Dimer BTA08 / TIC 226 para ferro de solda etc...

Iniciado por Marcio R., 17 Mar 2009, 21:15

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Marcio R.

Nessa onda de calor do verão não pensei duas vezes e instalei ventiladores de teto, em casa e na loja, pois só na hora do calor infernal é que damos conta de quem o bem estar não tem preço.

Mesmo os ventiladores tendo seus respectivos controladores o mínimo de velocidade é até demais para um quarto de 20 m² já que o manual diz 25² a 30 m², ainda mais sendo instalado na altura mínima, e ficar com o helicóptero na cabeça fica um pouco incômodo.

Com o dimer abaixo, montado em uma plaquinha universal, digo que pode trabalhar com outro triacs, bastando dimencionar as tensão dos componentes para a tal, é possível controlar inúmeros aplicativos simples que são alimentados pela rede AC doméstica.

Até a presente data, tenho 3 unidades deste dimer trabalhando nos ventiladores de teto, e 1 no ferro de solda AFR4001 na bancada.

Antes que digam "mas porque não comprou um dimer pronto!" digo que; os dimers que encontrei não permitiam modificações conforme a minha necessidade, sendo os mais sofisticados algo de 15,00 reais a 32,00 reais os valores dos componentes mais a placa não chegam ao valor do primeiro, assim achei mais conveniente montar e apostar neste circuito.



A queda de tensão entre a entrada e a saída, testado em 110V, mas precisamente 117V na entrada e na saída mínimo de 4,0V e máximo de 114V, ou seja 3V AC a menos, praticamente despresível.

O triac usado é um BTA08 de 600V a 8A fabricante ST, o diac DB3 comum, e o capacitor de 100nF por 400V.

Ainda precisa de testes em 220V, pois não disponho de 220V na loja.



Testes realizados com carga;

-Mini retifica DREMEL.
-Ferro de Solda AFR4001
-Lâmpada de 110V 150W
-Ventilador de teto 175W
-Aquecedor de agua 500W

Ambos testes, não gerou calor no BTA09, para não falar que não apenas no aquecedor de 500 W que deu uma esquentadinha não passando dos 35 graus sem dissipador.



Na verdade não precisa de tudo o que está ai na foto acima, mas se gosta de incrementar a montagem com tudo que tem direito mãos a obra e não se importe com o custo final.



Furação e presílha espaçadors no lugar pronta para ser fixada no local fixo aonde será o ponto de controle da lâmpada, ou o que você pense em controlar, salvo, lâmpadas, circuitos e motores que utilizam o clock da rede para funcionarem, de resto a imaginação é por conta de vocês.



Na próxima estarei mostrando esta unidade montada junto com um transformador isolador 110V/120V que fará parte de outro projeto.



Até a próxima...

Claudio Carvalho

Márcio.

Caramba, chega a quase zero!!! Muito interessante este regulador!!!

Cláudio

Almeidaf

Marcio esperimenta tirar os 3 diodos e r2 ficando somenter3 com o diodo que entra na junçao do diac e ct, acho que nao vai fazer diferença.faça o teste
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Marcio R.

Porque retirar a ponte se é ela que é o segredo do circuito?

Se utilizar a configuração sugerida ocorre uma perda de 18V entre a que entra e a que sai quando a tensão de saída for máxima e não os 4V com a ponte.


Almeidaf

acredito pelo esquema que passará voltagem pelos dois diodos de baixo atraves das duas resistencias, nao sei,  voce ja o tem funcionando, será que no mínimo nao fica acesa  (minimo) pois passa voltagem cc por cima do triac
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Almeidaf

beleza para o que foi sugerido tá legal, me empolguei no mínimo de peças e minimo ou nada de saida,  é a área que gosto,   progetos. uteis
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edson tadeu

GRANDE MARCIO  VOCE POR ACASO TEM ESTAS PLACAS JA PRONTAS PARA VENDA   SEI QUE NAO É SUA PRAIA A VENDAS DE PEÇAS MAIS SE POR ACASO TIVER ME DÊ UM ALO

Marcio R.

#7
Edson;
A plaquinha tem na página de placas e kits do site.

