QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: NASCIMENTO Date: 06 Junho 2011, 20:23
Amigos é com enorme preocupação que vejo ao longo destes meus 31 anos de profissão, a situação em que chegamos.
Ano 1980 um jovem de 24 anos começava no a trabalhar com bastante esperança que podesse prosperar na vida, tinha acabado de concluir meu primeiro curso técnico, eu trabalhava em um guiche de vendas de passagens na rodoviaria de ribeirão preto, como trabalhava só de manhã, das 06:00 ao 13:00 comia algo por ali mesmo e me dirigia até uma oficina de um amigo proximo da rodoviaria, esta oficina era autorizada gradiente cce dinacom polivox, e mais.
Na época fazia um biquinho quase de graça para o patrão, por afinal pricisava de aprender.
O patrão, um jovem de 28 por ai aparentemente bem sucedido, certo dia em comentario qualquer soltou, -"voce aí baixinho... ta´començando agora???, isso aqui vai acabar" olhei assustado e retruquei -como assim?? acabar???, é vai acabar ... logo logo não se consertará mais nada, disse eu, - poxa patrão logo agora que estou começando???. Fiquei com aquilo na cabeça tambem o homem não me deu mais explicações.
Estamos falando 1980/81 em plena cruzado novo... inflação la em cima, só sei que o cara disse que vai acabar,mas não falou quando, porque a firma dele, construiu um predio de dois andares enorme para a sede dele em 7 meses, comecei a trabalhar pra ele quase de graça, lembro-me nos consertávamos 2 tvs, e ele com o dinheiro pagava meu salario, e ainda sobrava dinheiro. obs: um tv 26 kl1 da philips custava em media 1500,00 logico um valor equivalente ao de hoje, um conserto ... não ficava por menos 550,00 a 650,00 niguem falava vou comprar outra assi de qualquer jeito. Os sistem da gradiente ds-20/40 model 900 os famosos sistem modulados a1 d1 t1 custavam uma pequena fortuna, quando chegava um na oficina, os olhinhos do patrão brilhavam... hoo dilicia...Bem isso é nostalgia, os tempos mudarame pra muito ruim, 2011 tv-21 350,00, se voce... técnico da um turo danado pra achar a treta dela, e dar orçamento de 100,00 o cliente te chama de ladrão, porque ouviu a globo dizer, que os técnico são todos ladrões, que os aparelhos não dão defeitos, é tudo fusivel e fiozinho solto. Hoje depois de uma vida de dedição, tenho que trabalha quase 12 horas,diárias pra conseguir sobreviver,não fiquei rico, mal tenho minha casinha e um carro medio p/trabalho e outro +ou- p/ passear. Sera que vai melhorar??? e quando???. O que os amigos estão fazendo para sobreviver, com tanto trabalho, e pouco resultado ($$$). Já não está na hora dos técnicos do brasil inteiro, se unir como categoria forte, e nos defender??? Até quando vamos consertar uma tv por 100,00 gastar 40,00 e ainda dar 3 meses de garantia, e na garantia ela voltar com micro queimado, que as vezes nem existe pra comprar, se tem custo quase o preço da tv, ai aconteçe o pior de tudo, devolução de todo valor pago, e ainda o cliente quer te cobrar as dispesas dele, ele tve que levar, perdeu tempo dele e aí... como fica???
Amigos, com toda sinceridade do mundo, não é exatamente isso que acontece hoje??? *nascimento 06/06/11
Re:QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: fernandez13 Date: 06 Junho 2011, 20:32
Amigo Nascimento eu acompanhei bem de perto essa época da "galinha dos ovos de ouro", tempo bom em que o técnico realmente faturava com satisfação, em Ribeirão Preto visitava a autorizada Panasonic do Edson e o movimento era muito bom.
Creio que a tendencia de mercado é a "Reciclagem", ou seja, produtos com preços baixos de baixa durabilidade e ai o cliente joga fora e compra outro.
Lógico que há alguns aparelhos que ainda valem a pena o conserto, porém, acho que vai diminuindo essa quantidade e o técnico vai ter de se contentar com o ganho do " dia a dia" somente para sobreviver, ou tornar-se um politico, esse sim tem futuro e ganha bem (rssssssssss).
