fumaça da solda de estanho By: f@bio$$$ Date: 28 Set 2010, 20:55
Estou abrindo esse tópico porque fiquei preocupado com o uso da solda em nossas oficinas.
Quando soldamos um componente com a solda de estanho gostamos de sentir aquele cheirinho característico dela mas será que causa algum dando a saude. Lembrando que passamos quase que 10 horas por dia numa bancada consertando aparelhos e não nos damos conta disso.
Tive 2 amigos técnicos que morreram de cancer um de pulmão e outro de garganta e eles não fumavam.
Será que a possível causa é essa fumaçinha? Gostaria que os amigos dessem um pouco de atenção para isso e se tiverem alguma informação a respeito que não deixem de postar pois é de interesse de todos. Agradeço a participação de todos.
Re: fumaça da solda de estanho By: trudes Date: 28 Set 2010, 21:51
Olha Fabio, parece brincadeira o que vou postar.
Mas o único comentário que já escutei sobre essa fumacinha, é que ela deixa o cara brocha hehehe...
Eu ainda estou firmão, e venho cheirando ela a mais de 25 anos.
Mas sei que o assunto é sério, vamos ver se alguém tem mais informações.
Re: fumaça da solda de estanho By: Almeidaf Date: 28 Set 2010, 22:24
Essa fumacinha até que faz bem, mal , depende do que o cara cheirou antes, e depois por a culpa na solda! Sei que sinto o cheiro," não cheiro" a 41 anos e até agora não senti nenhum efeito de nada, inclusive esse que o Trudes escreve. Soube através de um médico antigo trabalhava no sanatorio (onde fica cheio de santos)que o cara que fica muito tempo perto do Rx da tv fica sim brocha, e pela incidencia do RX, acaba por queimar a rosca. Por isso que sempre uso espelho, assim desvia os feiches eletronicos!
Re: fumaça da solda de estanho By: RONAN Date: 28 Set 2010, 23:20
[font='comic sans ms']
Gostamos de sentir esse cheiro?[/font]
[font='comic sans ms']
........Bom, eu não, me tira dessa,...............mas voltando ao assunto, eu digo que o Tinner é muito pior do que a solda,..........o cheiro é forte (causa dor de cabeça) e faz um estrago na pele,.......................e se cair sobre um aparelho,............hum[/font] :-X
Re: fumaça da solda de estanho By: Claudio Carvalho Date: 29 Set 2010, 07:00
Pessoal.
Eu até acredito que as soldas de hoje são light! Quem é das antigas, sabe da pasta de soldar que dava liga para melhorar as bases soldadas, que fazia uma chaminé daquelas e o cheiro então...
As de hoje são molinho,molinho...
Cláudio
Re: fumaça da solda de estanho By: lm-perez Date: 29 Set 2010, 08:07
Conheço um ex-técnico que afirma que,sua visão foi efetada pela fumacinha e outro que afirma que a sua visão está sendo afetada também...esse ultimo já tem 30 anos de bancada! efeito do chumbo !
http://www.scielo.br/pdf/rpsp/v15n2/20821.pdf Por que será então que vende exautor para bancada?
http://www.snetcommerce10.com.br/ecommerce_site/produto_131807_2762_Exaustor-Fumaca-Bancada-ESD--110V De uma olhada na descrição !
Re: fumaça da solda de estanho By: Canmeira Date: 29 Set 2010, 09:09
Sobre ser cancerígeno também não ouvi nada a respeito.Entretanto a benzina ficou informado sobre o perigo e deixei de usar. É CANCERÍGENO. Desde o início tenho um cooler sobre a bancada próximo ao suporte do ferro de solda onde fica a lata de pasta.Seguro morreu de velho... :D :D :D
Re: fumaça da solda de estanho By: marcosbr Date: 29 Set 2010, 09:36
Concordo que bem não faz... Acho que ninguém deve respirar,mas para quem mora em São Paulo, isto é "fumacinha".
Perez.
Este cara com 30 anos de bancada, o efeito é da idade. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Re: fumaça da solda de estanho By: vini Date: 29 Set 2010, 11:50
Eu trabalho desde os 14 anos eu lidei com aquelas soldas antigas que tinha liga de chumbo bem consideravel,trabalhei na industria que usava solda em quilometros, nunca ouvi falar destes problemas, o que eu sei é que o chumbo este sim é uma agente perigoso, não se deve manusear ele sem proteção nas mãos,ele vai para corrente sanguinia e contamina vários orgãos vitais, inclusive o cérebro, provoca lesões muitas vezes irreversiveis,jamais devemos manusear chumbo se tiver-mos algum ferimento ou mesmo um arranhão, a contaminação é instantanea.
Outro produto que foi proibido é o Tetracloreto de Carbono, depois de anos foi constatado que era produto tóxico.
Re: fumaça da solda de estanho By: Sergio Freitas Date: 29 Set 2010, 12:20
Só para completar....
A fumaça é do nucleo da solda (resina) e não propriamente da solda.
O que é perigoso é o chumbo que vai na composição, mas o chumbo não solta fumaça.
Como diz o Ronan o thinner sim, tanto que os pivetes vivem inalando.
Ou a benzina que hoje não é facil de comprar.
