cliente mal intencionado By: sato Date: 17 Junho 2009, 08:38
Galera, mto prazer a todos, sou novo aqui e não sei se postei no local correto.Estou aqui pra pedir uma ajuda em relação a um cliente mto mal intencionado.
Recentemente, no inicio de maio, um cliente meio a minha loja com um play 2 reclamando que o jogo nao rodava.Fiz um orcamento de 30 reais para limpeza e manutencao da unidade optica e o cliente aprovou.Após 3 dias o mesmo retornou para a retirada do aparelho. Comno sempre faço, testei o aparelho na frente dele e tava tudo ok.Ocorre que, passado 8 dias, o cliente retorna á oficina, nervoso, dizendo que o aparelho continuava com o mesmo defeito, e que ele ja havia levado em outra oficina.Nessa oficina foi dito a ele que o aparelho estava com o leitor queimado,que não há outro leitor pra repor, visto que é modelo antigo(grande) faltava parafusos dentro, que estava todo quebrado e com a tampa colada.Qdo vi o aparelho com meu lacre de garantia rompido, me recusei a vê-lo novamente , aleguei que outra pessoa havia mexido nele, durante a vigencia de minha garantia e que não seria mais responsavel.Disse a ele que deveria ter trazido a mim e não em outra pessoa.Alegou que tinha voltado, mas que eu estava fechado,e como estava com pressa levou em outro lugar.Mas o estranho é que todas essas alegaçoes só podiam ser mentirosas, pois eu não colei o aparelho, não deixei faltando parafuso e mto
menos o leitor estava queimado.
Acontece que ele me disse que eu era o responsavel, que eu estraguei o aparelho dele e que queria um novo.A única coisa que eu pude fazer foi rir na cara dele.Imagina eu dar um aparelho pra ele???Vai saber o que fizeram no aparelho e eu sou responsavel?
Só que ele foi no pequenas causas, e recebi uma intimação , isso em 15 dias(mto rapido).Na intimação consta a versão dele, dizendo que comprou o aparelho na minha oficina usado, que eu não emiti nota fiscal, me recusei a dar garantia, e que disse a ele palavras de baixo calaõ!!!!Ele exige o valor de $450 reais pelo aparelho, mais uma indenização de $1500,00 por danos morais, perfazendo um total de $1920,00.
Eu fiquei pasmo com a atitude dele, com essas mentiras.
Na intimacão diz que tratando-se de relação de consumo,o réu fica diante da possibilidade da inversão do ônus de prova, prevista no artigo 6, vlll da lei 8.078/90.Quer dizer, eu que tenho que provar que ele ta falando mentira. agora, o que posso fazer?
pelo q andei lendo a lei do cdc , defende o consumidor,facilita pra ele, mas que direitos eu tenho nessa mentira toda?como devo agir??
Alguem ja passou por isso?Toda a ajuda sera benvinda.
desde ja agradeço.
Re: cliente mal intencionado By: Claudio Carvalho Date: 17 Junho 2009, 17:54
Caro Sato.
O seu caso é mesmo incrível, mas não impossível!
Veja, onde esta o aparelho? com o " pseudo cliente " ? Se sim, ele terá de mostar o lacre violado!
Na sua argumentação junto as pequenas causas, tente mostrar a insanidade do cliente ( se os advogados permitirem ), pois uma vez que você fez o conserto e se deu o suposto defeito que ele alega, ele mais do que ninguém, deveria manter o aparelho em sua custódia e não levar a outra suposta oficina!
Olhe, nem sempre quem pede socorro as pequenas causas, saem vencedores, pois a mentira tem pernas curtas!
O ônus da prova, também se aplica a ele, não só a você!
Não sei em qual cidade esta, mas aqui a banda não toca sempre para o cliente não, OK!
Espero que a verdade prevaleça no seu caso!
Boa sorte!
Cláudio
Re: cliente mal intencionado By: marcosbr Date: 17 Junho 2009, 18:13
Amigo... Não deixe de comparecer a audiência. A 1º é de conciliação.
Não discuta, converse com o conciliador, diga que apezar das mentiras, você se propõem a consertar o aparelho.
Estando o mesmo em período de garantia, apesar de não ter obrigação, convença o conciliador que sua intenção é solucionar o problema.
Enquanto isso, vai procurando um igual usado. Ele vai destruir o dele para por a culpa em você.
Leve em conta que um prejuízo pequeno é bobagem. "O que o diabo tira, Deus lhe dará em dobro"
Aprenda também o que está na Bíblia: "Converse com seu inimigo, faça um acordo, antes que ele lhe leve ao tribunal. Ali haverá choro e ranger de dentes"
Espero que considere a ajuda.
Um abraço.
