TÉCNICOS X PLIM PLIM By: Lidio Elsique Da Silva Date: 17 Novembro 2010, 21:29
BOA NOITE,OUTRA VEZ O PLIM PLIM DEU UMA MAOZINHA PRÁ Clique no link abaixo:
http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil/v/lojas-cobram-para-fazer-orcamento-de-conserto-de-eletronicos/1376527/ NÓS TÉCNICOS.LIDIO.
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: Daniel san Date: 17 Novembro 2010, 21:43
EU NÃO COBRO POR ORÇAMENTO;MAS EU QUE DEVERIA SIM TER UMA TAXA AFINAL QUANDO A GENTE FAZ O ORÇAMENTO NÃO ESTA TRABALHANDO? E O TEMPO QUE SE PERDE QUEM VAI PAGUAR?
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: carlos wolf Date: 17 Novembro 2010, 22:39
medico faz a consulta (paga na recepção)se resolver o problema tudo bem,senão manda voce para um especialista(seu dinheiro ficou lá)
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: Sergio Freitas Date: 17 Novembro 2010, 23:04
Vamos analisar:
Para se fazer o orçamento precisamos analisar, isolar, trocar e colocar o equipamento para funcionar. Isso é trabalho, consumo de energia elétrica, tributos (quem tem firma legalizada) e insumos como soldas, alcool e outros.
A lei exige que o orçamento seja por escrito, isso demanda papel impresso em grafica ou impressora, isso també é custo.
A lei me atribui que eu posso cobrar pelo orçamento, é só colocar um aviso na eletronica, quem deixar o aparelho é porque tem a intenção de consertar e quem conserta não paga o orçamento.
Com isso elimina-se o caroço (giria de comercio para designar pessoas que só vão perguntar, resumindo encher ligüiça).
No filme postado acima, o cara leva um notebuck, em uma oficina de alto padrão, para se manter um nível daquela oficina não é consertando computador 486 com o MS DOS que ele sobrevive.
Se todos usarem esta tatica (exceto clientes conhecidos ou melhor usando a palvra para o correto CLIENTE) vai acabar com essa ciranda.
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: Claudio Carvalho Date: 18 Novembro 2010, 07:14
Pessoal.
Olhe, este tema é bem pertinente ao nosso ramo! Eu não cobro para fazer um orçamento, mas como escreve o Sérgio, em muitos dos casos temos de colocar o aparelho para funcionar e ai sim, fazer uma análise de custo e executar o orçamento!
Em muitos dos casos também, já sabemos de cara quem é o culpado do defeito e não abro mão da mão de obra básica, mesmo que seja apenas um diodo, concordam?
Em geral, temos uma tabela de preços e seja o que for, ela é sempre ( dentro do possível ) respeitada! Uma TV de 14" ou 21", o preço é o mesmo, dai se um zenner queima, o preço da mão de obra se mantém!
Agora, quando há mais necessidade de material, quem paga também é o cliente!
Fica ai a dica, eu penso assim!
Cláudio
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: rickteck Date: 18 Novembro 2010, 08:04
Eu nunca cobrei mas concordo com quem cobra uma "taxinha", nada abusivo.O cliente que reclama é porque nunca ralou a pança numa bancada pra ver como é bom.
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: wander-sat Date: 18 Novembro 2010, 10:38
Se eu "Pudesse" cobraria! A concorrência aqui não cobra e todos os moradores sabem disso! Por isso, fica difícil...........
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: paulo52 Date: 18 Novembro 2010, 18:10
Como ja disse em um topico anterior tb não cobro, mas agora vcs imaginam, fazer de 5 a 10 orçamentos e desses so uns 3 serem aprovados ????
Ja imaginaram o tempo perdido sem ganhar nada e so gastando, quando se tem uma noção rapida do defeito , tudo bem e coisa rapida e quando não e ???
