(RESOLVIDO) DIODO ZENER

Iniciado por francisco, 25 Set 2008, 20:31

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

francisco

ESTOU COM UMA SAMSUG COM ESTE ZENER ABERTO ELE VAI NA LINHA DO +B DE 125 VOLTSESTÁ ESCRITO NO CORPO DELE ASSIM. R2KN.SERA QUE É 130VOLTS OU MAIS O MODELO DA TV É CN 3338V ME TIREM DESTA DUVIDA OK

edson tadeu

ele é o diodo de 120ou 130 volts mesmo ate com ele desligado a tv funciona mais ele é proteção por isso deve ser coloc ado outro no lugar voce pode pegar de sjharp ou outro qualquer e botar no lugar a semp tambem tem cce tambem

francisco

valeu amigo obrigado.

baskiroti

O da CCE é o R2M
setenbrino souza

marcosbr

 Bom dia.
Todas as respostas estão corretas, mas somente para acrescentar, tem que ser com boa dissipação.
Peguei uma sharp que tive que trocar 2 vezes, só resolvi quando verifiquei a filtragem de AC.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Carlos Meira

Francisco,

Verifica esses documentos e decida.

Boa Sorte...
  • Localização desse usuário é: Vila Velha-ES
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 11 anos.

Bruno .

amigo esse zener é proteção a tv até funciona sem ele mais nunca ligue ele sem este, pois pode danificar até um tubo da uma verificana da fonte pois para este zener queimar alguma coisa esta errada
  • Localização desse usuário é: Ferraz de Vasconcelos/SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 11 anos.

marcosbr

 Um é de proteção o outro é de avalanche.
Estou sem esquema. Ele esta em serie com o +B, ou etá do +B para massa????
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

klein

amigo francisco este zener é de 150v

marcosbr

 Obrigado Klein.

Citação de: marcosbr online 29 Maio 2009, 10:41
Bom dia.
Todas as respostas estão corretas, mas somente para acrescentar, tem que ser com boa dissipação.
Peguei uma sharp que tive que trocar 2 vezes, só resolvi quando verifiquei a filtragem de AC.

Se o restante estiver normal. (esta aberto não em curto)
Um abraço.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

klein

amigo Marcosbr concordo com você se o cap 805 ou 853 estiver com a capacidade inferior a especificada ele abre o zener
você foi mais especifico mostrando o defeito, eu apenas citei o valor do zener que de acordo com esquema é 150v
ainda que o amigo Carlos mostra no datasheet que é  140v
se eu me expressei mal me desculpe, apenas quiz ser útil
obrigado

marcosbr

 Obrigado Klein, de novo.
Tem que ser o certo, quem pede opinião, é porque está precisando. Voce se expressou certo, quem projetou a TV não fomos nós, foi o engenheiro da Sansumg.
Um abraço.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Carlos Meira

Francisco,

A minha dúvida, quando lí sobre a similaridade entre os componentes, é que pelo datasheet o original é de proteção à uma voltagem específica (140 ou 150V - não importando a voltagem exata),e o proposto para substituição tem uma faixa de tensão que pode chegar a 180V a ser protegido.
A pergunta que fiz a mim mesmo e que não soube responder é até que ponto uma possível sobretensão acima de 160V pode causar algum prejuízo ao TRC???
Por isso deixei a decisão para você colega...


Boa Sorte!!!
  • Localização desse usuário é: Vila Velha-ES
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 11 anos.

Almeidaf

#13
sr. Carlos Meira, em resposta a sua pergunta se tu tivesse mais atençao a minha resposta sobre esse mesmo zener do dia 24-5-09  perguntada por Paulo 52, onde eu esclareço a função do mesmo, onde voce mesmo disse que outro tinha razão ignorando  minha esplanação para  iniciantes.  teria voce sabido o porque pode  trincar o trc!,  se voce observar as respostas dada a esse tópico nao é mais do que argumentei  na minha resposta sobre esse semicondutor (pelo menos alguns tiveram alguma noção do meu escrito). onde o cara que voce disse ter razão estava colocando um retificador rápido no lugar de um zener.
antes que voce escreva que nao precisa da minha opinião, aos outros iniciantes             (e a voçe!) eu esclareço que a voltagem da fonte subindo mais de 15 por cento no caso esse zener que está ai juntamente para evitar isso, o mais b geral subira para 180v e as voltagens de 12 para 16v de 5 para 7v, por conseguinte haverá uma pressão de exesso de voltagnes en todos os estágios inclusive horizontal onde a alta tensão subira de 26kv. para  em torno de 29Kv. onde poderá sair uma centelha da chupeta  para o aguadac, e pifar o tr saida h.  e parar tudo.  como poderá esse exesso e voltagem internamente pelos elementos do trc saltar para o terra (catodo oufilamento) ou para a propria deflectora.

acho que fui claro na minha esplanação
em tempo.... eu sempre tento passar a minha esperiencia para outros   em detalhes (coisa que nao temos obrigação).

veja se o  que escrevi lhe trará algum beneficio
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

klein

#14
amigos
aqui no forum somos uma familia, pelo menos eu creio assim e devemos ser assim.
Quem ouve, escuta um sábio, sábio é
um abraço carinhoso a todos deste forum
em especial ao amigo Almeida

edson tadeu

eu so quero deixar u ma coisa clara aqui  nao é que o diodo seja de 150v que a tensao do  +B seja de 150v ele quer dizer que em uma tensao vinda da fonte com 150v ao passar por este diodo ele regula a mesma para 130 ou 120 - isso quer dizer que o diodo suporta uma tensao ate 150v que deve ser a tensao maxima para ele regular. como todos nós sabemos para que o diodo regule a tensao antes dele tem que ser maior do que a que ele vai regular nao é verdade porque senao nao teria sentido o diodo regular.

Claudio Carvalho

Colegas de bancada.

Acho que todos estão certos e que o resultado da dúvida, já foi atingido! 

Então, vamos nos abster de acirrar mais respostas a  este tópico.

Esperemos que o Francisco se manifeste e dê por encerrado o assunto!

Obrigado a todos!


Cláudio

francisco

senhores não sei porque a cobrança pois o amigo edson tadeu me passou a dica,e no mesmo dia ou seja 26 de setembro de 2008 as 17 58 13 segundos eu mandei a resposta pra ele de agradecimento.pela informação,e dai foi encerrado o assunto,se estão discutindo por este assunto acredito que não tem motivo,e o diodo coloquei um de 130volts,como o amigo edson mencionou.obs faz sete mês que entreguei a tv,boa noite a todos

klein

que coisa lamentavel, para não dizer vergonhoso
como um topico deste, faz tanta gente perder tempo?????.
Tudo isso por ter ficado aberto.
O amigo Francisco ainda pergunta, porque a cobrança??
Só me resta pedir desculpa por ter entrado na confusão

Similar topics (5)