Re: cliente mal intencionado By: B@ddo Date: 17 Junho 2009, 21:40
Mas que coisa! Lidar com gente não é brincadeira... O jeito, colega, é consultar um advogado, eu sei que ele vai querer faturar em cima, normal, mas vc deve conhecer alguem que tenha amizade com algum, mesmo que esteja à grande distancia. Existem advogados que não cobram consulta. Estou torcendo para o seu sucesso, pode crer. Se não for possível, dê um pulinho na Defensoria Pública, lá poderá obter uma orientação.
Re: cliente mal intencionado By: carlosverdao Date: 18 Junho 2009, 00:34
bom esta explanaçao foi de um membro, o( Marcelo Algusto )a um caso similar que ocorreu comigo, talvez algo lhe sirva
Caro colega, pelo que percebi vc ficou com pena deste senhor e lhe ajudou, porém ele cheio de ma intensão ainda queria garantia e fez ocorrência policial?
Saiba que se você não fez ordem de serviço indicando a data de entrada e saida, defeito reclamado e orçamento ( que no seu caso foi gratuito), devia fazer por que é a prova que vc tem da esperteza do seu cliente e te digo mais ..........se ele saiu por ai caluniando vc dentro de sua profissão, vc pode pegar uma ou duas testemunhas sobre esse fato e fazer vc uma ocorrência contra ele, está no Código Penal...........
CAPÍTULO V
DOS CRIMES CONTRA A HONRA
Calúnia
Art. 138 - Caluniar alguém, impu..ndo-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a impu..ção, a propala ou divulga.
§ 2º - É punível a calúnia contra os mortos.
Exceção da verdade
§ 3º - Admite-se a prova da verdade, salvo:
I - se, constituindo o fato impu..do crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível;
II - se o fato é impu..do a qualquer das pessoas indicadas no nº I do art. 141;
III - se do crime impu..do, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.
.............dai vc processa ele por calúnia e com certeza ele vai ser condenado, preso ele não vai pq temos a lei 9.099/95 que trata dos crimes de menor potencial ofensivo. No mínimo o Juiz vai dar a ele uma pena alternativa, ou seja, pintar o muto de uma escola, prestar serviço comunitário e por ai vai..........
E a partir dai se essa pessoa tiver um pouquinho de bom senso vai pensar 1000 vezes antes de querer bancar o esperto com as pessoas e vc vai fazer valer o seu direito de cidadão.
Eu te digo isso pq em 15 anos de oficina já apareceram de todos os tipos por aqui, já houve casos em que fiquei no prejuizo em orçamentos mau dados, em acidentes que aconteceram, mas resolvi da melhor maneira para o cliente, isso pq eu sabia que eu estava errado e se ele fosse procurar os direitos eu iria ter que pagar e além do mais iria responder um processo, mas nos casos dos espertalhões nunca deixei passar em branco, pois eles aplicam aqui depois ali e assim vão, e a partir do momento que levam uma sentença do juiz ficam mais espertos...................Caro colega, desculpe o testamento, foi só pra desabafar um pouco, pq detesto esse tipo de gente....................até mais.
Re: cliente mal intencionado By: paulo52 Date: 18 Junho 2009, 07:37
Bom , so reiterando o que todos ja disseram, em ultimo caso cabe a ele provar que o aparelho esteve em sua oficina , e se le te difamar meu amigo ai o bicho pega de verdade , principalmente se vc tiver como provar (testemunhas) ,o feitiço vira contra o feiticeiro.
Gente desta laia ta cheio por ai,aconteceu um fato comigo parecido ,so que não chegou aos extremos de justiça ,consertei um dvd , cobrei R$ 60,00,uma semana depois a cliente volta dizendo que o aparelho não tava funfando e pior todo aberto , simplismente dei uma bronca na cliente por ter aberto o aparelho e devolvi o dinheiro ,ate hoje não a vi mais e nem quero , pois cliente deste tipo não me faz falta .
Boa sorte meu amigo e não desanime .
Re: cliente mal intencionado By: marcosbr Date: 18 Junho 2009, 09:38
Bom dia a todos.
Ainda acho, como o Paulo falou. Devolveu o dinheiro e teve um conversa pessoal.
Levo em consideração que não conhecemos a situação do Saulo.
Conheço um caso em que um amigo se ferrou, a oficina não era legalizada e ele não tem registro.
Resumindo, crime fiscal e exercício ilegal da profissão.
Re: cliente mal intencionado By: B@ddo Date: 18 Junho 2009, 10:06
Endossando o que o colega acima disse: certos casos é melhor devolver o aparato e o dinheiro, não esquecendo de redigir um texto bem explicado e com a assinatura do meliante, digo, cliente, não esquecendo da data e horário.
Estou pensando em tirar uma foto do cliente ao lado da caixa de encrencas, quando estiver sendo entregue (foto da frente, do alto e principalmente do fundo do aparato), com data, imprimir e fazer o janota assinar. Aí quero ver quem vai bancar o espertinho...