TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta

Iniciado por Percí, 20 Fev 2013, 10:18

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Percí

Aparelho: TV
Marca:    Panasonic
Fabricante:   
Modelo:   TC-21V50B
Defeito:   Fonte muito alta

Segundo relato do cliente apresentava linha brilhante horizontal no centro da tela e com uns tapas voltava ao normal até que passou a não ligar mais, de cara vi que o CI vertical estava cheio de soldas frias mas mesmo resoldando o aparelho continuava a entrar em proteção, substituindo ligou por uns segundos a mais e entrou em proteção novamente, reparei vazamento de alta no instante de funcionamento e ao medir o B+ descobri 160V. Pelo esquema notei que no pino 2 do acoplador ótico tenho os mesmos 160V. quando deveriam ser 12,6 medindo o acoplador fora da placa se mostrou bom, troquei e ficou na mesma, as tensões de base e emissor do Q802 estão normais e parece bom medido fora da placa, preciso de ajuda.
Agradeço a quem puder ajudar.
Percí
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Paulo52®

Confere  as  tensões no  regulador  da  fonte .
  • Localização desse usuário é: Campo Grande MS
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 13 anos.
Você que ainda não aprendeu a postar corretamente e com fotos
Clique Aqui





UMA  LINGUA  AFIADA  PODE  CORTAR  A  PROPRIA GARGANTA .

Rangel

Perci, vc tem certeza que tem 160V no foto acoplador?? Confira esse detalhe direito aí, pois é estranho vc ter essa tensão toda em cima dele e ele ainda não ter explodido.


  • Localização desse usuário é: Barra de São Francisco-ES
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 10 anos.
Eletrônica Rangel-ES

marck3

Concordo com os nossos colegas 160v  e muito alto e voce ja teria queimado alguma coisa.O ideal seria troca o optoacoplador e segui os componentes entorno dele.Para medir optoacoplador eu pessoalmente utilizo dois multimetros analogicos um para polarizar o led interno e o outro na saida do fototransistor para ver os pulsos .Ou troco logo ele por se barato.Nao vou desconfiar que seja o terra que voce esta utilizando com referencia ,por causa do vazamento de alta que voce citou.Boa sorte
  • Localização desse usuário é: Belo Campo-BA
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 23 anos.

marcosbr

 Facilite colocando o esquema aqui.
Não encontrei nada com este modelo.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Percí

Até para o pino 1 do foto usar todo o valor +B não me pareceu um circuito muito comum, mas enfim..., também várias vêzes medi usando o terra do varicap já que os pinos um e dois do foto estão no secundário, amanhã meço as tensões no regulador, segue o esquema
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

Desculpe amigos, coloquei errado o modelo no início do tópico e só agora eu vi.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

marcosbr

 Dei uma olhada rápida. Amanhã com mais calma eu retorno.
Não tem como isto aí... De cara eu trocaria o acoplador.
Digo trocar!
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Percí

#8
Foi a primeira coisa que eu fiz, troquei por um branco P421F no lugar do P621 original também branco e depois por um preto 817B, dando sempre o mesmo resultado, não sei bem as diferenças entre eles mas sei que por experiência geralmente servem um no lugar do outro, as tensões no regulador STK73907-T estão todas conforme o esquema mas os pinos 11 e 12 são ligados ao pino 3 do chopper coisa que não bate com o esquema ou o desenho está meio falhado e a tensão que medi em torno de 100V com multímetro comum em escala DC não dá pra considerar.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Sergio Freitas

Meça novamente a tensão usando o terra do C-805.

Corrigindo o Marcos os aterramentos são isolados já que a fonte é chopper.
  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

Percí

#10
Nesse caso está dando 125V. no pino 2 do opto considerando o terra do primário (terra do C805). Como não quero piorar o problema aguardo uma opinião dos amigos.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Sergio Freitas

Tente colocar um outro STK.

