principais defeitos em fonte chaveada

Iniciado por Julianotibes, 05 Março 2010, 07:50

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Julianotibes

pessoal vendo q muitos amigos criam topicos por defeito em fonte chaveada ...achei algo na net q pode ajudar ....ai vai...rsrsr

Os principais defeitos das fontes chaveadas e as possíveis causas são:

• Fonte inoperante com o fusível queimado:

Transistor de chaveamento em curto, outros semicondutores em curto.

Fusistores abertos.

Em muitos casos, transientes, picos de tensão e mesmo capacitoreseletrolíticos com perdas de capacitância podem causar a queima desemicondutores, e com isso levar a fonte à inoperância.

• Fonte inoperante com fusível bom:

Nesse caso, deve-se verificar o circuito de partida que pode estar com componentes abertos ou com os fusistores abertos.

Isso acontece se semicondutores, como o transistor de chaveamentoentrar em curto. O fusistor queima (abre) sem que haja tempo do fusívelqueimar (abrir) também.

• Saídas com tensões alteradas ou com ripple em excesso:

Se o ripple constatado for na freqüência da rede de energia, ou em ummúltiplo da freqüência da rede, por exemplo 120 Hz, podemos suspeitarde capacitores de filtro abertos, ou com a capacitância reduzida nosetor de entrada (AC) da fonte.

• Saídas com tensões alteradas, mas com ripple na freqüência de comutação da fonte entre 10 kHz e 500 kHz:

Os suspeitos são os capacitores de filtro que podem estar com fugas,abertos ou alterados no setor da fonte logo depois do transformador.

• Barulho contínuo e baixa tensão numa das saídas:

Isso pode acontecer se componentes desse setor estiverem em curto, comocapacitores eletrolíticos, diodos retificadores e semicondutores usadosna regulagem.

• Às vezes liga e às vezes não liga:

A fonte liga e desliga de modo intermitente com os LEDs indicadores piscando e a tensão na saída oscilando fortemente.

Podemos suspeitar de componentes semicondutores em curto, ou ainda deproblemas no circuito de sensoriamento, nesse caso o própriocontrolador pode estar com defeito, devendo então, ser analisado.

É importante observar que como em qualquer equipamento eletrônico, umaboa parte dos problemas é causada pelos capacitores eletrolíticos.

O que é interessante para esse tipo de defeito é que é possíveldetectar sem esforço um capacitor com problemas pela simples inspeçãovisual.

Capacitores "inchados", "estourados" ou com sinais de vazamento podemser detectados facilmente, simplesmente com uma inspecionada visual.

É bom lembrar um capacitor com problemas normalmente pode causar a queima de outros componentes como diodos e transistores.

Claro que dependendo do problema, como um simples transistor, umresistor ou um capacitor que custe baratinho e que pode ser detectadofacilmente, o conserto de uma fonte chaveado é vantajoso,principalmente se não tivermos as condições de fazer a troca por umafonte nova.

Mas se o problema for maior e a troca da fonte for simples, a troca da fonte será a melhor solução

 
         

Similar topics (5)