(RESOLVIDO) informaçao capacitor smd e outros tvs e som duvidas

Iniciado por PESIGMA, 31 Maio 2009, 15:09

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

PESIGMA

Aparelho: informaçao
Marca: capacitor smd e outros
Modelo: tvs e som
Defeito: duvidas


capacitores smd e resistores e comum dar muito defeitos ou ainda o componentes normasde cima da placa  ainda e o grande vilao.
qual o percentual , com relacao do smd e o comum


Obrigado a quem puder ajudar.
pesigma
  • Localização desse usuário é: cidade de guarulhos sao paulo
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.
permasonick[arroba]bol.com.br

Claudio Carvalho

Pesigma.

Componentes, são componentes!  Estão sujeitos a defeitos de uma forma linear!

Não existe este ou aquele tipo de componente, que não dê defeito!


Cláudio.

edson tadeu

voce quer saber se os capacitores que ficam por cima  sao mais facil de dar defeitos do que os que ficam por baixo?

os capacitores smd por incrivel que pareça tem dado mais dor de cabeçe principalmente pelo tamanho deles - muitas vezes eles dao apenas solda fria o que é mais dificil de acontecer com os  normais.

heliorfm

Boa tarde , infelizmente já peguei alguns capacitores com sua capacitância alterada
e foi uma surra.

Helio Roberto
  • Localização desse usuário é: Duque de Caxias RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.

Bruno .

realmente componentes SMD dão problema acredito que an mesma proporção dos comuns depende tb do circuito, lembro das sharp 1453 que a fonte quase que inteira era smd e era aquela caca pra arruma depois nos modelos seguintes ja não tinha smd nas fontes, bem que o UOC smd poderia sumir aaaaah muitos que dão soldas frias
  • Localização desse usuário é: Ferraz de Vasconcelos/SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 11 anos.

PESIGMA

o problema do smd e que a maioria nao tem valor escrito e dificulta muito a identificaçao.
so com esquema na mao que pode ver os valores.
mas fica aqui abetrto para questionar porque , estes componentes.
alem de dar trabalho,
om manuseio e muito chato , entao que tiver dicas orientaçoes sobre esta pequenas peças sera bem vinda.
  • Localização desse usuário é: cidade de guarulhos sao paulo
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.
permasonick[arroba]bol.com.br

J.BAHIA SUPORTE

Bom Dia,
Manusear um componente SMD , isto é soldar , desoldar , posicionar , medir , ou mesmo "lêr" o seu código , não é uma tarefa simples , especialmente para aqueles que tem algum "probleminha" de visão . A miniaturização dos componentes eletrônicos vem atingindo escalas surpriendentes , e com isto possibilitando a construção de aparelhos cada vez mais "portateis" na verdadeira expressão . Portáteis , leves , bonitos , eficientes , mas na hora da manutenção ... ufa ! Muitas vezes , como já está se tornando comum hoje, tal manutenção torna-se inviável economicamente: ponha no L-I-X-O e compre um nôvo. Mas ainda existem aqueles cujo espirito é preservar o que compraram , vou falar um pouco sobre os SMD's e como um técnico "comum" (digo: fora dos laboratórios industriais) pode , com um "pouco" de paciência e boa visão (mesmo que seja com ajuda de lentes) , conseguir sair-se vitorioso nesta tarefa.

