rec uperação total

Iniciado por edson tadeu, 23 Set 2008, 16:49

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edson tadeu

Recuperação Total

Vimos nas páginas anteriores como recuperar um alto falante com imã descolado, a recuperação parcial e agora iremos fazer uma total que envolverá a troca de todos os componentes móveis aproveitando somente a carcaça.

Um cuidado que devemos ter sempre é inspecionar o estado da carcaça que não pode possuir empenos ou no caso de carcaças de plástico: trincas ou rachaduras, pois é a única exceção que temos na recuperação de alto falantes. Pequenos corretivos na centragem da bobina podem ser feitas na hora de colocar a centragem e o cone colocando eles mais para um lado, agora empenos não tem como recuperar.

A recuperação total é a minha preferida, pois começamos do zero e não temos que tentar consertar erros dos outros ou vícios do equipamento.

Dicas

Sempre faça uma inspeção visual, veremos se haverá necessidade de:

Limpeza com um pano úmido, nunca tente trabalhar com uma mesa e a carcaça sujas, será prejuízo na certa.

Dê uma leve pintura na carcaça, há casos e principalmente quando trabalhamos para cliente, que o ideal é dar uma pintura na carcaça, demonstrara profissionalismo e no caso de estar enferrujada combaterá o processo de ferrugem. Aqui eu utilizo em todos os meus consertos a pintura com a cor ouro, só no olhar eu sei se aquele alto falante foi recuperado por mim ou não. Utilizo a tinta spray ColorGin que seca em minutos e dá um ótimo acabamento. Esta lata custa em média uns R$ 15,00 aqui no Rio e dá para pintar uns 50 alto falantes, pois só daremos um "banho" leve de tinta e já vi amigos usarem tinta à pincel achando caro o spray, notem que dou valor a um serviço perfeito e de qualidade mas não a perder tempo, pois a regra é clara: Tempo é dinheiro! Se o serviço ao qual nos propomos a fazer leva um século o lucro também levará o mesmo tempo...



Verifique se há necessidade da troca do terminal.

Quais os materiais que serão utilizados, até porque o ideal é levar a carcaça limpa (antes da pintura) para comprar os materiais de reposição, principalmente a bobina. Eu sempre testo as bobinas que deverão entrar sem esforço na cavidade do pólo, caso desça raspando é sinal que não é a adequada, caso ache uma que entre perfeitamente mas no meio ela parece arranhar em algo possivelmente é sujeira e tem que ser limpo, já tive casos de ter que descolar o imã para limpar. TESTE SEMPRE A CONTINUIDADE DA BOBINA ANTES DO SERVIÇO, já imaginou depois do serviço pronto você descobrir que a bobina está aberta? Ninguém merece, mas acontece...

Veja que tipo de centragem foi usada, se é alta, média ou baixa o cone também tem raso, médio ou fundo e não vá na conversa de vendedor que é tudo a mesma coisa, bem mesma coisa é... bem deixa pra lá...rs...rs...



Depois de comprar os materiais acima pegue a bobina centralize-a na centragem e no cone e marque a posição, assim será mais fácil e precisos os cortes:



Procedimentos de Limpeza

Utilize uma faca ou estilete para levantar as bordas do cone e tente puxar com as pontas dos dedos:

   

Com o cone solto iremos cortar a cordoalha que provém do terminal e algum resto de fio que esteja soldado nela:

   

Agora com ajuda de uma faca ou estilete afiado iremos cortar a centragem:



Agora é só puxar que sairá todo o conjunto móvel:

   

Cuidados na Limpeza

Aqui uma dica que acho fundamental para evitar aborrecimentos e trabalho posterior, depois de retirar o conjunto móvel pegue fita crepe e proteja a cavidade do pólo:



Devemos lembrar que é um ponto magnético devido ao imã permanente e com isso toda a partícula de ferro será atraída para dentro prejudicando o funcionamento da bobina.

Raspagem da Carcaça

Agora com o pólo protegido poderemos tirar os vestígios da centragem, cone e cola que ficaram.

Aqui vai da criatividade e das ferramentas que você dispõem, em geral eu uso a faca:

   

Ou caso possua:

     

Com ela limpa leve-a loja e compre os materiais de reposição e só depois pinte.

Pintura

Proteja com fita crepe o terminal e o imã permanente:



Aqui o alto falante pintado:

   

Depois de pintado coloque um pano limpo na bancada e trabalhe com o alto falante em cima deste, assim evitará que estrague ou arranhe a pintura.

Colocando a Bobina

Pegaremos algumas tiras de radiografia para travar a bobina na posição correta:

   

Note que a bobina irá descer imprensando as tiras de radiografia contra o pólo e deste modo prendendo-a na posição correta, há casos que necessitaremos usar quatro conjuntos de duas tiras cada ou mais, dependerá de quanto é a folga entre o pólo e a bobina:

   

Repare que na seqüência das fotos o enrolamento da bobina fica para dentro da cavidade do pólo, após o fundo da carcaça (aonde estava colada a centragem) desça mais ou menos 1mm. Não coloque muito fundo, pois quando fecharmos o circuito e ser criado o campo magnético a bobina poderá bater no fundo da chapa do pólo e caso o enrolamento fique para fora diminuirá o campo magnético por ele criado:

     

Aqui a posição correta:

   

Aqui cabe um aviso: Não coloque muitas tiras de radiografia, experimente uma e caso a bobina desça com muita facilidade coloque mais uma. As tiras só servem para segurar temporariamente até que a cola seque e quando for testar a centragem e o cone faca-o com cuidado para não tirar da posição.