Não desanime, e mande um abraço ao Edson da PaulEdson (acho que é este o nome da oficina se é que ainda existe)
Re:QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: surface Date: 06 Junho 2011, 23:17
É isso mesmo que vce disse Nascimento ,tempo de mudanças ,na época que eu comecei a trabalhar na bancada ja tinha terminado a época boa que valia a pena trabalhar em eletrônica ,agora tem tecnico formado pela internet que faz isso desmoraliza a categoria, segue o link talves vce ja tenha visto, um abraço .
http://www.tectonny.com/forum/galera/tv-lcd-sansung-sem-modelo-amigos-achei-este-video-olha-a-que-ponto-estamos/esse aki é mais triste
Tecnico consertando philco safari
Re:QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: marcosbr Date: 07 Junho 2011, 09:00
Eu concordo em partes. Vivi a época da KL1 e safári.
Ganhei muitos clientes e amigos, por ter um tratamento diferenciado com eles.
Sempre vivi da eletrônica e não tenho o que reclamar. O verdadeiro "técnico" não acaba, ele se ajusta ao mercado.
Realmente, os técnicos deveriam se unir... Mas deveriam também, parar de tratar a clientela como inimiga. É deles que vem o sustento.
Nem todo cliente é rico, o pobre também tem direito a ver TV. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Conheço muitos, que ficam sem trabalhar 15 dias. Quando pegam um aparelho, querem safar as despesas do mês.
Uma coisa fique claro...
Quem trabalha com honestidade, e
sabe trabalhar... Enverga mas não quebra.
Um abraço.
Re:QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: Jordão Date: 07 Junho 2011, 13:12
E devido aos baixos preços do mercado e importados é que complicam, e tambem como o amigo ai falou da rede globo mostrando isso sobre os técnicos e que nos tira do serio, como fosse comum, somente um fusivel queimar em tvs >:( !
Re:QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: NASCIMENTO Date: 07 Junho 2011, 13:38
o
Citação de: francisco fernandez online 06 Junho 2011, 20:32
Amigo Nascimento eu acompanhei bem de perto essa época da "galinha dos ovos de ouro", tempo bom em que o técnico realmente faturava com satisfação, em Ribeirão Preto visitava a autorizada Panasonic do Edson e o movimento era muito bom.
Creio que a tendencia de mercado é a "Reciclagem", ou seja, produtos com preços baixos de baixa durabilidade e ai o cliente joga fora e compra outro.
Lógico que há alguns aparelhos que ainda valem a pena o conserto, porém, acho que vai diminuindo essa quantidade e o técnico vai ter de se contentar com o ganho do " dia a dia" somente para sobreviver, ou tornar-se um politico, esse sim tem futuro e ganha bem (rssssssssss).
Não desanime, e mande um abraço ao Edson da PaulEdson (acho que é este o nome da oficina se é que ainda existe)
ok amigão, existe sim no mesmo lugar na rua ceara, campos elisios, ele vai bem com as mesmas dificuldades de sempre, obrigado pela força... abraços
Re:QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: marcosbr Date: 07 Junho 2011, 13:41
Não é somente a globo não amigo...
Eu já tive muitos atritos, aqui mesmo no fórum. Este assunto já foi esgotado.
Veja a internet. Veja aqui mesmo no nosso fórum.
Um cara diz que não é técnico. Eu, ou outro moderador, aconselha a procurar um...
Dez minutos depois, vem um besta e diz... Troque isto, isto e isto!!!!
Quem é técnico tem que saber o que faz. Tem que conhecer os circuitos, tem que conhecer um esquema.
Por isto eu me preocupo com o perfil completo, diga que é iniciante. Não me importo em ajudar, todos que começam tem pouca pratica/conhecimento. Não pode é se colocar como experiente sem ser.
Alguns não querem uma dica. Querem o "componente defeituoso". Aí é só receber a grana. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os verdadeiros técnicos sobrevivem, basta se atualizarem.
Ajudar sim, mas quem realmente for merecedor.
Um abraço.
Re:QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: NASCIMENTO Date: 07 Junho 2011, 14:07
Citação de: marcosbr online 07 Junho 2011, 09:00
Eu concordo em partes. Vivi a época da KL1 e safári.
Ganhei muitos clientes e amigos, por ter um tratamento diferenciado com eles.
Sempre vivi da eletrônica e não tenho o que reclamar. O verdadeiro "técnico" não acaba, ele se ajusta ao mercado.
Realmente, os técnicos deveriam se unir... Mas deveriam também, parar de tratar a clientela como inimiga. É deles que vem o sustento.
Nem todo cliente é rico, o pobre também tem direito a ver TV. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Conheço muitos, que ficam sem trabalhar 15 dias. Quando pegam um aparelho, querem safar as despesas do mês.
Uma coisa fique claro...
Quem trabalha com honestidade, e sabe trabalhar... Enverga mas não quebra.
