Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: edsontadeu Date: 23 Out 2009, 22:37
O transístor
Durante a década de 1940 e início da de 1950, a maior parte da indústria continuou trabalhando no aperfeiçoamento das válvulas, obtendo modelos menores e mais confiáveis. Porém, vários pesquisadores, começaram a procurar alternativas menos problemáticas.
Várias dessas pesquisas tinham como objetivo o estudo de novos materiais, tanto condutores quanto isolantes. Os pesquisadores começaram então a descobrir que alguns materiais não se enquadravam nem em um grupo nem em outro, pois, de acordo com a circunstância, podiam atuar tanto como isolantes quanto como condutores, formando uma espécie de grupo intermediário que foi logo apelidado de grupo dos semicondutores.
Haviam encontrado a chave para desenvolver o transístor. O primeiro protótipo surgiu em 16 de dezembro de 1947 (veja a foto a seguir), consistindo em um pequeno bloco de germânio (que na época era junto com o silício o semicondutor mais pesquisado) e três filamentos de ouro. Um filamento era o pólo positivo, o outro, o pólo negativo, enquanto o terceiro tinha a função de controle.
Tendo apenas uma carga elétrica no pólo positivo, nada acontecia: o germânio atuava como um isolante, bloqueando a corrente. Porém, quando uma certa tensão elétrica era aplicada usando o filamento de controle, um fenômeno acontecia e a carga elétrica passava a fluir para o pólo negativo. Haviam criado um dispositivo que substituía a válvula, que não possuía partes móveis, gastava uma fração da eletricidade e, ao mesmo tempo, era muito mais rápido.
O primeiro transístorO primeiro transístor era muito grande, mas não demorou muito para que esse modelo inicial fosse aperfeiçoado. Durante a década de 1950, o transístor foi aperfeiçoado e passou a gradualmente dominar a indústria, substituindo rapidamente as problemáticas válvulas. Os modelos foram diminuindo de tamanho, caindo de preço e tornando-se mais rápidos. Alguns transístores da época podiam operar a até 100 MHz. Claro que essa era a freqüência que podia ser alcançada por um transístor sozinho, nos computadores da época, a freqüência de operação era muito menor, já que em cada ciclo de processamento o sinal precisa passar por vários transístores.
Mas, o grande salto foi a substituição do germânio pelo silício. Isso permitiu miniaturizar ainda mais os transístores e baixar seu custo de produção. Os primeiros transístores de junção comerciais (já similares aos atuais) foram produzidos a partir de 1960 pela Crystalonics, decretando o final da era das válvulas.
A idéia central no uso do silício para construir transístores é que, adicionando certas substâncias em pequenas quantidades, é possível alterar as propriedades elétricas do silício. As primeiras experiências usavam fósforo e boro, que transformavam o silício em condutor por cargas negativas ou em condutor por cargas positivas, dependendo de qual dos dois materiais fosse usado. Essas substâncias adicionadas ao silício são chamadas de impurezas, e o silício "contaminado" por elas é chamado de silício dopado.
O funcionamento de um transístor é bastante simples, quase elementar. É como naquele velho ditado "as melhores invenções são as mais simples". As válvulas eram muito mais complexas que os transístores e, mesmo assim, foram rapidamente substituídas por eles.
Um transístor é composto basicamente por três filamentos, chamados de base, emissor e coletor. O emissor é o pólo positivo, o coletor, o pólo negativo, enquanto a base é quem controla o estado do transístor, que como vimos, pode estar ligado ou desligado. Veja como esses três componentes são agrupados num transístor moderno:
transístorQuando o transístor está desligado, não existe carga elétrica na base, por isso, não existe corrente elétrica entre o emissor e o coletor. Quando é aplicada uma certa tensão na base, o circuito é fechado e é estabelecida a corrente entre o emissor e o receptor.
Cada transístor funciona como uma espécie de interruptor, que pode estar ligado ou desligado, como uma torneira que pode estar aberta ou fechada, ou mesmo como uma válvula. A diferença é que o transístor não tem partes móveis como uma torneira e é muito menor, mais barato, mais durável e muito mais rápido que uma válvula.
