TV MITSUBISHI TC-2999 SEM COR

Iniciado por ROB-CAM, 22 Fev 2010, 19:10

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ROB-CAM

Aparelho: TV
Marca:    MITSUBISHI
Modelo:   TC-2999
Defeito:   SEM COR

Funciona tudo perfeito, porém a imagem está preto e branco. Já resoldei todo o IC200 e também já troquei o cristal X600, mas não resolveu.


Obrigado a quem puder ajudar.
Roberto

Claudio Carvalho

Rob.


Reconfigurou o MENU do usuário?  Ele pode estar em NTSC.

Se não, o seu problema pode ser L.R., OK!


Cláudio

luiz carlos hz

e as voltagens da saída rgb,como estão?
  • Localização desse usuário é: Rio de Janeiro/Rj
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 23 anos.
não respondo perguntas fora do forum.

Claudio Carvalho

Luiz.

O RGB deve estar OK! Veja que o problema são nas 3 cores...

Cláudio

tioeds

o transcoder desta tv é separado,para identificar se o defeito é nele ou na placa principal desligue a placa e curto circuite a entrada com a saida de video dela e injete um sinal ntsc se der cor a placa principal estara ok(defeito no transcoder)caso contrario defeito na placa principal.O chaveamento de cor nesta tv é automatico.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 26 anos.
"O unico lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionario"
(Albert Einstein)

ROB-CAM

É meu amigo Tioeds, pois o problema parece estar justamente neste chaveamento automático de cor. Uso aqui sinal de TV a cabo e ao passar por todos os canais, percebi que somente o canal 22 tem as cores perfeitas, como é um canal local, então pensei: talvez este canal transmita em NTSC. Peguei uma TV com funcionamento perfeito, pus no canal 22 e mudei o sistema de cor para NTSC e a imagem continuou colorida, pus em PAL-M e o canal ficou preto e branco, confirmando assim a suspeita de que este canal realmente transmite em NTSC.
Pois bem, do esposto conclui-se que a TV está programada para receber em NTSC e não está comutando automaticamente para PAL-M. Alguma dica?

Um abraço a todos.

tioeds

concentre seus esforços no transcoder,começe pelo basico- alimentação,cristais trimpots as vezes dão m.c.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 26 anos.
"O unico lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionario"
(Albert Einstein)

ROB-CAM

Ok amigo, vou dar uma conferida geral nesta placa, depois retorno, mas a julgar pelo esquema, já estou muito desconfiado do IC6005 (MC13077) e este vai ser ruim de achar, heim...

Um abraço.

ROB-CAM

Caro amigo Tioeds, a única coisa que encontrei errada no transcoder foi a tensão nos pinos 3 dos IC6003 e IC6008 (LA7016) que deveriam estar em 0V, mas estão com 3,9V. Soltei estes pinos, mas a TV continuou do mesmo jeito, aterrei estes pinos e a mesma coisa. Todas as outras tensões apresentadas no esquema estão ok nos pinos dos outros CI'S. Será que pode ser isto?

ROB-CAM

A eletrônica e suas loucuras. Depois de muito penar com esta TV e sem resultados, vi que tinha aqui vários vídeoscassete aos quais poderia usar para tentar utiliza-lo como decodificador externo, e pensei: se der certo, até dou um desses vídeos para o cliente que é amigo. Então liguei o sinal da antena à TV, através do vídeo e voalá; imagem colorida em todos os canais. Depois simplesmente liguei o cabo da antena direto na TV e a imagem estava colorida em todos os canais. Parece que de alguma forma o vídeocassete fez a TV chavear de NTSC para PAL. E é bom lembrar, que aquelas tensões de 3,9V nos pinos 3 de IC6003 e IC8008, tem tudo haver com o defeito, pois agora que a imagem está colorida a tensão nestes pinos está como indicado no esquema, ou seja, 0V.

Um abraço e meu muito obrigado a todos que responderam.

Claudio Carvalho

Rob.

Eu não daria por encerrado este aparelho não!  Eu o colocaria em teste por pelo menos uma semana, ligando e desligando por uma hora para ter certeza!

Não há a mínima lógica o que aconteceu!


Cláudio

Claudio Carvalho

Rob.

Esta fazendo o que escrevi?


Cláudio

ROB-CAM

#12
Tá funcionando perfeitamente. De dia, quando não está ligada, deixo em standby, a noite retiro da tomada, para ter certeza que ficou ok de todas as formas.

Um abraço.

ROB-CAM

#13
Está resolvido mesmo, está funcionando legal.

Similar topics (5)