Re: fumaça da solda de estanho By: f@bio$$$ Date: 29 Set 2010, 15:34
Eu li os dois anexos que o nosso amigo Perez postou e realmente no primeiro anexo eles falam do chumbo e que ataca o sistema nervoso; No segundo anexo, a propaganda do exaustor de fumaça ele fala sobre a resina encontrada nas soldas e que são nocivas a saúde. Porém eu também nunca ouvi falar de boca de ninguém que essa fumaça da solda fazia mal, inclusive já uso solda de estanho desde que era hobbista e nunca me senti mal ou senti qualquer coisa diferente. O que acontece é que me despertei para esse assunto porque a minha mãe sempre me fala, "meu filho num fica respirando essa fumaça que faz mal" e vcs sabem que conselho de mãe não se ignora, e pensei sobre o que aconteceu com meus 2 amigos técnicos nos ultimos anos. Me preocupei porque não nos damos conta as vezes do mal que certas substâncias vão nos causando ao longo dos anos sem percebermos.
A benzina e o redutor (thinner) realmente fazem muito mal a saude, mas eu soube que a benzina retificada não é tóxica como a comum, inclusive é usada para fins hospitalares. Mas mesmo assim tenho muito cuidado com o seu uso.
Re: fumaça da solda de estanho By: aletronic Date: 29 Set 2010, 18:12
Acho que a maioria de nós que tem mais de 25 anos de bancada , se fizermos uma radiografia dos pulmões , o resultado vai ser parecido com duas garrafas de 600ml totalmente prateada devido ao chunbo e estanho ...rsrsrsrrsrsrsrsrsrsrrsrsrr
Re: fumaça da solda de estanho By: rickteck Date: 30 Set 2010, 08:23
Eu não creio que faça mal, mas como disse o Meira, é melhor prevenir, simplesmente evito inalar! ;)
Re: fumaça da solda de estanho By: f@bio$$$ Date: 08 Out 2010, 21:19
Valeu pessoal, não achei nada a respeito da resina, procurei por relatos de pessoas afetadas na web e nada. Creio que essa resina não seja tão perigosa assim como pensava pois senão já haveria alguém se pronunciando "eu fiquei mal cheirando a fumaça de estanho".
Agradeço a participação de todos, e que cada um se cuide como deve.
Re: fumaça da solda de estanho By: trudes Date: 08 Out 2010, 21:42
Aproveitando o seu tópico, só vou dar um alerta!
Temos o famoso alcool isopropílico, ou isopropanol.
Parece inofensivo, mas não é bem assim.
Portanto, tomem cuidado:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool_isoprop%C3%ADlicoE a nossa pasta térmica do dia a dia?
Essa, tem gente que gosta de "brincar" com ela, passa com o dedo, limpa na roupa, etc.
Devo alertar, que é considerada por muitos na net, como cancerígena.
Não achei nenhuma informação esclarecedora. Mas se alguém achar, poste aqui.
Re: fumaça da solda de estanho By: wander-sat Date: 08 Out 2010, 21:56
Muito bem lembrado, Trudes!
Re: fumaça da solda de estanho By: joao batiasta dos reis Date: 08 Out 2010, 22:10
:-\ amigos acredito que a fumaça faz mal sim, tem lojas vendendo exautores de bancada(
http://www.mreferramentas.com.br/index.asp?idproduto=16650 aquedito que e o mesmo quem fuma , os fumantes falam que nao tem perigo kkk e prefere corre o risco de adiquerir 1 tumor :police: ABRAÇOS :D :D
Re: fumaça da solda de estanho By: silvanoservitec Date: 09 Out 2010, 08:31
eu trabalho na bancada 11hs por dia a 29 anos... (antes disso 3 anos d efarmácia) só citei farmácia porque isos me fez preocupar e cuidar da saúde)
pois bem
a auns 3 ou 4 anos.... quas todos os anos vou no laboratprio de analizes ao lado aqui e faço monte de exames sem pedido médico..
be mandei fazer o exame pra ver contaminação pro chumbo (devo ter ele guardado)
tava preocupard era 25 ans respirando solda e manuseando ela...etc
o exame nã se faz aqui era mandado para grande centro, é o testo da chama, acho que eles queimam o sangue a chama produzxida é analizada numa espécie de analizador de esprectro que dá todos os elementos quimicos da chama e detreminada cor [é o chumbo, coisa assim
veio resultado.. deu 8 (8 parte spor milhões por aí)
e todo exame particular vem em cima o nivel medio de referencia acima dele é perigoso
ese nivel era 40..
ou sejatava em 8 x5 = 50
se eu com 25 anos estava em 8 poderia trabalkhgar mis 100 anos com solda ´pra chegar em 40 qu eaida era o aceitável..
e morei até os 11 anos em casa que tubulação era d echumbo...
então vai ver era mais da agua de casa que da ofcina
não ponho chumbo na boca, mas não me preocupo mais em trabalhar com ele normalmente.
Re: fumaça da solda de estanho By: marcosbr Date: 09 Out 2010, 18:42
João Neto.
Eu sou fumante, e sei os riscos do cigarro. (é uma
merda gostosa). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas voltando ao assunto do faz mal...
Um tempo a traz, eu aproveitei a gripe suína, e estoquei carne de porco. ( preço)
Uma mulher no mercado me falou assim: Moço e a gripe suína???
Eu simplesmente respondi pra ela: Minha senhora... O frango também esta com gripe e com febre.
A vaca esta louca, os peixes se contaminaram com o óleo, os vegetais tem agrotóxicos, a agua esta com colifórmes fecais, o ar esta poluído, e os "remédios" são falsificados!!!
Deixa eu morrer comendo meu carré? ::) ::) ::)
Moral da história: Quem tem medo de morrer, não coma e não respire. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Re: fumaça da solda de estanho By: joao batiasta dos reis Date: 09 Out 2010, 19:55
:police: e AMIGO , :-X tamos ferrado mesmo quimica em tudo kkk :-X mas tudo bem a vida e uma luta contate para sobrevivensia onde so os mais forte sobrevive , BOA SORTE P/ VOC E PARA TODOS KKKKKKKK :-X