PESQUISANDO UM DEFEITO

Veja , os circuitos não mudaram , excessão feita aos microprocessadores que já estão por toda parte , a pesquisa de um problema pode e deve ser executada como nos sistemas tradicionais, não se deixe intimidar pelo tamanho dos componentes . É prudente entretanto , e aqui vão algumas recomendações básicas , obtermos alguns recursos mais apropriados para esta função , como por exemplo : pontas de prova (multiteste , osciloscópio) mais "finas" e com boa condutibilidade para permitirse chegar exatamente as pistas desejadas. Não é má idéia nem desmerecedor se pudermos trabalhar com auxilio de uma boa lupa (lente de aumento) e de um bom e prático sistema de iluminação local -isto facilita e agiliza o trabalho ! vêr o que estamos fazendo é um dos primeiros mandamentos do técnico. Lembre-se: cuidado redobrado para não provocar acidentalmente curtos indesejados: não piore o que já esta difícil .Nem é preciso lembrar para que o local de trabalho seja mantido LIMPO - nesta dimensão , qualquer "fiapo" condutor será o causador de grandes problemas . Sempre que possivel realize as medições estáticas (continuidade de pistas , valores de resistores , etc) com o aparelho DESLIGADO ! .As pistas do circuito impresso chegam a apresentar 0,3 mm ou menos ! Portanto a quebra de pistas é muito mais frequente do que se possa imaginar: basta o aparelho sofrer uma "queda" mais brusca. Localize com ajuda da lupa a possível existência de trincas no circuito , que a olho nú não podem ser observadas. Existem produtos que particularmente auxiliam o técnico nesta busca , como por exemplo o Spray refrigerador , para simular variações de temperatura que podem provocar intermitencias no circuito. As emendas de pistas , se forem necessárias , devem ser executadas de forma mais limpa possível: sempre com fios finos . Utilize soldador de baixa potencia e ponta bem aguçada.

EXTRAÇÃO DE UM COMPONENTE

A operação de retirada de um SMD deve ser executada com bastante cuidado para se evitar o levantamento de pistas ! Aqueça igualmente todos os pontos de solda (resistores , capacitores , diodos = 2 pontos) , e somente puxe-os (preferencialmente com uma pinça fina) quando já estiver solto. Para componentes com maior número de pontos de solda (transistores , CI's) é bastante recomendado a ajuda de terceiros . Dispositivos auxiliares existem para este tipo de operação - como por exemplo o Soprador Térmico : o ar é bombado sobre um sistema aquecedor de alta potencia , e através de um bocal apropriado este ar aquecido derrete simultaneamente todos os pontos de solda , permitindo a extração do componente com bastante comodidade e rapidez.

IDENTIFICANDO UM SMD




 

Normalmente os resistores SMD possuem a marcação do valor bem visÍvel sobre o componente: ex 103 = 10K . Já o mesmo não acontece com os capacitores - êles não tem marcação alguma. Cabe ao técnico , se desconfiar de um deles a árdua tarefa de substitui-lo (ou retirar para medição). Com relação aos transistores de sinal - cada fabricante adota um código próprio para identificar o componente. Resta-nos a opção de buscar nos manuais esta equivalencia. Por exemplo um transistor BC547 é transformado em SMD com o código BC847 , porém a marcação sobre o seu corpo também é diferente (!) e por ai afora. Ci's e microprocessadores em SMD exigem redobrada atenção no manuseio , pois as distancias entre terminais é muito pequena - muitas vezes uma fração da gota de solda alojada por baixo do CI põe o trabalho a perder. Quando for substituir um componente - limpe muito bem os resíduos de solda nas pistas antes de colocar o novo - não tenha pressa nesta operação !

Veja algumas marcações utilizadas pela

Philips Semiconductors - SMALL SIGNAL TRANSISTORES

Em geral (isto não é regra) o primeiro algarismo 5 dos transistores normais , é substituido pelo 8 em SMD , assim por exemplo o tradicional BC547 , em SMD identifica-se como BC847 marcado como 1Hp sobre seu corpo.

