Forno M.O Electrolux ME-30X Não comuta/liga rele de potência

Iniciado por matrix57, 11 Ago 2010, 11:07

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Claudio Carvalho

#20
Ei Matrix.

E o diodo???  Verificou o diodo?  Quando ele entra em curto também faz o mesmo defeito, OK?

Cláudio


PS. Modifiquei erro na escrita!!!

Sergio Freitas

Matrix

Os trafão não precisa ser o código que está no equipamento.

Basta você pedir pela voltagem de entrada e litros do M.O.

É só cubicar o compartimento.

  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

matrix57

Ola, boa noite a todos!
Pessoal, me deculpem, só para não perdermos o foco em questão, O trafo A.T foi apenas um comentario por razões de preços absurdos praticados em minha cidade, neste caso do Electrolux estou com problemas na placa PCI de controle,ok.
Certo Claudio, já testei, tirei o rele e medi o diodo (paralelo com bobina do rele), sem em curto vai a zero, mas da 6,5 V na bobina (12V), ai  fica a pergunta, Q9 é o que?
o código (duvidoso) que consegui ler é 2AB ou 12AB, mas veriquei no SMD Book, e não consta este código, ai, :-\ que bicho é esse?? Eu preciso ter certeza de quem e o que é "Q9", só isso, espero.
Saudações,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

xandre

amigo,a pergunta minha foi?se quando voçe coloca ex:10 segundos e aperta a tecla liga,ele aciona o cronometro no display e não aciona o relê de alta tensão?se for isso no momento de fazer o teste acione o relê com uma fonte externa para saber se vai esquentar!já verificou tambem chaves da porta!se for o caso da PCI pode ser sim defeito no micro.ai compensa comprar uma nova que vem completa.eu compro sempre no mercado livre,pago em torno de R$45,00 R$50,00 da placa,é só acessar o mercado livre digitar da busca:placa para microondas,ai aparece um monte de vendedor.nas autorizadas é muito caro mesmo.

matrix57

Ola Xandre!
Sim, o temporizador conta normalmente, se fechar os contatos do rele ele aquece, o prato gira tudo normal, intertravamento da porta tudo certo, como já disse, o micro tem saida +5V no(P20), o problema é o Q9, que acredito, tem a função de fazer o BUS +12V dos Reles,
Se eu não identificar este transistor, vou ter que comprar outra placa.
Saudações,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

xandre

matrix57,é o seguinte:tenho uma placa aqui do 28S ,estive analisando o transistor que aciona o relê e é o mesmo,então é este:1AM=equivalente=MMBT3904=equivalente=BC846.coloque este BC846 smd,se não tiver smd coloque tamanho normal,só verifique o datashet antes o.k.,boa sorte.

matrix57

Caro Xandre!
Os Tr´s que acionam os reles nesta PCI do ME-30X, são respectivamente Q11 e Q13, eles estão OK, e tem código 1AK, não são eles o meu problema, o meu "osso" é o Q9 que não estou conseguindo identificar, pode até ser um Mosfet-N, falta a certeza, não encontro nada de 2AB ou 12AB. Fui na Assistência técnica Autozida Electrolux, aqui de minha cidade, eles não consertam placa, só "trocam peça" é que quase todo mundo faz. Vou ter de encontrar um outro cabeçudo igual a mim, que também quer e gosta de consertar placa de PCI., ou eu estou errado??
Saudações,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

Paulo52®

Matrix  ,  eu  lhe  dei  uma  ideia  e  me  parece  que  não  foi  bem  aceita  ,  de  uma  olhada  em  pcis  de  dvds  ,  tenho  certeza que  tem  este  bendito  Transistor .=  2AB .
  • Localização desse usuário é: Campo Grande MS
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 13 anos.
Você que ainda não aprendeu a postar corretamente e com fotos
Clique Aqui





UMA  LINGUA  AFIADA  PODE  CORTAR  A  PROPRIA GARGANTA .

matrix57

Ola Paulo! Boa noite.
A ideia foi bem aceita sim, é que eu não tenho nenhuma PCI de DVD no momento em minha oficina, porem encontrei outra duas soluções soluções, que foram testadas e o resultado é perfeito.
1ª opção: a mais simples, é colocar em serie um diodo no mesmo sentido NP com um reistor de 10R/1W, ou seja, anodo como coletor e catodo como emissor, na posição do Q9, tensão de BUS nos reles fica em 11,89V
2ª opção: Encontrar um transitor DDTD113EC (NPN)  500 mA, (Built-in bias resistor) Transistor digital, apenas observar que a montagem deve ser feita com o código impresso no corpo do transistor virado para baixo, ficou bala., tensão de BUS dos reles fica em 12,2V.
Testei o forno por inumeros ciclos, funcionado perfeitamente.
Saudações e abraço a todos,
Matrix57. :laugh:
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

Paulo52®

Matrix ,  a  solução  me  surpreende  ,mas  no contesto resolve ,  e  ai sinto  a  sua capacidade de  anasilar  e  dar  a soluçao  a  um  problema ,  se  resolveu  a  contento parabens  e  que isso  sirva  de  lição para  outros . :police: :police: :police: :police: :police: :police: :police: :police: :police: :police: :police:
  • Localização desse usuário é: Campo Grande MS
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 13 anos.
Você que ainda não aprendeu a postar corretamente e com fotos
Clique Aqui





UMA  LINGUA  AFIADA  PODE  CORTAR  A  PROPRIA GARGANTA .

Similar topics (5)