A mudança de estado de um transístor é feita através de uma corrente elétrica. Cada mudança de estado pode então comandar a mudança de estado de vários outros transístores ligados ao primeiro, permitindo o processamento de dados. Num transístor essa mudança de estado pode ser feita bilhões de vezes por segundo, porém, a cada mudança de estado é consumida uma certa quantidade de eletricidade, que é transformada em calor. É por isso que quanto mais rápidos tornam-se os processadores, mais eles se aquecem e mais energia consomem.
Um 386, por exemplo, consumia pouco mais de 1 watt de energia e podia funcionar sem nenhum tipo de resfriamento. Um 486DX-4 100 consumia cerca de 5 watts e precisava de um cooler simples, enquanto um Athlon X2 chega a consumir 89 watts de energia (no X2 5600+) e precisa de no mínimo um bom cooler para funcionar bem. Em compensação, a versão mais rápida do 386 operava a apenas 40 MHz, enquanto os processadores atuais já superaram a barreira dos 3.0 GHz.
O grande salto veio quando descobriu-se que era possível construir vários transístores sobre o mesmo wafer de silício. Isso permitiu diminuir de forma gritante o custo e tamanho dos computadores. Entramos então na era do microchip.
O primeiro microchip comercial foi lançado pela Intel em 1971 e chamava-se 4004. Como o nome sugere, ele era um processador que manipulava palavras de apenas 4 bits (embora já trabalhasse com instruções de 8 bits). Ele era composto por pouco mais de 2000 transístores e operava a apenas 740 kHz. Embora fosse muito limitado, ele foi muito usado em calculadoras, área em que representou uma pequena revolução. Mais do que isso, o sucesso do 4004 mostrou a outras empresas que os microchips eram viáveis, criando uma verdadeira corrida evolucionária, em busca de processadores mais rápidos e avançados.
Intel 4004Em 1972 surgiu o Intel 8008, o primeiro processador de 8 bits e, em 1974, foi lançado o Intel 8080, antecessor do 8088, que foi o processador usado nos primeiros PCs. Em 1977 a AMD passou a vender um clone do 8080, inaugurando a disputa Intel x AMD, que continua até os dias de hoje.
O 8080 da AMDUma observação é que o termo original, em inglês é "transistor", sem o acento. O problema é que em português pronunciamos "transístor" e não "transistor", por isso é comum que ao escrever em português o termo seja "aportuguesado" e escrito com o acento. O mesmo acontece com a palavra "micron", que é muitas vezes escrita com acento (mícron), indicando a pronúncia mais usada. Nestes casos você fica livre para escrever da forma que preferir.
[/list]
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: marcosbr Date: 23 Out 2009, 22:44
Pensei, pensei, pensei...
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: antesateletronica@terra.c Date: 23 Out 2009, 22:56
As primeiras experiências usavam fósforo e boro, que transformavam o silício em condutor por cargas negativas ou em condutor por cargas positivas, dependendo de qual dos dois materiais fosse usado. Essas substâncias adicionadas ao silício são chamadas de impurezas, e o silício "contaminado" por elas é chamado de silício dopado.
