Monitor LG CB561BA Fonte em Stand-by, liga/desliga por proteção.

Iniciado por matrix57, 22 Mar 2010, 15:22

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

matrix57

Aparelho: Monitor
Marca:    LG
Modelo:   CB561BA
Defeito:   Fonte em Stand-by, liga/desliga por proteção.

Ola caríssimos colegas!
Este monitor assim que energizado entra em Stand-by e ao precionar a tecla liga, ela liga e desliga repedidamente até precionar o botão desliga novamente e ela volta a Stand-by. Inicialmente chequei a fonte primária, medindo a tensão DC, se maior que 130V e esta com 152V, em seguida verifiquei se no pino 4 do T903 que vai ao Drain de Q901 e esta OK, verifiquei as tensões no secundário da fonte SMPS, sendo 6,3V (8,2V); 14V (16,3); 55V (62V); 72V (85V), medido em Stand-by, ligando o monitor esta tensões tendem a chegar ao seu valor nominal correto, porem, por uma condição que ainda não descobri, entra proteção.
Testes: -D505 diodo dumper, ok.
- Q503 Trans. 2SC5802, ok.
- Q914 , emissor +5V, ok. alimenta controlador IC401
- Desconectados os fios da bibina defletora Horiz./Vert., medido com analizador Yoque/Flyback TF41 (Diatron), bobina OK, (Bom).
Pra quem lida com monitor todos os dias este defeito deve ser barbada, pois vira uma coisa coriqueira lidar com defeitos estranhos e as vezes bem repetitivos, este ainda não conheço, pois é esse o motivo de pedir ajuda e pedir opiniões dos colegar, assim vamos desvendar juntos a doença deste monitor.
Suadações e grande abraço a todos,
Matrix57.


Obrigado a quem puder ajudar.
Valdir
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Ola carissimos colegas!
Preciso de dicas, "urgente", vamos aquecer este tópico e encontrar uma solução para o problema, juntos chegaremos la.
Saudações e grande abraço a todos,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

Dj Pinto

  Meu caro colega dê uma olhada no ci do crt, que faz a linha de boost  do canhão,talvez já tenha olhado,descartar essa dica.capacitor C911, que já peguei um  com essa  ::)brincedeirinha. :D inté sô.

matrix57

Bom dia!
Caro Dj. Pinto, agradeço a sugestão, realmente esta area eu não chequei, vou faze-lo logo mais, assim que tiver novidades volto a informar.
Saudações e abraço,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Boa Noite!
Caríssimo Dj. Pinto, verifique a linha de boost, nada errado, refeitas algumas soldas frias na placa do cinescópio,  testados os seguintes componentes:
- C911 = 47x25V, ok.
- C355 = 22x160V, substituido, estava um pouco estufado.
- C390 = (472) 4,7n , ok.
Remontado os componentes, ligado o monitor e o sintoma continua o mesmo. O que mais devo verificar?  aguardo novas dicas dos colegas.
Saudações e abraço,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Ola, carissímos colegas!
No dia de ontem resolvi ir mais a fundo neste chassi, retirei a placa coloque na bancada e testei varios estagios, principalmente o circuito de exitação vertical/horizontal, Coverssor D/D, cicuito de saída Vertical, onde:
-C538 = 470mF/25V - ok. -D515 = RGP10D - ok.  -C524 =5600p/1.6Kv -ok. -C525 = 5600p/600V - ok. -Q504; Q505; Q505 -ok. -Q502; Q507; Q551; Q550, todos ok. -Q508 - ok. e pra desencargo de conciência troquei o TSH (Fly-back) cód> 6174Z - 1017E, remontei tudo, chassi/placa de video, liguei e......., na mesma, o mesmo sintoma, nada mudou, ta me cheirando a alguma coisa bem idiota que eu não consegui descobrir ainda, preciso de dicas e ajuda.
Saudações abraço a todos,
Matrix57. :(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

Dj Pinto

 Olha se sem a saída horizontal  no lugar,ainda fica cortando a fonte,pode ser o transistor horizontal com fuga.Desconecta também  a defletora,okay?

matrix57

Ola, Boa tarde DjPinto!

Refiz varias soldas frias na estapa do secundario da fonte primária, retirei o transistor Q503 (C5802) esta ok, sem fugas, então, o circuito ao ligar o monitor tenta partir por 3 ou 4 vezes e fixa em Stand-by. Verifiquei todos os componentes dos circuitos reguladores de +12V e do 6,3V, não OK, chequei a malha e constatei que não esta havendo polarização nos transistores Q912 (C945) e Q905 (C945), pois estão sendo respectivamente inibidos pelas linhas de PSD (P26) e PS1(P27) que saem do Controlador Digital IC401 (WT60P1), ou seja não tem a linha +12V e +6,3V, assim também não funciona, pois também forma o modo de proteção, certo? Agora a pergunta chave é quem ou onde esta sendo gerado este modo de proteção? O micro-controlador? A linha ABL? Esta eu já verifique e não é por ai, pois senão Q504 entraria em corte e isso não acontece.
(Nota: para acompanhar esta linha de raciocinio "esquemário em mãos")
Aguardo por ajuda e comentarios.
Saudações e abraço,
Matrix57 :(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Ola, Bom dia a todos!
Nossa, este tópico esfriou mesmo, caiu para a terceira pagina.
Necessito de comentarios e ajuda, senão, evidetemente não estaria num forum discutindo um problema meu, tenho feito varios perguntas, mas poucas respostas e carecendo de melhor raciocinio sobre o que já comentei e fiz.
Saudações a todos,
Matrix57. :( :(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

Dj Pinto

  Ta problemao mesmo em?será que vc já trocou a memoria? liga sem ela no canto e depois tenta novamente com ela,mas no teu caso eu colocaria uma nova.

matrix57

Ola, Boa Noite Dj Pinto!
Obrigado pelo seu interese, pelo menos alguem se manifestou.
Bem, concordo, realmente existe uma pequena possibilidade de ser a memoria, não custa nada troca-la. Qualquer novidade informo.
Saudações,
Matrix57. :(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Bom dia!
Caro Dj Pinto, testei a memoria, aparentemente pareçe Ok, pois comuta +5Vdc em SDA (P5) e SCL (P6), então recaptulando, fica tentando partir (Stand-by), quando conectado e ligado o cabo de video, LED piloto, sinaliza verde e passa para amarelo 2 a 3 vezes e então fixa na coloração amarelo, sem o cabo de video conectado, fica em condição ciclica, parte e desliga, indefinidamente.
Acho que neste caso seria de muita utilidade uma tabela de tensões e sinais a serem medidos em IC701 e no barramento de PW501, o que deve constar no "manual de Serviço" do fabricante deste Monitor (LG) e se alguem tiver estas informações ficarei muito grato.
Nota: A Administrãção do forum e os nossos caríssimos moderadores nos pedem sermos mais ativos,  mas também ainda não tive a satisfação de ter  moderadores com suas vastas experiências discutindo o meu problema, fica aqui o pedido de convocação, sei que não sou o unico no forum com problema, pois do contrario o forum também não existiria, até agora só duas cabeças pensando e esquentando os neurônios.(Informação não falta é só ler o tópico).
Saudações e abraço a todos,
Matrix57.  :(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Ola, Boa Noite a todos!
Quatro dias sem uma resposta, isso não é bom??
Saudações,
Matrix57. :-\
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Bom dia a todos!
Puxa!  8) Não estou tendo ajuda neste tópico, porque?
Sugestões, opiniões, conhecimento, experiências são bem vindos.
Suadações,
Matrix57. :( :( :(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.


Similar topics (5)