diretiva de segurança By: edson tadeu Date: 07 Set 2008, 17:45
de Segurança
A diretiva de segurança é a combinação de configurações de segurança que afetam a segurança de um computador. Para exibir e definir configurações de segurança em um computador local, você deve ter direitos administrativos no computador. A Diretiva de segurança local é uma ferramenta administrativa do Windows XP Professional que você pode usar para exibir e definir configurações de segurança. Uma diretiva de segurança local refere-se às informações de segurança em um computador local. Ela pode ser implementada em qualquer computador para conceder ou negar direitos para contas de usuário e grupos locais no computador.
Uma diretiva de segurança local permite que você controle:
- Quem acessa o computador.
- Quais recursos os usuários estão autorizados a usar o computador.
- Se as ações de um usuário ou grupo são registradas no Log de Eventos.(Log de Eventos é um serviço que registra no sistema logs de segurança e de aplicativos.)
O Windows XP Professional permite que você defina configurações de segurança nestas áreas:
Diretivas de conta: Inclui diretivas de senha, como o comprimento mínimo da senha.
Diretivas locais: Inclui diretiva de auditoria, atribuição de direitos e privilégios do usuário e várias opções de segurança.
Configurações de Log de Eventos: Usada para controlar auditoria para eventos de segurança, como tentativas de logon e logoff com falha.
Diretivas de chave pública: Usadas para configurar dados criptografados e outras diretivas de chave pública.
Diretivas de restrição de software: Usada para impedir que aplicativos não desejados, como vírus ou outro software perigoso, sejam executados.
Diretivas de segurança IP: Usadas para configurar a segurança IP da rede.
Grupos restritos: Usados para gerenciar os membros de grupos internos que têm recursos predefinidos, como Administradores, Usuários Avançados e assim por diante.
Serviços de sistema: Usados para gerenciar configurações de segurança para áreas como serviços de rede, serviços de arquivo e impressão e assim por diante.
Registro: Usado para gerenciar descritores de segurança em subchaves e entradas do Registro.
Sistema de arquivos: Usado para configurar e gerenciar configurações de segurança no sistema de arquivo local.
Para definir as Configurações locais de segurança:
1. No Painel de controle, clique em Desempenho e manutenção, clique em Ferramentas administrativas e clique duas vezes em Diretiva de segurança local.
2. Na caixa Configurações locais de segurança, execute estes procedimentos:
- Para editar a Diretiva de senha ou a Diretiva de bloqueio de conta, clique em Diretivas de conta na árvore de console.
Ou –
- Para editar uma Diretiva de auditoria, Atribuição de direitos de usuário ou Opções de segurança, clique em Diretivas locais na árvore de console.
3. No painel de detalhes, clique duas vezes na diretiva que deseja modificar.
4. Faça as alterações apropriadas e clique em OK.
5. Para alterar outras diretivas, repita as etapas 3 e 4.
Qualques dúvida entre em contato.