TV SHARP C14R12 PROBLEMAS NA FONTE

Iniciado por BACAMARTE, 02 Ago 2011, 10:36

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

BACAMARTE

Pessoal, bom dia.
Este tv entrou inoperante. Durante pesquisa encontrei IC 701 (STK) com falha,  também encontrei r654 e capacitor de filtro da fonte de 180V seco (10mf x250V) troquei todos e entrou fonte (115V em stby). Dei power on e ligou com imagem e audio, mas tinha um risco horizontal na tela como se a imagem estivesse dobrada nesta ponto. Troquei c502 e c508 defeito permaneceu. Trquei IC 501 defeito desapareceu, mas ainda tenho um problema.
Quando a TV liga o +B cai um pouco e fica oscilando entre  110V e 112V. A imagem esta perfeita, e sitoniza todos os canais com audio perfeito, acontece porém que quando fica um tempo ligada (umas 2 horas +/-) ela desliga.
Se der power on ela liga novamente. Já troquei C616, C617, troquei sida horizontal, TSH
É meu primeiro contato com este chassi e ainda não entendi muito bem o aranjo desta fonte.
As demais tensões me parecem normais, posso estar me enganando uma vez que meu esquema esta um tanto borrado e não tenho o esquema da placa do cinescopio.
As tensões que tenho são estas.
+B 115V em STBY e 110/112V com power on
+5V IC 1004 esta ok com 5 V
+9V IC¨604  esta ok com 9 V
+8V IC  652  esta ok com 8 V
+B do audio pino 2 IC 301 esta com 13,1 V
+b para os drivers de video esta com 180V
ABL esta com tensão variando entre -12 e -16V conforme troca de brilho e  tonalidade da imagem.
Se alguem conhece este ou tem uma sugesão de pesquisa e quiser compartilhar fico grato.
No ponto em que estou, até um chute na bunda me empurra para frente
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

Sergio Freitas

Já verificou o foto?

O que vai na tv é 6 terminais, mas pode colocar o de 4 terminais
  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

BACAMARTE

Srs, boa noite.
Sergio, grato pela resposta, mas infelizmente não é o foto-acoplador. Já tinha testado ele fora do circuito, mas troquei mesmo assim para confirmar, defeito permanece.
Duas perguntas:  Este chassi tem alguma linha de proteção?    Como e onde esta fonte controla a corrente de carga?
Se alguem souber e quiser responder fico grato.
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

Trudes

Veja se o capacitor de coletor do saida horizontal não está alterado.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

BACAMARTE

Grato pela resposta Trudes, mas como coloquei na abertura deste tópico, C616 e C617 já foram trocados
Já troquei também o regulador IC703. Defeito permanece.
Estou fazendo uma ressoldagem geral, vamos ver.
Continuo aceitando sugestões.
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

Sergio Freitas

Confira no esquema, mas acho que a proteção é feita pelo Q-703.

Algumas TVs da Sharp quando em stand-by tem o valor da fonte elevada.

Quanto a estar desligando verifique se a tensão power no micro altera.
  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

marcosbr

 Pelo tempo que permanece ligada... Não pode ser tão grave.
90% dos defeitos em sharp, são capacitores. (idade)
Ajuste screen, e verifique filtragem das fontes. 180V, etc...
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

BACAMARTE

Srs, boa tarde
Sergio, não é pela linha de proteção, Q703 e 704 ficam em corte.
A tensão que alimenta o micro esta estavel. (5,0V)
A tensão que comanda o power fica em torno de 4,9V e não varia (pino 41 do micro)
Quanto a filtragem, dica do Marcos, já troquei os capacitores das fontes de 115, 9, 8, 5, 13, e do vertica 26v. O ripple da fonte de 115V esta com 400mV, o ripple das demais fontes tende a zero.
Já alimentei o vertical e o audio com fontes externas, pensando que talvez, se diminuisse as cargas da fonte e do horizontal o +B estabilizasse. Fiz uma boa ressoldagem, e defeito permanece.
Já troquei IC do vertical, capacitores de filtro, TSH, saida horizontal, foto acoplador, regulador SE115N, Já coloquei inclusive um outro tubo com defletora e permanece a falha.
Não troquei ainda o capacitor de filtro da ponte retificadora, vou trocar e retorno.
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

Trudes

Verifique:
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

BACAMARTE

Ola Trudes e demais.
Os tres transistores estão ok e o diodo também,  a tensão esta abaixo do ponto de conduçao do zener (17V no catodo do zener) e eu tenho 8,7V no pino 36 do IC201. Não é por ai.
Marcos, quanto ao filtro antes do regulador troquei e permanece igual. O que observei é um aquecimento um pouco alto no tesistor que leva o +B ao TSH (10 ohms x 10w). Pode até ser normal, mas não conheço este chassi e não tenho outro para comparar.
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

BACAMARTE

pessoal, boa noite.
Resolvi trocar saida horizontal novamente, coloquei um BU2527DX, já esta ligada umas 8 horas com imagem e audio normais. Vou deixar ligada uns dias para avaliação. De qualquer forma não entendi, o saida horizontal antigo era novo??????
retonnarei com resultado
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

Sergio Freitas

  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

medeirosfran

Amigo vou dar uma dica talvez possa ajudar se o defeito persistir, a poucos dias atras eu tive com um problema parecido com este ai a tv desligava em 10 a 15 minutos não me lembro certo o valor do trimpote mas ele fica na linha do ABL ao lado do flay e concerteza esta oxidado troque-o, boa sorte.
  • Localização desse usuário é: Barbacena - mg
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.
"Deus" não exige que tenhamos uma vida só de sucessos, mas pede porem que sejamos fieis aos nossos compromissos.

Ricardo-IG

De tudo que já foi dito, só posso acrescentar que o +B deveria estar cravado em 115V em s.by ou em funcionamento.
Se o problema retornar, e como tudo começou na fonte, sugiro que passe um pente fino nela...

Boa sorte!!

Ricardo
  • Localização desse usuário é: Petrópolis- Rio de Janeiro-RJ
  • Minha forma de trabalho é Estudante
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.
Se busca ajuda, este é o lugar certo. Mas faça a sua parte e pesquise tecnicamente o aparelho antes !!!

marcosbr

Citação de: BACAMARTE online 05 Ago 2011, 22:54
pessoal, boa noite.
Resolvi trocar saida horizontal novamente, coloquei um BU2527DX, já esta ligada umas 8 horas com imagem e audio normais. Vou deixar ligada uns dias para avaliação. De qualquer forma não entendi, o saida horizontal antigo era novo??????
retonnarei com resultado
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

BACAMARTE

Pessoal, boa tarde.
Já faz uma semana que substituí o saida horizontal, tenho ligado televisor todos os dias na primeira hora da manhã e desligo antes de me recolher. A falha de apagar não se repetiu mais. Vou dar por resolvido,  se eventualmente o cliente reclamar, me comprometo em notificar voces.
Grato a todos
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

Similar topics (5)