No esquema a tensão vinda do retificador vai ao trafo e vai para o pino 12 do STK

  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

Percí

#12
Tem razão Freitas, estava considerando tensão alternada e de alta frequencia vinda para os pinos 11 e 12 como se fosse uma saída do trafo mas agora também vi que vem da ponte, não será ela ou o C805 que está danificado pra dar só 100V? Se tem tensão no secundário tem chaveamento no primário, amanhã confiro.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Almeidaf

#13

No primário,  C805 se a rede for 110V terá 150V a 180.   se rede for 220 chegara aos 300V.
Se for isso ta normal o primário.

....................Ta o maior rollo!!!!!!!!!!!!  voce tem que medir em cima do C 810 , voltagem de +B.
solde um fio negativo  dele, e meça as voltagem que ta no esquema no Q802.
se tiver alto como dizes, tem erro nesse tr .  tem que ter 6.8V  no emissor dele. se tiver acima esse diodo esta aberto. pois é ai o referencial dessa regulagem da fonte.
Fica vacilando que esse aparelho é chegado a pifar o TR SH e trincar o TRC.
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

marcosbr

#14
 Realmente difícil de entender...
Sérgio.
Pino 2 do foto é secundário, e C805 é primário... A unica linha de controle é esta!
Outra coisa intrigante é dizer que as tensões do TR, e ele mesmo estão normais.
Este seria um bom caso, de "simulação" com a velha lampada. (sem perigo para o circuito adiante)
Primeiro faça um teste de isolamento dos "lados"
Veja se algum destes resistores foi trocado e confira. No mais...
Não tem nada alem do treco que coloquei aí.
Se tem +B... Primário funciona. (sem controle, mas funciona)
Se o controle funciona... CI no primário não controla. (esta ruim)


O resto é o Perci analisar com calma!
Se não deu pra entender, eu tentarei de outra maneira.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Sergio Freitas

Marcos

Pelos relatos eu estava achando que o STK estaria bichado.

Relendo o tópico novamente fiquei mais perdido ainda......

Amanhã vou analisar com calma essa fonte no esquema, mas ter mais de 100V ao invés de 12 é dificil de acreditar.

Perci esqueça o ponto de aterramento que lhe indiquei, use a carcaça do varicap.
  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

Percí

Acho que está praticamente resolvido, desliguei o B+ do fly-back e liguei uma lampada como sugeriu o Marcosbr, dessa forma pude medir com mais calma as tensões com multímetro digital e pasmem são mais altas do que eu disse, em C805 164V(normal p/ rede 127V), em C810 175V(não sei como a lampada de 110V aguentou) e nos pinos 1 e 2 do fotoacoplador 168V. Analisando cheguei a seguinte conclusão deve ser defeito no coletor do Q802 porque ele deveria oferecer alguma resistência fazendo com que a tensão no pino 2 do foto fosse obrigatoriamente menor que no pino 1 para que o LED interno seja acionado e atue nos pinos 3 e 4 ocorrendo então a regulação, certamente deve ocorrer uma boa queda de tensão em cima do R818 de 10K que está em série com o pino 1 fazendo com que a tensão no mesmo fique um pouco mais alta que no pino 2 em torno de 14V acredito. Hoje mesmo comprei dois 2SC1473 já com a idéia de trocar e só por Deus resolvi dar uma conferida com o multímetro antes de trocar, um veio com base e emissor em curto e o outro totalmente aberto, devem ser forças do além contra a conclusão desse serviço, mas na segunda vou com o multímetro na loja e consigo um bom pro desfecho.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

marcosbr

 Aguardando.
Amém... kkkkkkkkkkkkkk
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Paulo52®

Desculpem  ,  não aguentei  , :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
  • Localização desse usuário é: Campo Grande MS
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 13 anos.
Você que ainda não aprendeu a postar corretamente e com fotos
Clique Aqui





UMA  LINGUA  AFIADA  PODE  CORTAR  A  PROPRIA GARGANTA .

Trudes

Só um pitaco!
Perci, das várias que eu já consertei dessas:
Resistor de saturação do regulador interno do STK alterado (o verdinho)
Retire o chopper e levante os "malditos" diodinhos que a panasonic usa que estão abaixo dele hehehe..
STK defeituoso.
Tenta aí!!
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

Similar topics (5)