MEMORIAS RAM By: edson tadeu Date: 18 Dez 2008, 20:03
Memória RAM
São memórias voláteis, ou seja, as informações armazenadas são perdidas quando a energia do sistema for interrompida por qualquer motivo. Classificam-se em:
RAM Estática - SRAM
RAM Dinâmica - DRAM
NVRAM
O termo RAM é usado para designar uma memória de acesso randônico, ou seja, uma memória com igual facilidade de acesso a todos os endereços.
As RAMs são usadas em compudores para armazenamento temporário de programas e dados que requerem ciclos de leitura e escrita extremamente rápidos, de maneira a não impactar negativamente a operação do compudor.
A grande desvantagem das RAMs reside no fato de elas serem voláteis. A maior vantagem da RAM é sua capacidade de poder ser lida e escrita rapidamente e com igual facilidade.
Arquitetura da RAM
Vamos considerar uma RAM como constituída de um conjunto de registradores, cada um dos quais armazenando uma única palavra de dados, e possuindo cada um deles um único endereço. Valores típicos para a capacidade das RAMs são 1K, 4K, 8K, 16K, 64K, 128K, 256K e 1024K palavras de um, quatro ou oito bits. A capacidade da RAM quanto a seu tamanho de palavra podem ser expandidos pela combinação de diversos tipos de chips de memória.
Operação de Leitura
O código de endereço escolhe um dos registradores do chip de memória para ser lido ou escrito. Para ler o conteúdo de um registrador selecionado, a entrada de READ/WRITE (R/W) e a de Seleção de Chip (CS) devem estar em nível lógico 1. A combinação de R/W=1 e CS=1 habilita os buffers de saída, de modo que o conteúdo de um determinado registrador aparecerá nas quatro linhas de saída.
Operação de Escrita
Para escrever uma nova palavra em um registrador selecionado, é necessário que R/W esteja em 0 e CS em 1. Esta combinação habilita os buffers de entrada, fazendo com que a palavra aplicada na entrada seja escrita no registrador selecionado. A realização de uma operação de escrita destrói o conteúdo armazenado anteriormente no registrador selecionado.
Seleção do CHIP
A grande maioria dos chips de memória tem uma ou mais entradas de seleção CS, que são usadas para habilitar ou desabilitar o chip. Quando desabilitado, todas as suas entradas e saídas de dados estarão em alta impedância, de modo que não será possível realizar nem uma operação de leitura ou escrita. Neste modo de operação, o conteúdo da memória não poderá ser modificado.
Deve-se observar que alguns fabricantes chamam tais entradas de Habilitação do Chip (CE). Quando CS, ou CE, estiver em seu estado ativo, diz-se que o chip de memória está selecionado.
INÍCIO