Semp-Toshiba TV2091 KVA-U15

Iniciado por Gehy Prado de Morais, 14 Novembro 2009, 09:20

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Gehy Prado de Morais

Oi pessoal estou com uma semp toshiba TV2091 KAV-U15 ela desliga sozinha e volta a funcionar imediatamente, quando isso acontece a tensão no emissor (Q430) cai para 1.3v,mas na base continua normal, troquei o mesmo funcionou uns 2 dias agora voltou o problema, esse transistor esquenta que não consigo toca-lo, esse transistor alimenta o oscilador H. Muito obrigado!

bitonalta

colega taves vc esta colocando tr tabajara ou pode ser o C431 ou micro consumindo muinto desliga o Pino17 verifica Q acontece fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
  • Localização desse usuário é: goiania/go
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 34 anos.

Gehy Prado de Morais

Oi amigo, eu peguei a orientação de outro colega para um defeito bem semelhante,ele sugeriu a troca dos diodos D448 e D449, as tensões melhorou e o transistor estar esquentando menos, mas ainda esquenta. É normal ele esquentar? O transistor não é tabajara.

Almeidaf

se no emissor dele esta com 9v , é normal ele esquentar! e bem!
se voce perceber tem uns 4 que tambem esquentam!
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

Gehy Prado de Morais

No emissor tá com 9.6v, antes de trocar os (diodos D448 e D449) esquentava bem mais, parece q resolveu, tá em teste.

f@bio$$$

Para o Q430 trabalhar com folga de temperatura. Me passa o valor da tensão de coletor de Q430 e a tensão sobre a R432. que te mando o valor novo de R430, oK?
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.

Jarbas Santos

  veja essas dicas e nos retorne,são equivalentes para esse chassi!
  O +B 113V retificado em D 883 ao mesmo tempo que alimenta a saída horizontal, leva uma referência via R 830 ao pino 1 do micro onde será monitorado a sobre tensão ( proteção). Esta mesma linha recebe uma amostra do pino 9 do Fly Back, que neste caso se for sentido a presença de +B alto ou algo na deflexão Horizontal em excesso o pino 1 acionará o pino 60 e jogará a fonte para stby em forma de proteção e cortando os 9V do Hvcc partida do oscilador. Sempre que o pino 60 estiver acima de 1 v a fonte vai para stby, seja ao desligar via controle remoto ou por proteção vindo do pino 1, em boas condições este pino trabalha entre 1,4 a 1,7v. Em funcionamento correto o pino 60 fará a condução ou corte do Q 432 que liberará os 9V Hvcc partida do oscilador horizontal, Q405 9V para demais etapa e Q 880 foto acoplador. Fique esperto com R 830, R831, RA16 e CA20 se um deles alterar poderá enganar a proteção com um nível de tensão maior ou menor no pino 1 do micro.+B 21 V em D 887 será estabilizado pelo Q 430 em 9v, este transistor é aquele famoso que aquece quando diodo D 448 abre, vamos falar dele mais a frente. Também será regulado os 5V através do Q 840 que no U 14 R usa um transistor KTC 3209 ( aquele que foi para academia e ficou magrinho) que entra em curto e manda os 21 volts para frente e faz um grande estrago, volto ao assunto depois.+B 15V em D 885 já é bastante conhecido por dar a maior surra no técnico que deixa a fonte sem funcionar quando o IC saída de áudio abre o bico. Se analisarmos o pino 13 do trafo da fonte é o GND da saída de áudio chamado aqui de S. GND. Se a saída de áudio interrompe esta linha o pino 13 do trafo fica sem ligação e não gera o +B 15V pelo pino 12 e conseqüente deixando sem alimentar o pino 1 do foto acoplador, Q 405, Q 422 Q 423, portanto temos um aparelho morto.Notem que para fonte funcionar teremos que ter 0V nas bases do Q 432 e Q 880 este ultimo acionará o foto acoplador Q 862 que vai comandar o pino 6 do Q 801 ( STR ) Neste chassi quando vai para STBY a fonte ficará em torno de 80 v. Tomando as devidas precauções, como a retirada do transistor de saída H e desligar o pino 60 do micro podemos com segurança aplicar um curto a massa na base de qualquer um dos dois transistores Q 432 e Q 880 que saberemos se a fonte estão o.k. ou não. Para terminar este capitulo, quando em rede de 220 a fonte fica em stby e 127 é normal alterar C 887 100/16 para 100/25V e R 840 de 3k6 para 2k2.
Espero ter ajudado.

Jarbas Santos
  • Localização desse usuário é: Santana do Seridó - RN
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
Membro Colaborador   "Eu sou o caminho a verdade e a vida, niguem,vem ao pai, sinão por mim." S. João 14:6

Gehy Prado de Morais

Oi fabio, a tensão no coletor do Q430 20.7v e sobre o resistor R432 10.6v, não encontrei resistor com o código R430 neste chassis.

f@bio$$$

Perdão amigo falei de R432.

De acordo com meu esquema a R432 é de 27 ohms. Qual é o valor da R432 no seu tv?

Tô achando altos esses valores, pois a fonte está fornecendo 31,3V é isso mesmo, ou tô errado? Meça na entrada da R432, lado oposto ao que vai no coletor de Q430.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.

Gehy Prado de Morais

Oi fabio, o esquema desse TV U-15 é diferente dos que encontrei p/ baixar mesmo sendo todos U-15. Nos pinos 15 e 14 do trafo da fonte é gerada uma tenção de 20.7V que é retificada pelo D887 e filtrada por C887 e vai direto para o coletor do Q430, o R432 1K polariza a base do mesmo, o interesante é que o C887 é de (100/16v), será que algum curioso mecheu ai? ou é de fabrica e a tenção tá alterada, mas se assim fosse o +B 114V deveria estar alto, mas tá normal, o desenho do C887 na PCI é de um capacitor maior.

Gehy Prado de Morais

Notem que este TVC não está acionando a proteção quando ele desliga, a tensão da base continua normal, em caso de acionar a proteção o micro satura o Q432 que aterra a base do Q430, mas não é o caso, eu acho que o Q430 por esquentar de mais corta internamente ou aumenta a resistencia entre coletor e emissor, será isso mesmo senhores da eletrônica?

Gehy Prado de Morais

Amigos, como postar como resolvido?

Trudes

#12
Olhe sempre embaixo do tópico, um pouco antes do espaço para responder, está escrito em verde "TÓPICO RESOLVIDO", é só clicar ali.
Vou deixar essa pra vc fazer.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

Similar topics (5)