Novas tomadas e pinos By: Sergio Freitas Date: 14 Julho 2010, 19:28
Lendo o artigo acabei sabendo que até 10A é um tipo de tomada e acima disto é outra
http://www.grupowwmr.blogspot.com/
Re: Novas tomadas e pinos By: Claudio Carvalho Date: 15 Julho 2010, 07:47
Sérgio.
É verdade mesmo !! Para aparelhos superiores a 10 Amp. os pinos são mais grossos!
Olha, tem muita gente enchendo o bolso de dinheiro com esta " novidade " !!!
Tá lembrado do KIT Socorro dos automoveis??? Eu ainda tenho o meu e não serve para nada!
Cláudio
Re: Novas tomadas e pinos By: vini Date: 15 Julho 2010, 21:23
Esta é mais uma "originalidade" das nossas "autoridades",eu ví uma destas figurinhas falando quase uma hora numa TV Educativa sobre o a importancia do pino central dos plugues.
Eu já perdi a conta de quantos aparelhos que ví com o pino central cortado.
Re: Novas tomadas e pinos By: Almeidaf Date: 15 Julho 2010, 21:38
Alem das tomadas que indicam 10A com construção de plastico inflamáveis, ( aboliram o baquelite)que na realidade não suportam mais de 2A Pela economia de material, estão colocando uma única lâmina para contato e tambem usando arrebite para conexão interna. E são(dizem) fiscalizados pelo imetro (será!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).
Quanto esse pino central eles devem é colocar no...................... terra. E o pessoal vai continuar colocando aquele adaptador que usam em monitor e CPU. Ou como o Vini escreve, cortando o central.
Importante é mesmo o terra, quando bem feito o aterramento, mais na economia eles vão conectar tudo junto e o terra vai ser um vasinho de planta! Ha Ha Ha Ha. Imagine isso em um predio sem infra estrutura para tal. Todos os aparelhos ligados em um terra malfeito!
Re: Novas tomadas e pinos By: Marcelão Date: 15 Julho 2010, 22:17
Olá,
Quanto ao terminal terra, segundo uma portaria da ABNT, apartir de 2010, todas as tomadas a serem fabricadas, tanto macho como fêmea terão de trazer esse terceiro terminal, pois lá para 2013 ou 14, não digo ao certo, todos os equipamentos elétrico ou eletrônico serão fabricado com essa especificação, de modo que essa é uma época de transição, ou seja, "bota fora" de artigo antigo; pela referida norma, tomadas bi-polares não são mais fabricadas.