recuperação de ima ou polo descolado

Iniciado por edson tadeu, 23 Set 2008, 16:51

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

edson tadeu

Recuperação de Imã ou Pólo Descolado

Geralmente encontramos estes casos em alto falantes automotivos, devido aos solavancos e buracos de nossas estradas, mas há também as caixas de som domésticas que sofrem quedas ou até mesmo numa recuperação de um alto falante em que a cavidade do pólo está tão cheia de partículas que só descolando o imã ou a chapa é que poderemos limpar para que a bobina deslize suavemente. Lembre-se:

Qualquer partícula que fique dentro da cavidade da bobina poderá com o passar do tempo causar aquecimento ou raspar a camada de verniz do fio da bobina causando um curto circuito nas espiras e diminuindo a sua impedância podendo causar a queima da saída do amplificador e do alto falante.

Sabemos que o imã juntamente com o campo magnético criado pela bobina é que produzem o som, mas para que isso ocorra é necessário fixar o imã na carcaça do alto falante e depois fixar uma chapa metálica com um cilindro de ferro maciço de ferro no meio ao qual chamamos pólo. Geralmente a cola utilizada para este fim é a Epóxi, mas devido a pancadas esta pode se soltar ou como citado.

Exemplo de Imã ou Pólo Descolado

Aqui temos um caso:

   

Aqui como deve ser:



Materiais Necessários

Antes de começar o serviço certifique-se que possui:

Tiras de Radiografia;

Fita crepe ou Duxex;

Cola Epóxi

Ferramentas diversas: Faca, formão, chave de fenda fina, etc.

Aqui você saberá mais um pouco sobre as ferramentas: Clique Aqui

Procedimentos

Separe as duas partes soltas: A carcaça e o imã:

     

Limpeza

Note que no imã e na carcaça ficaram os restos da cola epóxi e que dever ser totalmente retirados, para um perfeito assentamento do imã na carcaça ou na placa.

   

Aqui vai o improviso na hora da retirada da cola:

   

Um acessório que algumas furadeiras possuem e que é útil:

   

Mas lembre-se: Muito cuidado pois a superfície tem que ficar plana para uma perfeita aderência das partes, nada de ressaltos ou falhas, por isso não utilize equipamento com alto poder abrasivo tipo: esmerilhadeiras ou esmeril.



Terminado a limpeza e retirada total da cola, passe um pano nas peças e tire toda a fuligem, faça também na mesa de trabalho:

     

Já no conjunto pólo e imã além do paro use uma cotonete e retire toda a sujeira ou partículas que existam:



Preparação para Colagem

Com as duas peças limpas iremos saber quantas tiras de radiografia são necessárias para centralizar o pólo.

Junte a carcaça e o imã e vá colocando as tiras até obter a centralização, caso necessite use uma chave de fenda fina para ajudar a levar o pólo para o lugar, mas cuidado para não marcá-lo ou a borda, saiba que nos quatro pontos deverá haver o mesmo número de tiras:

         

Note que com a ajuda das tiras o pólo ficou centralizado, agora que já sabemos a quantidade necessária destas tire cada grupo e com um pedaço de Durex ou Fita crepe prenda elas, pois quando começarmos a trabalhar com a cola Epóxi ficará mais fácil o trabalho:



Preparando a Cola

Siga as instruções da embalagem para o preparo, não faça muita quantidade este tipo de cola possui um ótima aderência e como as superfícies são planas o excesso sairá para os lados, saindo para o lado externo da peça não haverá problema, mas temos que tomar cuidado para que não ocorra com o lado interno:

   

Aqui seria então como nós chamamos de "o pulo do gato" deixe uma distancia sem cola na parte interna, pois quando fixarmos as peças não correremos o risco de excesso de cola na bobina que poderia até impedir a entrada e obrigarmos a refazer o trabalho.

Junte as duas partes e use as tiras de radiografia para promover a centragem da peça, a cola ajudará a ter uma melhor mobilidade na hora de centrar o pólo, mas seja rápido. Veja que no final a cola saiu um pouco para os lados de fora, mas deixe.



Teste Final

Deixe a cola Epóxi e retire as tiras de radiografia, pegue uma bobina e veja se ela entra na cavidade sem prender:

   

No final teremos este resultado:



Epílogo

Note que não é tão difícil este tipo de retrabalho, pena que não é muito difundido e já vi muitos técnicos descartarem alto falantes devido ao descolamento desta peça.

Agora volte para a página inicial e aprenda a recuperar um alto falante, pois imã descolado você já sabe!



Similar topics (5)