cargas negativas ou em condutor por cargas positivas,
resumindo????? pnp e npn de silicio...... :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
mas deu pra entender ok? abraços
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: marcosbr Date: 23 Out 2009, 23:03
Dopado é tu pinóquio. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: carlosverdao Date: 23 Out 2009, 23:04
Vamos por parte uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa entendeu amigo??, pra muitos ainda o PC é uma novidade , muitos técnicos da antiga , só agora estão tendo acesso ao PC , mal sabe manusear um mouse, nem tão pouco, usar corretamente todos recursos do PC e isso não quer dizer que não tenha a capacidade pra reparar seus aparelho, e na maioria das vezes u são um único "dedo" , pra catar as letrinhas do teclado , não os condeno é lamentável que não tiveram as mesma oportunidade que nos , mais não é o fim do mundo , ainda há tempo pois nunca é tarde pra aprender, o que não devemos aceitar é que pessoas que se julgam intelectual , venha dar uma de professor, expondo um membro da que ao ridículo por um mero erro de português , desde quando o foco da questão é a dica técnica , e em nenhum lugar das regras do fórum eu vi escrito que se escrevesse, como mestre da academia de letra ente deu? agora PC, a lam house tem muitos aqui custa 50 centavos meia hora, ou vc acha que todos aqui teclam de seu pro pio PC?? [/]Alem de ser antiético corrigir pessoas em publico, esta não é a finalidade do Tectony , quem quiser e souber responda a um pedido de ajuda de um membro , focando apenas da explanação técnica relativa a área de eletrônica , deixe os erros de português pro professor Pasquali . Quem de nos aqui beira plenitude da perfeição? Quando morre todo mundo é = deitado na horizontal onde tudo termina com terra por cima..... o resto e conversa pra boi dormir , o que voga pra min é entender o que o cara quis min passar , e se eu puder ajudar ajudarei com prazer, e minha satisfação maior é de saber que resolveu e esta com din din no bolso . e que gerou mais um resolvido pro fórum . do mais, o emotion do Ronan ta de bom tamanho pra muita gente.Tenha uma boa noite !
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: antesateletronica@terra.c Date: 23 Out 2009, 23:18
é..acho que me doparam aqui
:-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: marcosbr Date: 23 Out 2009, 23:24
Procura-se, não é o Almeida. kkkkkkkkkkkkkkkk
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: aletronic Date: 23 Out 2009, 23:29
:-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: antesateletronica@terra.c Date: 23 Out 2009, 23:37
:-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X e lasquera soooo me doparam e nem sei com oque ...se foi com liquido ou com silicio.......
só se foi com epóx na pizza. :-X :-X :-X :-X :-X :-X ..
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: marcosbr Date: 23 Out 2009, 23:43
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: paulo52 Date: 24 Out 2009, 07:57
Sei não mas tem alguem ai bebendo de mais , para com isso .
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: klein Date: 24 Out 2009, 08:59
gostei da aula sobre transistores dada pelo Edsontadeu, sei que tem muita gente aqui que não sabia, como era feito um transistor, e quem sabia, certamente conhecia os transistores de germanio?
Gostei tambem das brincadeiras ilustradas do marcos sobre o nosso presidente ou o nosso figura?
Vamos cuidar para não perder o foco da nossa brincadeira , que tambem é cultura.
Pois o nosso corpo carnal é pó e ao pó voltaremos, pois de nós só se aproveita o espirito e a alma
um abraço
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: RONAN Date: 24 Out 2009, 09:53
Aula de transistores dada pelo Edson tadeu? :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
Cagou fora do penico em Edson....... :-X ...sem extresse ok,..todo mundo curtiu e eu não podia ficar de fora ........
agora tá 1 x 1...... :-X
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: aletronic Date: 24 Out 2009, 10:19
A brincadeira ta boa (sexta feira animada :-X ), mas vamos estabelecer regras: colar do google ou qualquer outro da net não vale , tem que ser autentico! Se não perde ponto!ok.
Valeu gordão!!! :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: RONAN Date: 24 Out 2009, 10:51
:-X Xiiiii,.....Aletronic,...........vc tá querendo dizer que o Tadeu tentou se redimir copiando um texto que fala de transistores na net.......... :-X :-X :-X :-* .....é Tadeu .... R 2 X 1 T :-X
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: klein Date: 24 Out 2009, 10:57
amigo Ronan
eu só quiz abafar o assunto, e não por mais lenha na fogueira,
por isso puxei o Marcos para o assunto do presidente
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: RONAN Date: 24 Out 2009, 12:59
Tranquilo Klein,........que isso,......o Edson é um dos nossos....agente sabe que ele é um cara estourado ,..mas ele também sabe que isso aqui é só pilha,........se dé mole a galera cai em cima.........só isso......... :-X
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: marcosbr Date: 24 Out 2009, 13:04
NÃO BOTA PILHA. KKKKKKKKKKKKKK
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: RONAN Date: 24 Out 2009, 13:39
.
Re: ESTA É PARA QUEM GOSTA DE COBRAR PORTUGUES DOS OUTROS By: RONAN Date: 24 Out 2009, 13:57
.