Re: LUTO ELETRÔNICO By: marcosbr Date: 04 Out 2010, 22:12
Agradeço ao Almeida.
Quando chamo o TR de "
quase um CI" omiti esta parte importante. :police: :police:
É isto que todos tem que entender.
Tudo que se coloca na NET, não sabemos quem vai ler.
Tem um monte de gente aprendendo eletrônica. Inclusive crianças e hobystas.
Vamos pensar no exemplo a ser dado.
A intenção aqui, não é sacanear ninguém.
A discussão é: O que vamos deixar para os mais jovens? ???
Re: LUTO ELETRÔNICO By: wander-sat Date: 04 Out 2010, 22:27
Cada dia que passa gosto mais deste forum!
Apanho...
Aprendo...
Ensino...
Ajudo...
Sou ajudado...
Nota 10 para este Tópico!!!
:police:
Re: LUTO ELETRÔNICO By: Barriga Verde Date: 05 Out 2010, 12:08
Pois então... Com o intuito de ajudar no esclarecimento da questão do darlington ...
Vejam que ao se retirar o trafo driver horiz. , não se fez simplesmente , a troca do transístor de saída horiz. !!!
Houve uma mudança completa na parte do drive , inclusive se usando um darlington também para excitar o saída (Q 403 ) ...
O que nos propõe o colega , é que voltemos o saida como era usado com trafo drive horiz. , mas sem alterar a parte osciladora deste saida. !!!
Eu posso afirmar que funciona...
Só que "alguém" está sendo sobrecarregado por isso !!!
Os estágios , elaborados pelos responsáveis , saem de algum modo da forma harmoniosa , em que foram projetados para trabalharem !!
Como experiência ... Acho louvável e viável !!!
Como solução final , de um conserto definitivo ...Não!!!
B.V.
Re: LUTO ELETRÔNICO By: wander-sat Date: 05 Out 2010, 12:49
É louvável qualquer forma de
teste, só que na emergência, (na falta da peça correta) tem gente deixando essas adaptações como "solução" e ainda ensinando e aconselhando a deixar como definitivo...
ISSO NÃO PODE!
Re: LUTO ELETRÔNICO By: trudes Date: 05 Out 2010, 13:23
Pessoal, concordo com as explicações. Acho também, que ninguém aqui quis denegrir a imagem do Luiz Shiavinato com estes posts.
Luiz, a sua intenção é nobre. Você tem o meu respeito, e acredito que dos outros também, por ser um membro desse fórum, e por passar as mais diversas informações a nossa classe. Sei que está na internet para doar o que sabe, para os que mais precisam.
Eu mesmo tenho informações no meu PC, que foi você quem postou. Você se encaixa bem no espírito principal do fórum, que é ajudar. E tem feito isso com muito desprendimento, postando informações valiosas para todos.
Por favor não se sinta como motivo de xacota, pois isso não está acontecendo aqui.
Aqui no tectonny, temos a liberdade de discutir tais assuntos sem denegrir ninguém.
O que sempre primamos, é por informações precisas para que todos possam usar.
Peço desculpas se sentiu algum desconforto por um post meu.
Terá sempre o meu respeito e admiração.
Um abraço.
Re: LUTO ELETRÔNICO By: wander-sat Date: 05 Out 2010, 17:16
Citação de: Wander-sat® online 05 Out 2010, 12:49
É louvável qualquer forma de teste, só que na emergência, (na falta da peça correta) tem gente deixando essas adaptações como "solução" e ainda ensinando e aconselhando a deixar como definitivo...
ISSO NÃO PODE!
Luiz Shiavinato,
Eu não falava diretamente da sua pessoa, e sim, do Forum como um todo. OK?
Já fui o mestre das adaptações, KKKKKKKKKKKK, mas após levar alguns puxões de orelha aqui neste forum, fiquei mais técnico; E quando faço alguma adaptação, é só provisório ou para teste, e mesmo assim, guardo segredo. KKKKKKKKKKKKKKK.
Aprendi aqui no Tectonny, que modificações a serem abertas ao público, só se existir uma "Circular do Fabricante".
É uma regra do forum, e como não quero deixar de participar do mesmo............. Acatei!
