Bobinas de alto falantes By: RODRIGO BRIANEZI Date: 13 Set 2011, 23:23
ola pessoal !
eu ja conserto alto falante, ja faz algum tempo, e agora eu estou tentando produzir minhas proprias bobinas, mais estou com problemas pra achar a resina apropriada. eu ja usei a resina epoxi (araudite), resina acrilica, verniz para enrolamento de motores. as bobinas do corpo com a vibração.
alguem pode me ajudar nesse sentido?
Re: Bobinas de alto falantes By: Protek Date: 19 Set 2011, 08:44
se usa verniz para fios mesmo so tem que ser o proprio se não a bobina desmonta, teria que procurar em uma loja de fios.
Re: Bobinas de alto falantes By: RODRIGO BRIANEZI Date: 20 Set 2011, 21:48
ola elder , obrigado pelo interesse. o problema que existe muitos vernizes e resinas. ja testei algumas, mais ñ tive um resulatado muito bom
Re: Bobinas de alto falantes By: lm-perez Date: 21 Set 2011, 19:20
Rodrigo, procure por vernizes que suportam 200°c ou mais.
Re: Bobinas de alto falantes By: RODRIGO BRIANEZI Date: 21 Set 2011, 23:58
ola perez!!
estou usando resina epoxi, e to colocando em uma pequena estufa, pra ver se o cobre da bobina ñ se desprende. se der resultado eu informo vc's.
blz!! obrigado pela atenção!!
Re: Bobinas de alto falantes By: marcosr Date: 04 Novembro 2011, 16:25
esse verniz vc tá colocando no forno , tenho um colega que fabrica bobina para alto falante, ele passa o veniz e depois coloca no forno a 100 grau e fica bom ela não solta.
Re: Bobinas de alto falantes By: RODRIGO BRIANEZI Date: 07 Novembro 2011, 09:54
marcosr, obrigado pela atenção!
vc tem ideia de quanto tempo +/- ele deixa dentro da estufa por 100°, eu acho que não estou dexando o tempo necessario para que a resina se mantenha .
Re: Bobinas de alto falantes By: crea1eletronica Date: 07 Novembro 2011, 20:09
Galera, oque me levou a estudar eletrônica foi ezatamente isso.
O caminho e esse o nome que se chama nas industrias é solder (é o mesmo vernis que cobre as placas de circuito impresso.
só que no impresso (cartão), são feitas duas demão e todas seguem para a estufa.
há esperem o vernis secar ao ar livre e depois de seco e que vem a estufa nas placas da antiga(CTB), eram utilizados 150º por 10minutos na 1º mão e depos mais 10 minutos na segunda into tudo antes de ir para o corte.
este verniz tem que ser catalizado tipo para Silk-Sreen.
vernis + catalisador + secante faça pequenas porções pois seca muito rápido
Isso se for placa cobreada de circuito impresso. (bons tempos).
Abraços a todos.
Re: Bobinas de alto falantes By: lm-perez Date: 10 Novembro 2011, 21:48
Já trabalhei em uma fábrica de bobinas em Gyn e o verniz éra de 200°,só usávamos estufa quando o tempo estava frio e o tempo médio era de 10min.Como o clima por aqui é bem quente bastava 30 min para estar pronta.
Creio que o segredo está no catalizador que era misturado mo verniz 1/10,mais infelizmente não sei o nome.
Re: Bobinas de alto falantes By: sady Date: 14 Novembro 2011, 17:56
Eu enrolei muita bobina , e sempre usei verniz isolante , ele seca ao ar livre.