To com um som philips F 1651 que acho que muitos aqui não conhecem , e um ap ruim de trabalhar , saidas queimadas e displey apagado ,2 toca fitas , to seriamente pensando em devolver pelo tamanho da bucha de desmontar tudo isso e no final o cliente não aprovar o orçamento .
Abraço a todos .
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: Sergio Freitas Date: 18 Novembro 2010, 18:32
Falou tudo Paulo
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: siatec Date: 18 Novembro 2010, 20:59
Vou aqui explanar como procedo ...... dvds - pré aprovado até 50,00 deixo pronto -
tvs - que normalmente apresentam aqueles mesmo defeitos -- exemplo-- cce 2003/ 4 etc led indicando que esta ligada - não aparece imagem ou tem som etc --- normalmente é aqueles capc e fly etc ja dou um orçamente dizendo até tanto posso fazer?? ai ja sinto o cliente pois tem uns que pensam que vai gastar 20 --30 reais num tvc etc --- isto la na recepção mesmo -- tvcs de 29/34 mesma coisa ..., as unicas que procuro fazer funcionar mesmo são de lcd e plasma. aparelhos de som idem ou seja - temos que aprender com o tempo a ter um perfil mais ou menos dos aparelhos e clientes velhos e novos- e ai , não cobro orçamente mas tenho provavelmente menos de 1% de recusa de orçamentos , e ainda
cobro 70,00 reais por subst um fusivel de 29 e digo não tem garantia.(informo pro cliente que era só este o defeito - mas como tive a responsabilidade de abrir e fechar o aparelho e não enganar , tenho direito a cobra a minha gorjeta) sinceramente este é meu jeito de trabalhar. por isto estas
frescuras demagógicas não fazem a minima preocupação para comigo. grande abraço a todos.
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: paulo52 Date: 19 Novembro 2010, 07:17
E isso ai , grande Siatec .
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: wander-sat Date: 19 Novembro 2010, 09:48
Grande Siatec!!!!
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: silvanoservitec Date: 19 Novembro 2010, 17:09
nessa reportagem da globo uma moça falou.. mas só pra ver o que era o defeito e ainda quer cobrar (mais ou menos essas palavras)
pensei na hora.. o médico só pra saber o que vc tem cobra e não te cura
o advogado cobra pra te falar que lei te favorece ou ferra e ele não te absorve ou decide a causa, como podem cobrar os medicos e os advogados sem resolver a questão?
e as prostitutas, dão e cobram???? afinal não foi dado? porque cobrar, tem muita injustiça nesse mundo. heheh
hã e o orçamento tem que ser detalhado, vc coloca as pecinhas que vai trocar e o que vai fazer e os precinhos escrito em papel e .....e o cliente com isso já mastigado pode ir no amigo biscateiro e levar pra ele o escrito que ele faz bem baratinnn.
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: paulo52 Date: 19 Novembro 2010, 17:11
E Silvano , como diz Mister Green , E DUCA...
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: Sergio Freitas Date: 19 Novembro 2010, 18:46
O mais facil para resolver essa situação é fazer como faz o Siatec.
Ou mais facil ainda: O aparelho chegou no balcão já avisa o cliente que até R$ XX,XX já é feito o conserto direto.
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: carlos wolf Date: 25 Novembro 2010, 21:59
um sistema de não cobrar orçamento e não perder tempo é jogar um valor compativel com o defeito apresentado pelo aparelho e deixar claro ao cliente que se tiver processador pifado,não tem como definir na hora e que o valor do conserto pode ser alterado,assim voce sabe se o cliente quer fazer o conserto ou se esta apenas fazendo pesquisa de preço.....
Re: TÉCNICOS X PLIM PLIM By: wander-sat Date: 26 Novembro 2010, 11:36
A idéa é boa, mas aqui, a maioria sai correndo quando ouve que o valor pode aumentar! Só falo a media se o camarada insistir ou ele nem deixa!
Uma vez deixado, as vezes nem abro o aparelho, dou um tempo e passo o orçamento.....