porque devemos atualizar os drivers de nossa placa maes e periferico By: edson tadeu Date: 24 Set 2008, 19:03
[img][/
ihttp://www.neteporque devemos atualizar os drivers de nossa placa mãe e periféricos?
Hoje em dia a industria da informática procura sempre aprimorar e melhorar o rendimento dos equipamentos. Isso se dá devido a exaustivas pesquisas, devido a isso com drivers mais atualizados conseguiremos melhorar em alguns casos o desempenho de nosso computador (claro que sempre respeitando os limites de nosso hardware).
A meu ver um erro muito comum é formatar um computador e não procurar após a formatação drivers mais atuais, o CD de instalação do Windows XP possui uma das maiores bibliotecas de drivers (quem trabalha com manutenção de computadores sabe o que estou falando, antigamente tínhamos de ter vários disquetes e CDs de drivers) e hoje em dia são poucos os periféricos que ele não reconhece, mas às vezes o Windows usa drivers genéricos, que funcionam, mas não com toda a capacidade do equipamento. É o caso de jogos que necessitem apoio a 3D e somente com os drives da formatação apresentam erros.
Mesmo que você use o CD com os drivers originais do produto (aquele que veio com a placa mãe ou periférico) pode não estar instalando os drivers mais recentes, pois o CD foi gravado há algum tempo e com isso os drivers poderão estar desatualizados. Ainda mais se seu equipamento possuir mais de dois anos de uso.
Podemos tirar a dúvida visitando o site do fabricante do equipamento e baixando os drivers mais atuais para seu hardware (principalmente os chipsets, placas de vídeo, controladoras, etc.).
Devemos ressaltar que nem sempre haverá drivers atualizados, principalmente se o componente em questão estiver com a produção descontinuada pelo fabricante ou este não investir mais no modelo.
Pesquisando Modelo e Fabricante
Caso não saiba muito sobre seu hardware, use programas reconhecedores de hardware, com eles você não necessita abrir o gabinete ou desmontar a placa e em alguns casos invalidar a garantia de fábrica ou sobre serviço técnico.
São fáceis de usar e evitam problemas decorrentes a desmontagem do equipamento e a perca de tempo que isso causa.
Sabendo então o modelo do componente existem dois caminhos:
Site do fabricante (recomendável).
Sites especializados em donwloads de drivers (quando não há mais no site do fabricante).
Hoje em dia grande parte dos computadores usam placas on board, que dizer que a maioria dos periféricos já vem montados nela, por exemplo: Vídeo, Som, Rede, etc. Caso a sua seja assim o site do fabricante na seção de donwloads conterá a maioria dos drivers que você necessita.
Mas existem equipamentos que chamamos de off board (Geralmente com a interface ISA, CNR, PCI ou PCI X) e geralmente são: Modens, Placa de Vídeo, etc. Estes deveremos baixar diretamente do site do fabricante destes.
Este também é o caso de usuários que possuem hardwares mais antigos e que o fabricante da placa mãe já retirou o suporte ao produto, neste caso terá que baixar os drivers individualmente:
Drivers do Chipset (Geralmente engloba: Vídeo, Usb, Ide e/ou Sata, etc.);
Drivers de Áudio;
Drivers de Rede;
Demais componentes off board.
Infelizmente os fabricantes após descontinuar a fabricação do componente, após algum tempo apagam também os drivers do site principal, e só nos restam os sites de drivers que infelizmente em alguns casos ou cobram uma taxa para podermos efetuar o donwload ou temos que preencher um formulário informando nosso e-mail, aconselho a criar um e-mail específico para esse fim, pois você poderá receberá em alguns casos propaganda:
Driverguide: Clique Aqui
Assim fica a dica: Caso seu computador tenha mais de dois anos de uso ou tenha versões mais recentes dos drivers de seu equipamento e possua um gravador de CD, baixe os drivers mais atualizados e grave em um CD, assim caso tenha que formatar você terá os mais recentes e não correrá o risco de ter problemas após a formatação.
Atualizando seus Drivers
Grave os drivers baixados do site do fabricante em um local de fácil acesso, coloque-os em uma pasta:
Muitos fabricantes visando facilitar o trabalho dos usuários, criam pacotes de drivers auto - executáveis, bastando somente clicar em cima do arquivo ou procurar o arquivo chamado SETUP. Se você foi o feliz usuário que teve a sorte de ser um driver auto executável o seu trabalho termina aqui!
Outros usam programas para comprimir e diminuir o tamanho do arquivo (Winzip, WinRar, entre outros) para facilitar o envio pela internet, os arquivos irão necessitar ser descompactados e tendo-os em uma pasta específica ficarão todos em um só lugar, aqui um exemplo de como descompactar:
Note que coloquei o nome na pasta: drivers novos 01 2008, serve para ter um controle da data, dentro desta pasta ainda pode ter sub pastas, como por exemplo: modem, vídeo, etc.
Alguns possuem um instalador, depois de descompactado o driver verifique se não há um executável ou arquivo com o nome de Setup, caso negativo iremos ao Gerenciador de Dispositivos:
Iniciar > Painel de Controle > Sistema > Hardware > Gerenciador de Dispositivos:
Com o botão direito do mouse clique em atualizar driver:
Abrirá o Assistente de Atualização de Hardware, caso possua o Windows Original convém deixar a caixa clicada como a foto abaixo, com isso sempre estará baixando drivers certificados pela Microsoft:
Caso não tenha certeza se seu Windows é Original, deixe como a imagem abaixo:
Caso possua o CD da placa mãe ou tenha gravado os drivers em um CD, mas lembre-se os drivers deverão sempre estar descompactados:
Caso esteja na pasta:
Clique na caixa Procurar e aponte a pasta contendo os drivers baixados e Avançar:
Dependendo de sua máquina a pesquisa demorará um pouco:
Em alguns casos aparece uma caixa informando que os drivers não foram assinados digitalmente, quer dizer que não foram testados pela Microsoft, se foram baixados diretamente do site do fabricante do hardware, pode clicar em prosseguir.
Pronto seu driver está atualizado e seu dispositivo pronto para o uso!
tronica.com/princ/atuadrv.htmlmg]