Colocando a Centragem

O próximo passo é cortar a centragem no tamanho da bobina, nem apertado demais se não tiraremos a bobina da posição, nem com muita folga, pois na hora de colar o conjunto: bobina, centragem e cone a cola poderá escorrer e colar a bobina no pólo.



Teste se ela desce com uma certa facilidade antes de passar a cola e cuidado com os dois fios da bobina:



Agora passe cola na carcaça e na centragem e deixe secar alguns minutos ou siga as instruções da embalagem da cola utilizada:

   

   

Junte as duas partes e com um lápis ou algo parecido pressione para juntá-las e retirar possíveis bolsas de ar:



O resultado final será este:



Preparando o Cone

Enquanto a centragem seca iremos preparar o cone, corte o do tamanho da bobina:



Coloque no lugar e tome os mesmos cuidados em relação ao corte da centragem:

   

Agora marque a posição dos fios que saem da bobina com uma caneta e fure para que a cordoalha possa passar, cuidado para sem querer não causar vincos ou amassados:

   

Cortaremos a cordoalha sempre maior do que iremos usar (geralmente o mínimo vendido é um metro) e colocaremos ela de dentro do cone para fora :

   

Passe a cola na carcaça e no cone e reserve.

   

   

Agora misturaremos a cola epóxi, pois iremos colar o cone na bobina e a bobina na centragem de uma só vez, passe a cola epóxi na junção da bobina / centragem:

   

Agora coloque o cone no lugar, tome sempre o cuidado de já colocar a cordoalha na posição do terminal:



Aperto bem com as pontas dos dedos para fixar o cone na carcaça:



Puxe a cordoalha de modo que ela fique esticada sem sair do furo ou faltar na parte de baixo:

   

Assim ela não atrapalha você de terminar a colagem do cone na bobina, como é um lugar de difícil acesso use um palito de dentes para ajudar a espalhar a cola epóxi:

     

Verifique na embalagem da cola époxi quanto tempo leva a secagem e só mexa depois de completamente seca, aqui uma dica para que a cordoalha não encoste na cola durante a secagem:

   

Quando estiver seca a cola verifique se haverá necessidade de algum arremate entre o cone, a bobina e a centragem:

   

Soldagem da Cordoalha ou Fio de Malha

Esquente bem o ferro de solda. Limpe o terminal dos restos de solda e cordoalha velhos deixe os buracos limpos:



Utilizaremos sempre os buracos de cima para a cordoalha e os de baixo são para a fiação que vem do amplificador:



Puxe a cordoalha pelo lado de dentro do alto falante e deixe somente um pouco além do terminal:



Agora com a ajuda de um alicate de bico colocaremos a cordoalha no terminal e soldaremos:

 

Ficará deste jeito:



Terminamos com as soldagem do terminal agora iremos para a ligação da cordoalha com a bobina, aqui temos que ter muito cuidado pois o fio da bobina é muito fino e pode se romper:



Com a ajuda de um objeto fino e de preferência não metal dê umas três voltas na cordoalha com o fio que vem da bobina e solde com estanho:

   

Ficará assim:



Agora cortaremos o que sobra da cordoalha e do fio que vem da bobina que sobrou após a soldagem, mas cuidado para não cortar o fio que vem da bobina antes da solda, eu digo isso por experiência própria....rs...rs...



Ficará assim:



Agora vem a prova dos nove: Com um multímetro veja a continuidade do conjunto:

   

Ahhh... Você não tem multímetro? Não tem importância, pegue uma pilha de 1,5v:



Ponha um pedaço de fio no terminal negativo do alto falante:



Ligue este fio num pólo negativo da pilha e encoste o outro pólo positivo no terminal positivo do alto falante:



Você ouvirá um ruído rouco, assim você saberá que o circuito está ok. Claro que o ideal é o uso do multímetro para medir a impedância.

Caso a cordoalha depois de toda a soldagem teimar em encostar na carcaça, com o ferro de solda e derreta o estanho que prende esta ao terminal e com um palito de dente afaste um pouco ela e segure até o estanho endurecer:



Agora prenderemos a solda que liga os fios da bobina a cordoalha no cone com um pouco de cola epóxi, use um palito de dentes para passar a cola em cima da solda e a volta para que esta grude no cone e não solte durante o uso:



Colar a Proteção

Agora pegue a proteção e coloque no centro cone e com ajuda de um lápis ou caneta marque quatro pequenos pontos, são eles que lhe orientarão na hora de colar:



Agora escolha um dos dois jeitos para colocar a centragem:

   

Após a escolha coloque a cola na proteção e aguarde alguns instantes ou siga as instruções da embalagem:



Depois de colada passe algo nas bordas para ajudar na fixação:



Aqui o resultado:



Colocação dos Batentes

Aqui é a finalização, alguns alto falantes já tem batentes de plástico ou papel prensado e dispensam estes que são de espuma, sua colagem é simples:



Passe a cola no cone e nos batentes:

   

Antes de colá-los veja aonde está a furação da carcaça e tente segui-la, mas só é possível quando há quatro furos, se houver seis terá que cortar o batente para seis furos.

Aperte vem para fixar e tirar o ar que por ventura tenha ficado, aqui o final do serviço:



Epílogo

Aqui vemos o antes e o depois:

   

Espero que tenha gostado deste e lhe seja útil.

A recuperação em si não é difícil e ao meu ver bem rentável, este alto falante se não me engano teve um custo total de peças de R$ 5,00 e seu preço caso fosse um serviço de reparo ficaria em R$ 20,00 e na venda uns R$ 40,00 estes valores estão para baixo e dependendo da região poderão ser mais caros.

Boa sorte e bons lucros!

Luiz Cláudio


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Revisto e atualizado em 07/10/2007 21:41


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