ligue o multimetro na saida na escala  minima de volts dc..regule o trimpt de 100r até obter a menor voltagem.após isso com a saida já revisada tenho serteza que o amigo vai parar de sofrer..há lembrando que se o problema fosse nos diodos da fonte ou capasitores de filtro da fonte o amplificador não queimaria a saída e sim o fusível da entrada de energia...qualquer dúvida meu email é reinaldomaciel21[arroba]hotmail.com ,estou a disposição para ajudar...boa sorte..que DEUS o abêmçõe.

Similar topics (5)