Almeida;
O dimer é bem clássico, e a passagem de CC é despresível, com a carga, que exatamente o uso da ponte retificadora tem haver com determinados tipos de cargas, que retornam a rede o pico de tensão quando ligado, tipo motores e outros.

O uso de um triac equivalente ao do circuito (BTA08) super baratinho e muito melhor que os BT136 e outros, já que não conseguem o ciclo total de saída tendo uma perda grande de tensão na saída, superior a 20V.

Já foi motivo de muito falatório esse tipo de circuito etc...já falaram mil e uma caracteristicas, e motivos para comprar pronto e tal, agora quero ver alguém reclamar desse.

Devo lembrar que a maioria das cargas abaixo de da metade do valor de tensão de entrada, já não funcionam, criando uma zona morta do inicio até o meio do curssor do potênciomentro, por exemplo os ventiladores, o controle é do meio do cursor ao final, e dá uma resultado muito mas agradável na hora de ajustar do jeito que você queira.

Já nas lâmpadas funciona desde do mínimo ao máximo, porém quase no mínimo já não é usável pois de que adiantara ficar com o filamento vermelho da lâmpada
e no fim do uso deve-se ligar por uma chave geral, pois mesmo que não incandeça o filamento, estes estará a consumir.

No ferro de solda dá para deixar o cursor do potenciometro a 25% do inicio, o que dá algo de uns 15V a 20V mantendo aquecido, e dai para o maximo é coisa de segundos, um exemplo;

-Utilizo o potenciomentro no meio, a potencia do AFR4001 é de 40W, e asim fica algo de uns 20W a 25W que é o ideal para o estanho em pasta, ou o estanho de 1/2mm assim evita-se aqueles residos queimados em volta da solda.

-E quando vou usar o estanho comum, 60/40 é dar um giradinha e esta pronto para o estanho de fusão mais alta.

Uma das vantagens além da citada acima, de adequar a temperatura ao material, é a vida útil das pontas e do corpo do soldador, que agradece, este AFR citado tem já uns 2 anos ou mais, já troquei 4 ponteiras de 1mm dele (uma facada 26,00 mas é de longa duração e tem vida útil de uns 6 meses, msmo utilizando em TVs) é o que mas utilizo na bancada para as montagens e para reparos nos tvs, aonde precise de uma ponta agulha para a soldagem ou resoldagem.

Já para usar como regulador, derrubando uma difereça de valor de entrada e o de saída, pode essa aparecer toda em forma de calor sobre o triac, mas acredito que funcione por exemplo, em um tranformador isolador (não auto-transformador) que seja por exemplo de 110 para 220, aonde possa ser usado com fonte externa para alimentar um tv por exemplo na hora do reparo, assim pode-se ajustar a tensão de entrada, reduzinho a de saída para conforme o uso.

Ainda não fiz testes com isso, mas esta fácil de fazer e logo retorno o resultado...mas se tiverem a oportunidade de fazer não que seja esse mais um dimer e colocar no soldador, veram que dá uma diferença enorme e verá que aumentará a vida útil do mesmo.




Almeidaf

concordo contigo, isso é bom discuçao sobre progetos para sair da mesmiçe de conserto, esparecer as idéias, quanto a chave porque nao colocar esse ponteciometro com chave ja esta incorporado. nao me queira mal, mais progetos é comigo mesmo, as vezes com micros. é bom ter alguem que se interessa por essa área, quanto ficar baratinho, aqui em minha regiao um triac custa 5,00reais, mais isso nao impossibilita as esperiências.
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Marcio R.

Almeida;
A loja a seguir não é a das mais baratas, porém o material é de confiança (tudo tem um preço) o forte é mais semicondutores, como saída horizontal, vertical e outros.

Não sei te dizer se o valor que pago nos BTA08 aqui é devido a quantidade que compro deles, saindo por R$ 1, 88 a unidade, já na loja abaixo sai a R$ 3,00 o de 8A e 8,00 o de 24A.

http://www.sistemacomponentes.com.br/lista.asp?search=bta&Submit=OK

eles entregam via sedex, e se feito na parte da manhã até as 13:00 o envio é no mesmo dia.


warlockako

Poxa nao consegui encontrar as dimensoes da plaquinha. Gostaria muito de saber. Abraços

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