Um abraço!
Re: LUTO ELETRÔNICO By: renato_berger Date: 05 Out 2010, 17:40
convenhamos que existem muitos casos que é necessário fazer adaptações.
certa ves peguei um som da lenox que o cd estava morto sem alimentaçao, e a causa era um transistor que fazia a fonte de 8 volts para o cd, nao encontrei o original entao coloquei outro transistor com as mesmas caracteriticas, funcionou uma semana e voltou queimado... diante disso eliminei o trnsistor diodo de 8V resistores e simplesmente coloquei um regulador de 8V, funcionoubem melhor que o circuito original e o aparelho nao voltou mais .
ja repeti isto varias veses em fontes de 5, e 12 volts eliminando transistores e colocando regulador inclusive em tv CCE...
estes dias peguei uma torre de microfone sem fio queimada o trafo e este tem duas fontes no segundario como nao achei outro igual pois o aparelho é importado,nao restou outra alternativa senao desmontar o trafo tirar o primario que neste caso é separado(ficando um enrolamento ao lado do outro) peguei outro trafo de um micro sistem destes importados desmontei e montei o primario dele com o segundario do trafo da torre do mic. funcionou perfeitamente.
perdi a conta dos aparelhos de som que adptei dois e ate tres trafo dentro dele por falta do original, tudo com a aprovaçao do cliente é claro...
estes dias abri um topico (o ultimo aqui neste forum)sobre uma tv que só funcionava em 220 como eu tinha outra placa troquei quase todos os componentes na ansia de consertar rapido, depois abri o topico e pelo meu relato com toda certeza me encaixei no TROCADOR DE PEÇAS como se é especificado por aqui.
hoje quando pego algum pepino é bem mais fácil devolver pro cliente e dizer que me faltou recurso... do que abrir um tópico e depois receber criticas indiretamente por aqueles que aprendi a respeitar...como amigos.
Abraços.
Re: LUTO ELETRÔNICO By: wander-sat Date: 05 Out 2010, 19:34
Outro dia passei um sufoco com uma Philips 29PT!
Após dicas e mais dicas, suor e mais suor, não consegui sanar um defeito de "Efeito Almofada", até que um colega me passou um "recurso". Executei e a TV ficou com o quadro 100% OK!
Fui correndo e alegre no Tópico, colocar como "Resolvido" e citar o que fiz.........
Os amigos não aceitaram e hoje concordo com eles!
A TV em questão já está 3 meses na casa do Cliente que se encontra super satisfeito.
Porém, eu corro o risco de um dia ele levar a TV em outra oficina e o técnico me chamar de "engatilhador".
Além disso, no que o
marcosbr mais se preocupa, é o fato de nós estarmos ensinando tais coisas nos tópicos, sem as devidas "Circulares dos Fabricantes"; Ou seja:
Se o fabricante tivesse inventado o "recurso" que me foi passado e que deu certo (pelo menos por enquanto), e colocado uma circular a disposição dos Postos Autorizados, ......... estaria tudo bem!
Re: LUTO ELETRÔNICO By: cleomar Date: 05 Out 2010, 20:02
peças originais,substitutas, ou editais de modificação beleza,
agora por aparecem editais de modificação é que a propria fabrica errou no calculo do valores e teve de até fabricar um componente mais forte ,mas se esse edital for colocado em 3 meses, apos so os tecnicos reclamarem, e por ventura um desses tecnico achou a resposta mandou um edital a fabrica por tentar e somar ajudar e a fabrica aceitou e pôs esta ideia, por isso as vezes tentar trabalhar conhecer circuitos,
pela falta dos componentes e se for um componente barato, vendo que ñ vai queimar mais nada e sim o mesmo que pos, vai perder o que???
vou citar um ex. burlar o tubo da philips pelo certo e esquema de fabricação é errado, o certo seria trocar o tubo por outra marca ou viver com o problema, devemos analizar a situação pois nem todo estão cidades grandes proximos a distribuidores e peças que ja ñ tem mais no mercado, volto a original primeiramente, mas a situação deve ser analizada o por que talvez modificar!!!!
