CUIDADO AO DESCARREGAR TUBO DA CCE HPS2005 e outros modelos

Iniciado por Erickpanisset, 21 Novembro 2007, 02:33

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Erickpanisset

Essa dica é válida para todos os modelos posteriores a HPS2005 e também para outras marcas como philips e outras.

Tenho certeza que grande parte dos técnico têm o costume de descarregar a alta tensão armazenada no cinescópio através do cordão aquadague do tubo. Eu até então só descarregava assim quando.........
Num belo dia (da semana passa hehe) chegou uma HPS 2005 sem croma, resolvi o defeito mas como sou um técnico bastante criterioso em minhas reparações, resolvi fazer uma revisão na TV pra dar a garantia padrão de 90 dias. Toquei os dois eletrolíticos da fonte de 47 e 33uf que sempre estão ruins, refiz soldas e decidi limpar o cabo de alta e a umidade presente ao redor da chupeta. Peguei como de costume minhas garras jacaré, engatei uma no cordão aquadague e outra na chave de fenda bem isolada e descarreguei. Executei o serviço de limpeza, montei a TV e quando fui ligá-la affffffffffff não oscilava o horizontal nem a pau. Conferi as tensões nos pinos 12 e 37 do TDA 8841 e estavam ok mas nada de soltar a frequencia H no pino 40. ATé então eu não estava entendendo nada, foi ai que me deu um estalo na cabeça e lembrei que o defeito surgiu depois que descarreguei o tubo no aquadague hehehe. Rapidamente procurei medir a resistência entre ele e a massa e ..... pqp, nesta TV ele não é aterrado ,ou seja, não é MASSA hehehehehe. Podem olhar no esquema ou mesmo seguir o fio da placa do tubo que ele vai estar totalmente liga do ao ABL da TV e não a massa. Então ao jogar a alta lá no aquadaque ela está indo totalmente pro ABL e não pra massa e no meu caso queimou o TDA 8841.


Depois do acontecido, procurei me informar sobre a melhor maneira de descarregar alta tensão destes cinescópios e o Sr Alfredo Kell do RS (40 anos de CCE) me disse o seguinte:

Deve-se primeiramente soltar o fio do aquadague lá da placa do tubo, dessoldar ele e em seguida retirar a placa do tubo, assim o tubo estará totalmente isolado do circuito apenas com o cabo de alta ligado. Em seguida deve-se encostar um chave na tinta condutora do tubo e com outra chave (encostada na primeira evidentemente) tocar o ânodo por baixo da chupeta. Assim estamos "encurtando o caminho" da alta tensão fazendo com que ela saia do ânodo e caia diretamente a massa do tubo. Ahhh e mesmo o tubo estando totalmente isolado da massa do circuito, sua tinta condutora é capaz de aterrar a alta tranquilamente.

csantos

bom dia caro colega muito bom o post algumas vezes precizei  fazer esse procedimento porem nunca tive problemas mais vou ficar mais atento obrigado pela dicas

TecTonny®

Fala grande amigo é bom ver vc aqui novamente, e muito boa sua dica que iclusive pode alertar os mais novos quanto ao assunto.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

vini

É isso aí amigo e tem mais uma coisinha : Muitos (inclusive eu) tem o costume colocar a ponteira negativa do multimetro naquela molinha que enganchada na cordoalha e na cinta do tubo que fica a feição para medir a G2.
  • Localização desse usuário é: Porto Alegre RS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 50 anos.
Membro colaborador.

edson tadeu

pra mim nao tem nada a ver acredito que isto tenha sido uma mera coincidencia pois ja faço isso a mais de 20 anos e nunca tive problema eu e com certeza a maioria dos tecnicos. Agora o que pode ter acontecido e que seu aparelho ja estava com este defeito ou veio a dar tal defeito. Quantas vezes nós consertamos uma tv fechamos ligamos deixamos em teste e as vezes depois de algumas horas ou ate minutos ou ainda nbo outro dia quando vamos ligar: blef... cadé. Pra MIM NAO  teve nada a ver . dA PROXIMA  vez bote a ponta do teste no varicap ai voce vai ver seu prejuizo mesmo.   a UNICA COISA  que poderia ter acontecido era se o fio que vai da placa do cinescopio nao estivesse conectado ou ainda se ele estivesse dando mal contacto mais neste caso ao colocar a ponta do teste  na chupeta voce levaria uma baita de uma descarga.
Eu vou continyuar fazendo o procedimentos que sempre fiz pois foi assim que sempre me dei bem.

clayton

Gostei muito da dica Érick,eu sempre procedí assim,fazendo a descarga do cinescópio através daquilo que eu sempre imaginei ser uma cordoalha de aterramento do tubo;não discordo do colega Edson Tadeu, mas não costumo desprezar avisos,e esse seu é muito bem vindo,a partir de agora vou fazer este tipo de  serviço com mais atençao.
  • Localização desse usuário é: Nilópolis-RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.

Perez

#6
   Por via das dúvidas, eu descarrego em uma janela de ferro que está aterrada aulado da minha bancada.sem problemas até agora.
   Inclusive na época de seca,quando vou reparar alguma tv29,eu sempre passa o fio aterrado na tela,para evitar aqueles choquinhos,quando presciso mudala de lugar.
  • Localização desse usuário é: Orizona-GO
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 11 anos.
Até a bateria tem  solução !!

Similar topics (5)