BC817 = 6Dp

BC818 = 6Hp

BC846 =1Dp

BC847 =1Hp

BC848 = 1Mp

BC849 = 2Dp

BC 857 =3Hp

BC858=3Mp



MICROPROCESSADOR

Os microprocessadores operam quase sempre com alimentação de 5V - e liberam sinais que "dançam" entre 0 e 5v . Apesar da complexidade e dificuldade de visualizarmos estes sinais - mesmo porque são dinâmicos  , baseado em minha experiência , alguns pontos VITAIS permite-nos fazer uma vistoria prévia para sabermos se o "bichinho" esta vivo ou em coma (veja link p micros na pagina index). Obviamente a primeira leitura que você vai ter de fazer é COMPROVAR se esta alimentação esta presente . Importante: confirme a linha de +5 e também a linha de 0V (ground) - falo assim porque nem sempre é possivel ao Layoutista "engrossar" suficientemente as pistas de terra ! e um terra aberto ... Um ponto vital e comum a todos microprocessadores é o Clock - seja êle formado por um cristal externo , ou componentes RCL - confirme se o Clock está operando! este é o melhor indício sobre a vitalidade do micro. Outras dicas: muitas vezes ocorre o bloqueio do micro (software paralisado) pela falta de uma linha de informação , dando-nos a falsa impressão de um problema de hardware ! isto também é mais comum do que se possa imaginar. Antes de trocar o micro (a probabilidade de queima de um micro , sem causa externa de grande evidencia , posso afirmar que bastante remota) , avalia as entradas e saídas de informações: flat cable , pistas , curtos , etc.Alguns softwares mais inteligentes , apresentam em modo de serviço - uma mensagem sobre qual a ocorrência que paralizou suas funções.

CONEXÕES

A conexão entre circuitos normalmente é realizada por cabos "chatos e flexíveis" - tipo Flat Cable. São fitas flexíveis com depósito de pistas condutoras terminadas com pontas rígidas para soquetar. Evite dobras agudas que podem trincar estas pistas (é uma boa idéia confirmar a continuidade destes cabos) e verifique se as terminações apresentam contatos limpos. Normalmente estes cabos são polarizados - cuidado para não inverte-los.

Espero te ajudado.

Até Mais.

  • Localização desse usuário é: SALVADOR / BAHIA
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 06 anos.
Nunca desvalorize ninguém
Guarde cada pessoa perto do seu coração
Porque um dia você pode acordar
E perceber que você perdeu um diamante
Enquanto você estava muito ocupado colecionando pedras...

Almeidaf

boa esplanação sobre semicondutores smd, mais visto que a maioria do técnicos nao estão habilitados a manusear esses componentes, sendo que para testa-los tem-se  que evitar diretamente tira-los,  pois  ao resoldar o tentar remover poderá assim danifica-los. e no momento em certas regioes do Brasil nunca se encontra os mesmos.
quando muitas das vezes tem que se lançar o recurso de colocar um comum no lugar.
aonde tem que se ter muita prática e certeza que o mesmo está com defeito, acabou o tempo que tirava-se a peça aleatoriamente e esperimentar outra sem certeza se ela é a causadora do problema.
muitas das vezes quem nao tem prática ou nao sabe como deve funcionar o circuito depara-se com problema de danificar a peça e até o circuito, quando até soldar duas trilhas  ou mais componentes pondo em curto.  ai complica o problema,  se  o defeito nao for ai a coisa se multiplica.
acabou o tempo de usar o ferro de Fame de 100W, e ponta de testes que pegam duas ou mais peças.   logo terá que se ter um laboratório e nao uma oficina.

quanto sobre a durabilidade das péças , acho que é até pior em relação ao minusculo tamanho, depreciando a dissipação.

tem umas peças por ai que nem se pode colocor o dedo que queimará. (será que terá durabilidade).      só o tempo dirá. ha ha ha .
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

PESIGMA

quero agradecer a todos que de uma forma democratica esporam seus ideais ,sem contar que o material aqui posto didaticamente foi otimo ja copiei para meu pc .
este lado do forum me impreciona que tens tecnicos com um conhecimento aprimorado,.
e que nao perde tempo em tentar passar seus conhecimento.
para o forum

um grande abraço e PARABENS A TODOS
  • Localização desse usuário é: cidade de guarulhos sao paulo
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.
permasonick[arroba]bol.com.br

salgado

Ola pessoal , sei que estou atrasado sobre este topico , mas foi o unico lugar onde achei mais informações sobre capacitores smd, mas ainda me restou algumas duvidas, o capacitor smd tem polaridade, e se eu não encontrar um outro capacitor smd do mesmo valor pra substituir, posso substituir por qual outro tipo de capacitor, de ceramica, eletrolitico ou polister, se alguem poder tirar essa grande duvida agradeço, pois já rodei a net procurando sobre o assunto e não encontre, muito obrigado aos que poderem me ajudar.SALGADO

Similar topics (5)