Re: LUTO ELETRÔNICO By: Percí Date: 09 Novembro 2010, 10:27
Sou a favor de sempre estar em busca da excelência nos reparos, sempre que possível restaurar o circuito à sua originalidade e quando não for possível(às vezes não é) procurar observar critérios de segurança e funcionalidade para que uma inevitável modificação não traga prejuízos ao proprietário do aparelho nem à boa imagem do técnico.
Re: LUTO ELETRÔNICO By: marcosbr Date: 14 Novembro 2010, 19:32
Ontem eu recebi um aparelho LG.
20CC25 O cliente me disse, que tinha colocado em uma oficina, e o aparelho tinha sido
condenado.
Liguei o aparelho na frente do cliente, Chiado e tela apagada. (para quem não sabe, este aparelho chia sem horizontal)
Ele me disse, que o motivo do conserto era que a tela estava "
branca" e voltou assim. (sem conserto)
A foto n° 1, ficou péssima. Tinha um jumper no resistor.
A foto n°2 , é o TR que ele colocou.
A n°3, também não esta boa, mas o valor jumpeado foi 47R
Resumindo...
Recolocando tudo ao normal, o defeito foi uma gravação de eeprom.
A pergunta...
Porque o cara fez aquilo? porque ele mexeu alí? (saída horizontal)
Eu conheço o cara que fez isto. Aí eu pergunto a vocês...
Um cara deste é técnico? Eu posso defender este cara? O culpado é o cliente?
Como diz um amigo meu:
Quem dá dicas a um cara deste, incentiva a esculachar a nossa classe.
Qualquer um, que queira trabalhar honestamente. Conte com minha ajuda.
Quem quer "
destruir" aparelhos de outros trabalhadores... Me esqueça.
Detalhe: O fio que ele emendou, não fez contato no coletor.
Vou deixar claro, o porque de estar indignado. O cliente era uma babá.
A pessoa trabalha a vida inteira para comprar um aparelho. Quem não tem competência, não se intitule técnico. Respeite o sacrifício dos outros.
Quem achar que eu estou errado, se pronuncie.
Re: LUTO ELETRÔNICO By: siatec Date: 14 Novembro 2010, 22:54
Marcos tua indignação é a mesma que tenho --- eu procuro trabalhar com o maximo de qualidade possivel - sou caro --- mas atendo bem comercialmente e profissionalmente --- e assim acredito que a grande maioria dos colegas de eletronica fazem do mesmo jeito. mas como tu sabes sempre vai existir os aventureiros ---- ...
Re: LUTO ELETRÔNICO By: Claudio Carvalho Date: 15 Novembro 2010, 07:19
Marcos.
É isto que eu me bato! Não sabe o defeito, vem correndo para o Fórum e tasca o assunto no reparação!
Ai você faz uma pergunta pertinente ao defeito, para poder se 'ligar' em como ajudar e o cara faz uma cagada destas!
Este cara não se preocupa com o bem alheio, pois se assim fosse, ele não teria feito tudo isto no aparelho!
Eu estou fazendo um pente muito fino para responder no reparação, pois quando eu sentir que o cara não sabe nada ou mesmo se é um picareta, não me envolvo mais em respostas!
Cláudio
Re: LUTO ELETRÔNICO By: Barriga Verde Date: 15 Novembro 2010, 19:44
Olha...Marcos !!!! Nesse caso específico , o problema é de caráter !!!!
Mau-caráter tem em todas as áreas técnicas existentes !!!!
Hoje se "condena" um aparelho eletronico , com facilidade e uma "cara-de-pau" incrível !!!
Daí eu "bater" sempre nesta mesma tecla :
Devemos ter o máximo cuidado para não estarmos "sustentando" espertalhões , com informações técnicas preciosas , pois , agindo assim desta maneira estaremos , indiretamente , por "tabela" , prejudicando o nosso próximo...
Como essa inocente babá !!!!
Prestar ajuda , sim !!!!
Só que analisando , minuciosamente , o ajudado !!!!
Selecionar para engrandecer a classe técnica , evitando assim , abusos e desonestidades contra clientes inocentes !!!!
Um abraço ...
B.V.