TV c/Vídeo cassete Philips 14 PV461/781 relacionado ao vertical

Iniciado por Percí, 02 Set 2010, 18:45

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Percí

Aparelho: TV c/Vídeo cassete
Marca:    Philips
Modelo:   14 PV461/781
Defeito:   relacionado ao vertical

Estava com o flyback já furado por vazamento de alta, agora ao ligar oscila por um instante e protege, ao insistir por algumas vêzes o filamento aquece e é possível vêr a tela azul com linhas de retraço no topo, troquei o capacitor de pump-up C2513, como não resolveu troquei o CI 7510, encontrei o Q 7550 em curto e ficou na mesma trocando, resolvi então monitorar as tensões nos pinos do CI 7510 e constatei que o circuito de guarda está mesmo sendo acionado porque sobe para 6V a tensão no pino7 acionando a proteção de falha no vertical, troquei os outros capacitores e medi todos os resistores levantando seus terminais, não sei mais o que fazer, preciso de ajuda, Percí.


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Paulo52®

  • Localização desse usuário é: Campo Grande MS
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 13 anos.
Você que ainda não aprendeu a postar corretamente e com fotos
Clique Aqui





UMA  LINGUA  AFIADA  PODE  CORTAR  A  PROPRIA GARGANTA .

Percí

Sim Paulo ele é o 7510 e como ficou igual creio que o original também está bom.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

Revi todos os componentes do circuito e é incrível que pareça estar tudo certo, retirei o Q7550 do circuito para forçar o funcionamento e fora as evidentes linhas de retraço no topo da imagem de resto tudo ficou normal até mesmo o aquecimento do CI vertical, eu mesmo não acredito mas acho que posso ter adquirido um CI novo já com defeito e penso em trocar novamente mas gostaria de ouvir algum palpite se alguém tiver, Percí.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Paulo52®

Perci ,  confere  ou  troca  os  capacitores  das  fontes  baixas (reguladores  )  e  tb  da  linha  dos  180v ,  confere  as  voltagens  nestas  linhas .
  • Localização desse usuário é: Campo Grande MS
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 13 anos.
Você que ainda não aprendeu a postar corretamente e com fotos
Clique Aqui





UMA  LINGUA  AFIADA  PODE  CORTAR  A  PROPRIA GARGANTA .

marcosbr

 Se tem esquema, use o teste digital nos resistores. (principalmente nos fusistores)
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Claudio Carvalho

Perci.

Se vazou alta, faça uma verificação na deflectora!

Cláudio

Percí

Revi novamente todo o circuito vertical com o teste digital e dessa vez encontrei o trim-pot 3523 que deveria ser de 100 ohms com 115, troquei e ficou na mesma, pelo esquema vejo que o +B no coletor do saída horizontal deve ser de 106V. mas em stand-by o valor é maior, pendurando o teste no pino 2 do fly e ligando percebi que a tensão caía para 100V. resolvi dar um ajuste no pot de Vbat e ao atingir 106V. no instante que funciona reparei que as linhas de retraço desapareceram mas a proteção continua sendo acionada, já experimentei ligar uma defletora bôa e dá na mesma, falta ainda fazer o que disse o Paulo52, chego a pensar que o problema até não seja no vertical mas então porque o pino 7 do CI gera a tensão do desarme?
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

marcosbr

  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Percí

Sim, foi a primeira coisa que me veio à cabeça logo no início.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

marcosbr

 Deixe o +B no valor normal. Tolerância de 5%. (sem acionar proteção)
Curto circuite os fusitores da alimentação vertical.
Aqueles de 2r7/4r7/3r3, etc... Faça isto um a um, com o aparelho ligado. Olhando para os retraços.
Qualquer duvida retorne.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Percí

Tem defeito que tira qualquer um do sério, fiz os jumpers em cima dos resistores de baixo valor e as linhas então tomam a tela toda, só o 3559 e 3525 são de baixa resistência dentro do circuito e como estão em paralelo deram o mesmo resultado, uma coisa estranha que ocorre é que mesmo com o Q7550 fora do circuito o aparelho desliga as vezes, para referência de ajuste das tensões da fonte estou considerando a saída do pino 13 do chopper, 14H é igual a 14V? A verdade é que mesmo no ajuste mínimo a tensão é de 15.8V e a tensão fica visivelmente baixa no aparelho, no normal fica em 17,2V, as outras tensões também não batem em relação ao esquema, pelo manual de serviço o ítem proteções no que se refere ao circuito vertical diz que ela é acionada em duas situações, bobina em curto ou aberta ou tensão no pino 8 menor que um volt, no pino 8 tem 21V, aqui deve ter problema já que o esquema informa 11V mas o R3513 está bom ( será que diminuindo o valor desse resistor não se resolve os retraços?)Os capacitores e as tensões nas saídas dos reguladores estão normais, a linha dos 180V(RGB) está com 174V.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

Curto circuitando os R3538 e 3531 percebo pequena variação no tamanho do quadro devido ao pequeno aumento no valor da tensão, mas as linhas não mudam em nada, a tensão de alimentação do CI 7510 está em exatos 28V.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

marcosbr

 Percí.
Ajuste esta fonte e esqueça. Esta é a única ajustável.
Qual o resistor que aumentou os retraços?
Qual é este CI? (meu esquema esta apagado)
Para você não perder tempo, trocando todos nem testando...
Coloque a placa de lado, de maneira que por baixo dela, possa "espetar" capacitores.
Sumiu o retraço... Aí você troca. Basta trabalhar com atenção e cuidado.
Desconfie também deste CI.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Percí

O CI 7510 é o amplificador vertical, os resistores que fizeram aumentar os retraços foram o 3559 e 3525, ambos. Tem alguma coisa muito esquisita nesse valor de ajuste da fonte 82,7V aí tem 117V. e não baixa para menos de 109V, exatamente nesse ponto indicado no esquema.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

marcosbr

 7510 da para ver, Mas não tenho numeração dele. TDA...????
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Trudes

Vou dar um pitaco.
Perci, este televisor usa uma bateria de backup, na PCI que está embaixo da mecânica do vídeo. Ela vaza e rompe algumas trilhas, ou as vezes o ácido faz com que elas conduzam entre si. Dão os mais variados defeitos. Desmonte, limpe e verifique por cima e por baixo do circuito.
Obs: isso é somente um procedimento que realizo. Não tem nada a haver com vertical ou fonte. Mas pode ter a haver com o "ligar" ou "não ligar" o televisor. Portanto, se tiver certeza de que está tudo OK nesses circuitos, não custa tentar.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

Percí

TDA3653C, vou fazer o que disse o Trudes, afinal é verdade que nem desmontei o restante do aparelho já que o vídeo cassete está funcionando perfeitamente( fora os retraços é claro), os capacitores da alimentação do circuito vertical e do próprio circuito eu já troquei todos, só não estou conseguindo entender o que está gerando as linhas, descoberto isso acho que está resolvido.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Similar topics (5)