Conheça formatos de arquivos de vídeo By: tectonny Date: 07 Ago 2008, 09:21
Existem diversos formatos de arquivos de vídeos. Apesar de terem a mesma finalidade, que é armazenar o conteúdo que combina áudio e imagem, estas extensões têm características diferentes. Saiba o que varia entre os formatos mais populares.
AVI
O AVI (Audio Video Interleave) é um formato de arquivo que combina áudio e vídeo criado pela Microsoft na década de 90. A extensão .avi. é uma das mais populares da Internet, porque é reconhecida pela maioria das versões do sistema operacional Windows e por todos os leitores de DVD que são compatíveis com o codec DivX. Um exemplo de aplicação do AVI são os arquivos compartilhados em redes P2P. Mas, atualmente, este formato tem sido acusado de atraso tecnológico por alguns usuários, principalmente nos quesitos capacidade de compressão e interatividade.
MPEG
O MPEG também é um container digital que combina vídeo e áudio digitais codificados seguindo determinados padrões de compressão e armazenados estabelecidos pelo grupo que leva o mesmo nome: MPEG (Moving Picture Experts Group). O MPEG é o pioneiro na codificação de áudio e vídeo com cerca de dez anos de idade. Além de ser usado na Internet, também está presente em DVDs, TVs a cabo e digital (alta definição).
Outra característica do MPEG é ter possibilitado, por meio do padrão de áudio MPEG-4, a criação da extensão que combina áudio e vídeo m4a compatível com as plataformas da Apple QuickTime e iTunes. O m4a é muito usado em tocadores digitais como iPods. Os tipos de arquivo mais comuns com extensão m4a são os no formato de áudio AAC (Advanced Audio Coding), mas outros formatos como Apple Lossless e mp3 podem ser adicionados em um container m4a.
FLV
Originário do Adobe Flash Player, o formato de arquivo de vídeo FLV pode ser utilizado a partir da versão 6 do mesmo software. Geralmente, arquivos .flv contém vídeos que são uma variante do padrão de vídeo H.263 e suportam também o formato On 2 TrueMotion VP6 a partir da versão 8 do Flash Player. Já o áudio é geralmente codificado em MP3. Este formato de vídeo é comum na Internet em sites como o YouTube, Google Vídeo e MySpace.
MOV
Já o Mov é um formato multimídia que permite armazenar seqüências de vídeo pelo QuickTime. Com uma versão do QuickTime específico para Microsoft é possível assistir a vídeos no Windows. Nas novas versões, o MOV permite que se assista ao vídeo diretamente no browser, sem necessidade de download.
3GP
O 3GP é um formato mais compacto de arquivo de vídeo que permite o armazenamento em aparelhos com pouca capacidade de memória como celulares 3G. Criado pela 3GPP (Third Generation Partnership Project), o 3GP já é utilizado por fabricantes de telefones móveis como Nokia, Motorola, Samsung e LG. Sua qualidade é comparada a das fitas VHS.
Para conversão e gravação
Existem alguns programas específicos para a conversão de arquivos de vídeo. Um deles é o
Efficient WMA MP3 Converter 0.99. Já para gravar os arquivos em DVD, o ideal é convertê-los para o formato .vob. O software indicado para isso é o
CD Burner XP.
Re: Conheça formatos de arquivos de vídeo By: IMBIKA Date: 07 Ago 2008, 09:41
;D acrescentando...
DivX
O DivX é um formato que permite diminuir o espaço em disco de um vídeo sem que este tenha perda significativa de qualidade. Com isso, um vídeo de um DVD (que tem em média 4,6 GB de tamanho) pode ser compactado em DivX para caber em um CD de 650/700 MB. Esse formato também permite que a qualidade do áudio seja mantida ou permaneça em um estado satisfatório.
Basicamente, o DivX é formado por dois softwares: um é o DeCSS, usado na extração de conteúdo, que permite quebrar a encriptação que impede que arquivos em DVD sejam copiados para o computador. O outro é uma versão de um software feito pela Microsoft do MPEG-4 (codec avi), sistema padrão de compressão de vídeo embutido no Windows Media Tools. É por causa disso que os filmes em DivX podem ser encontrados com a extensão .avi (por exemplo, infowester.avi).
RMVB
RealMedia Variable Bitrate, conhecida também pelo acrônimo RMVB, é uma extensão de bitrate variável do container multimídia RealMedia, desenvolvido pela RealNetworks. Consiste do tradicional arquivo .rm (arquivo Real Media com taxa de dados constante), porém com maior tecnologia embarcada, provendo ao arquivo a capacidade de variar a taxa de dados de acordo com a complexidade das imagens em cada quadro do vídeo. Desta maneira se torna maior o valor da relação qualidade/tamanho. Assim o arquivo de vídeo terá excepcional qualidade em um tamanho bem menor que o usual. Para se ter uma idéia da capacidade deste formato, um arquivo DivX/XviD de 700MB, contendo aproximadamente 100 minutos de vídeo com qualidade próxima à do DVD, seria reduzido para um arquivo de aproximadamente 350MB. :laugh: