TV Gradiente TF-2952 Sem imagem com linhas de retraço

Iniciado por Percí, 25 Fev 2010, 16:56

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Percí

Aparelho: TV
Marca:    Gradiente
Modelo:   TF-2952
Defeito:   Sem imagem com linhas de retraço

Boa tarde amigos, esse aparelho chegou com dois resistores fumaceando na placa, r428 e 429 e descobri também o soquete do tubo já preto de tanto faiscamento, depois de soltar o fio de foco pude trocar os resistores que daí não queimaram mais(com o soquete em curto a alta tensão atingia eles), o fly-back estava ruim pois apesar de gerar alta nem acendia o filamento, após substituído fazia tanto barulho no anodo do tubo parecendo uma cachoeira, o capacitor C428 estava em curto, daí o tv ligou e sintonizou mas não tem imagem e a tensão dos 180 está em 223V, troquei tambem o CI amp. de RGB mas nada mudou, preciso de ajuda.


Obrigado a quem puder ajudar.
Percí
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)


owalcy-rj

Verifique o resistor da linha dos 180v,pode está aberto.Boa sorte!!!

Percí

Esqueci de dizer mas já troquei o soquete e a linha dos 180 está com 220V no amp. de RGB, estou tentando mandar uma imagem mas não estou sabendo fazer, alguém pode me dar uma dica?
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

Eh! Eh! acho que deu certo, a tela está assim.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

jacunda

Este tv usa IC no RGB, se sim, pode ser ele.

Percí

  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Trudes

E os capacitores da alimentação do RGB, já verificou?
Isso também é característico de falta de sinal proveniente do micronas.
Verifique os transístores Q5, Q6, Q7, verifique suas tensões e todas as alimentações do CI, verifique os circuitos dos pinos 80, 81, 82 e linha de ABL.
Em último caso, pode ser o micronas.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

jacunda

Faz um teste. Desliga as três linhas do RGB, na placa. Liga a tv e vê se sai as linhas, depois vai ligando uma por uma e nos repassa como ficou a tela, ok?

Percí

Trudes, amanhã verifico tudo que você disse, mas os capacitores da linha dos 180V na placa do TRC já verifiquei e estão ok, desliguei (dessoldei) os pinos 1,2 e 3 do amp. de RGB e consegui os seguintes resultados
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

Ressoldando pino 1, tela verde
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

Ressoldando também o 2, tela vermelha
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

Ressoldando o último é claro volta ao que estava, a tensão de +B está em 131 qdo deveria ser 125V(creio que a diferença é desprezível) mas a tensão que alimenta o CI de RGB está 40V acima do normal, não estaria aí o problema? Medindo o diodo que retifica a linha dos 180 na saída do fly-back( fora da placa) com o VOM parece normal.As outras fontes de fly-back por exemplo do vertical estão com + e - 16V qdo deveriam ser 14.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Trudes

Perci, qualquer alteração na fonte principal, irá acarretar alteração em algumas alimentações secundárias. Os 180v por exemplo. Verifique a etapa de controle da fonte perto do fotoacoplador. Tem um resistor de precisão ali, que é responsável direto pelo valor da tensão de fonte. Não acredito que isso resolva o seu problema, pois está me parecendo o micronas, mas não custa conferir.
Aguarde mais dicas e orientações, antes de trocar ou atualizar o CI.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

jacunda

A minha conclusão é: Como pensei, os três fios desligados tela cinza, isto quer dizer que a saida RGB está ok, só estou estranhando estas linhas de retraço, pois não deveriam estar presente com os três fios desligados, a não ser que o escreen esteja muito aberto. Quanto a tensão estar alta, é pelo fato de não ter sinal de video.
Ontem peguei uma U18, com um sintoma igual há este, e o culpado era um resistor de 220 ohms, aberto, o mesmo saia do pino B do micro.
No caso desta tv, eu apostaria no micronas. Como disse o Trudes:Aguarde mais dicas e orientações, antes de trocar ou atualizar o CI.

Almeidaf

#17
  Procure o que o Trudes escreve, sobre a fonte,  Se essa voltagem é com o tv funcionando então esta alto demais, logico que o final ficará alto tambem . Veja os filtros do secundário (Veja!).  Acredito que esteja com esses retraços pois voce deve ter adiantado o Scrim. Veja o diodo D901 na placa TRC
teria que ver com o osciloscopio nos  pinos 72-72-73 se tem sinal de rgb do canal.para isolar o trc do micronas . depois, sim  centrar no micronas. Pelas trauletradas no trc provavelmente ele esta variado.


Desculpe ai Jacunda quando enviei voce ja tinha enviado .
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

luiz carlos hz

#18
troque este ci do rgb da plaquinha do tubo por um original.e tente regular o screen.troque esse soquete novamente por um comprado na autorizada,pois isso já me aconteceu,troquei o soquete e o tv ficou assim mesmo.
  • Localização desse usuário é: Rio de Janeiro/Rj
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 23 anos.
não respondo perguntas fora do forum.

grandegill

Olá amigos!

Talves isso ajude: Já peguei um aparelho ""Philips""  20", em que esse tipo de defeito era o ""TUBO"".

Acredito que não custa tentar.

Boa Sorte.


Similar topics (5)