Um abraço.
sem duvida amigo marcos, honestidade idonedade, ética, é fundamental em qualquer atividade profissional, na eletronica não é diferente, eu tenho 31 anos de profissão, se não desisti até agora, certamente não desistirei, trabalho com seriedade e dedicação e profissionalismo, faço cursos constatemente em são paulo e aqui rib preto, me enfio noite a dentro na internet, a procura de novidades e informações técnicas avançadas, tanto de equipamento e técnicas de manutenção, tenho 3000 clientes cadastrados no meu sistema, muitos amigos com certeza, faço tudo pra facilitar as coisas, mas nem todo "cliente" é amigo, tem aquele que quer te explorar, e te fazer de otário.
Na entrada do aparelho, ele sonega informações do defeito, porque ele acha que se ele falar de "defeitos" o técnico vai cobrar... então ele solta esta, é uma limpezinha de nada, este aparelho nunca deu defeito, ele é muito bom, e não pode ter nada...
Hora meu dignissímo, aparelho que não tem nada, logo não precisa sair da sua sala, ele está aqui na oficina a passeio??? e se voce técnico não ligar o dito aparelho e mostrar com todas as palavras, que o aparelhos não funciona, ele fazer um escarceu na hora de buscar, já não autorizou (porque não tinha nada...) e te obrigar a entregar o aparelho funcionando, afinal de conta ele não tinha nada... só as vezes, as vezes, muito difícil ele não tinha image e nem som, mas não tinha nada.
Este cliente é nosso amigo???
Re:QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: NASCIMENTO Date: 07 Junho 2011, 14:20
Citação de: marcosbr online 07 Junho 2011, 13:41
Não é somente a globo não amigo...
Eu já tive muitos atritos, aqui mesmo no fórum. Este assunto já foi esgotado.
Veja a internet. Veja aqui mesmo no nosso fórum.
Um cara diz que não é técnico. Eu, ou outro moderador, aconselha a procurar um...
Dez minutos depois, vem um besta e diz... Troque isto, isto e isto!!!!
Quem é técnico tem que saber o que faz. Tem que conhecer os circuitos, tem que conhecer um esquema.
Por isto eu me preocupo com o perfil completo, diga que é iniciante. Não me importo em ajudar, todos que começam tem pouca pratica/conhecimento. Não pode é se colocar como experiente sem ser.
Alguns não querem uma dica. Querem o "componente defeituoso". Aí é só receber a grana. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os verdadeiros técnicos sobrevivem, basta se atualizarem.
Ajudar sim, mas quem realmente for merecedor.
Um abraço.
neste ponto... concordo plenamente, em grau numero e genero.
É importante ajudar o seu semelhante, no que se diz "dica", mas tambem insina-lo a pensar, a raciocinar, o princípio básico de funcionamento do aparelho em questão, concordo a parte voce diz "que o cara não tem conhecimento mínimo básico, para raciocinar em cima de esquema, ou circuitos complexos, já quer, o serviço pronto, só sobra pra ele receber... te confesso que uso muito o conhecimento de grandes profissionais dos varios furuns de debate técnico, incluxive este , que eu participo para aprender como um todo, melhorar meu raciocínio lógico em cima de esquema.
Já ajudei muita gente, sem querer nada em troca.
Re:QUAL O FUTURO DO TÉCNICO??? By: trudes Date: 07 Junho 2011, 20:56
Nascimento, a corrente sempre vai ser diretamente proporcional a tensão, e inversamente proporcional a resistência heheheh...
Sempre vai ser I=V/R. Não importa o que eles mudem na tecnologia.
O que temos que fazer é estudar, reciclar, aprender.
Estamos diante de novas tecnologias.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110050826A nossa classe vai ter que se especializar. Muitos vão desistir, outros vão insistir (é o meu caso), e isto se chama desenvolvimento.
Os que querem o "componente defeituoso" sem o trabalho de pesquisar, simplesmente vão sumir do mercado. Os que passam horas analisando e pesquisando, vão sobreviver.
Acredito que a nossa classe vai ter novamente uma época de ouro, assim como no tempo das válvulas, onde um técnico era bem valorizado. Para isto, precisamos adquirir conhecimento.
Olha a mais nova do mercado:
http://planetech.uol.com.br/2011/03/11/smarttv-agora-sua-tv-ja-pode-acessar-a-internet/Vamos ter que aprender computação na marra hehehe....
Mas é isso aí, a evolução é individual para cada um.
Quem gosta da profissão, vai sobreviver a toda essa mudança.
Quem está aqui só para "chupinhar", vai se dar mal...
Um abraço a todos.