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IDENTIFICANDO E CORRIGINDO PROBLEMAS DE CONFLITO NO WINDOWS By: edson tadeu Date: 29 Mar 2009, 21:22
Este tutorial visa ajudá-lo a solucionar eventuais problema de periféricos no Windows 9x/Me pois ao instalar um novo dispositivo de hardware (como uma placa de rede adicional) ou após formatar seu micro, muitas vezes podem ocorrer problemas de travamento do Windows ou não funcionamento de algum destes dispositivos. Um problema comum é conflito entre duas placas de rede, ocasionando mal funcionamento do Window, ou até mesmo impedindo de entrar no sistema.

Os conflitos ocorrem quando dois dispositivos estão usando a mesma IRQ, DMA ou Intervalos de Entrada e Saída ou quando são instalados erroneamente. Para verificar se seu micro está com problemas de conflito de dispositivos e solucionar o problema, siga as etapas abaixo:

Identificando o dispositivo em conflito:

Se você não estiver conseguindo entrar no Windows devido ao conflito, entre no Windows pelo modo de segurança: para fazer isto, quando ligar o micro ou após reiniciar, mantenha a tecla CTRL pressionada - se você estiver usando o Windows 98, se você estiver usando o Windows 95 basta pressionar a tecla F5 ou F8 repetidamente após o Post de inicialização da máquina.

Após fazer isto, irá surgir uma tela para você escolher como deseja inicializar o Windows, escolha Modo de Segurança, fazendo isto, o Windows será iniciado pelo modo de Segurança:









Após entrar no Windows pelo Modo de Segurança ou Modo Normal, entre no Painel de Controle e clique duas vezes no ícone Sistema:









Abrirá a Janela de Propriedades de Sistema do Windows:









Clique na aba Gerenciador de Dispositivos, a seguinte janela aparecerá:









Se a janela estiver como mostrado acima, isto indica que tudo no seu micro está instalado corretamente e funcionando e não há nenhum dispositivo em conflito.

Se a janela aparecer com algum item marcado em vermelho ou amarelo como mostrado nas imagens a seguir, significa que o dispositivo marcado está em conflito com algum outro dispositivo:















Removendo e instalando novamente o dispositivo em conflito:

Agora que você já sabe qual dispositivo está em conflito, remova o dispositivo clicando em cima do dispositivo em conflito para selecioná-lo e depois clicando em Remover e após isto clique em OK para fechar a janela de Gerenciador de Dispositivos.

Aparecerá uma mensagem dizendo que é necessário reiniciar o Windows para que as modificações sejam feitas, clique em sim para reiniciar o Windows.

Após reiniciar o Windows, tente instalar o driver do dispositivo em conflito novamente e assegure-se de estar usando o driver certo (o ideal é utilizar o driver mais atual disponível no site do fabricante) para isto pois se instalar o driver errado o dispositivo poderá apresentar conflito como anteriormente.

Resolvendo problemas de conflito manualmente:

Se mesmo instalando o driver correto para o dispositivo em conflito ele continuar em conflito, pode ser que ele esteja usando a mesma interrupção que outro dispositivo ou mesmo endereço de entrada e saída e você terá que alterar estes valores manualmente.

Para fazer isto entre novamente no Gerenciador de Dispositivos (como foi feito anteriormente para identificar o problema) e clique duas vezes no ícone do dispositivo que está com problema. A janela de propriedades do dispositivo aparecerá e quando isto acontecer, clique na aba Recursos:







Na janela acima, clique em Definir config manualmente. A janela de configuração aparecerá:









Desmarque a opção de usar configurações automáticas: agora você deve selecionar o tipo de recurso e depois clicar em Alterar configuração. Nem todo recurso permitirá alterar sua configuração e você deve alterar as configurações dos recursos que permitem esta alteração.

Quando você alterar estas configurações, há um quadro aonde aparecem se as configurações novas que você colocou estão em conflito com algum dispositivo:









Vá alterando o valor até que no quadro de Informações sobre conflitos, apareça que não há nenhum dispositivo em conflito:









Quando conseguir alterar a configuração para um valor que não esteja em conflito, com nenhum dispositivo como mostrado na imagem acima, clique em OK em todas as janelas e reinicie o micro para efetuar as alterações.

Provavelmente o problema de conflito de dispositivo terá sido resolvido. Para ter certeza disto, entre na janela de Gerenciador de dispositivos novamente e verifique se está tudo bem  ...




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