TV Philips 29GX1899 Não liga e fica apitando

Iniciado por FREDERICO koch, 12 Fev 2010, 18:35

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FREDERICO koch

Aparelho: TV
Marca:    Philips
Modelo:   29GX1899
Defeito:   Não liga e fica apitando

Peguei este aparelho da minha cunhada para concertar. Já haviam aberto e tirado o Flyback e o BU1508 da placa e alegaram ser o problema, mas não voltaram para consertar. Comprei o flyback da internet e fiz as soldas. Ao ligar o aparelho, nada acontece a não ser um apito que vem da placa, bipando na ordem dos 3 ou 4 HZ. Sou iniciante em tv, mas trabalho com eletrônica há um bom tempo.


Obrigado a quem puder ajudar.
Frederico
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Claudio Carvalho

Frederico.

Primeiro você precisa nos escrever quais voltagens encontrou na fonte do aparelho e se o +b esta correto!

Veja ai o esquema e se baseie por ele, depois nos responda a sua dúvida!

http://www.4shared.com/get/19671679/e61dcd81/philips_29GX1899__GR6LS.html;jsessionid=A3F5357792BC0BCB7413A835878B49BF.dc158

Olhe só: - Não é um privilégio seu se ver as turras com este chassi! Ele é uma porcaria mesmo!

Já vi muito colega apanhar dele!


Tanto que teve vida curta do fabricante!


Cláudio

FREDERICO koch

Olá Cláudio, obrigado por responder.

Primeiro eu andei lendo outros posts e imaginei que esta orientação me seria passada. Como falei, não tenho experiência em TV, então sei que existe um B+ mas não sei dizer quem é.

Usando o diagrama verifiquei os pontos de teste TP12(+9V),TP15(+9VB),TP16(5V) e TP14(16V) e estavam todos zerados, nem olhei o 13VSB. Verifiquei as tensões do driver 7400 e todos os pinos estavam zerados, menos os P1(138,2V) que estava com 298V e o P9(8V) que estava com 7V. Verifiquei o TP42(deve ser o tal B+) e estava com os 298v, o mesmo da fonte retificadora, ao invés dos 138,2V corretos.

Olhei a placa, mas não tive tempo de substituir nenhum componente da mesma, mas tem um componente identificado como 3410 que no diagrama parece ser uma bateria de resistores(por favor, me diga o nome) que entre os terminais " A" e "B" tem 18R, "B" e "C" 500R e "A" e "C" 520R - desculpe a falta de objetividade, mas não sei como repassar a informação de outra forma, pois não conheço o componente. Os capacitores não estão em curto, nem os zeners, mas não sei se estão com fuga.

A princípio tenho que acertar a fonte para ver o resto. Também encontrei o diodo 6505 próximo ao flyback em curto.

Frederico
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Claudio Carvalho

Frederico.

Em qual escala do ohmither você mediu?  Veja, quando você retifica o A/C, ele fica dentro dos parâmetros normais, a não ser que a sua voltagem ai seja de 220v.

Você tem de saber quais as tensões estão saindo do STR da fonte e solte a base do saída horizontal e veja se as voltagens nos TPs retornam !

Não descarte o saída vertical deste chassi, que ele também mata a fonte!


Cláudio

FREDERICO koch

Olá, Cláudio.

A tensão da rede aqui é 220V. Retirei o drive do horizontal e o TDA da vertical e liguei a fonte. A voltagem da fonte que antes era 298V agora é de 303V com a fonte ligada na placa. Retirando o cabo, a tensão da fonte cai para 207V. A configuração dos zeners na fonte, que acredito ser de chaveamento, A ---_/<|--B--|>\_----C , fiz a medição entre B-A e B-C, e apresentaram 0V, talvez não seja a forma correta de fazer esta medição. Na ponte retificadora entra os 222V da rede e saí 207V qdo não acoplada na placa principal. O esquema determina 138,2V. Nem sequer perdi tempo medindo o STR, pois a entrada do STR permanece em 303V.

Frederico
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Claudio Carvalho

Frederico.

Você esta fazendo de um modo errado esta medição!   Não pode ter um valor coerente sem carga! Se a voltagem nominal de trabalho ai é 220v, não diferencia em nada o secundário da fonte!
Veja, o BU é o transistor de saída h. deste aparelho e pelo que eu li, você não o substituiu, né?
Outra pergunta:- Qual fly colocou? Modelo, ok!

Vamos ver se de um outro jeito a gente consegue te ajudar!

Outra curiosidade, você se diz autônomo, mas não me parece tão intimo da eletrônica, correto?
Qual o grau de contato que tem am aparelhos?

Aguardo as sua respostas para seguir em frente!

Bom carnaval.


Cláudio

FREDERICO koch

Boa tarde, Claudio.

Primeramente, esqueci de citar que troquei o BU, pois ao pegar o aparelho estava sem o mesmo e sem o flyback. O flyback comprei pelo Mercado Livre citando o modelo da TV. Me enviaram o F170-64(é o que está escrito na caixa).

Quanto a intimidade com eletrônica, realmente não sou técnico formado, tem cerca de dezessete anos que comecei a me interessar pelo assunto, talvez no patamar de conhecimento dos usuários dessa comunidade eu esteja mais parecido como hobysta. Mesmo assim, sou formado técnico eletrotécnico, mais atuante como eletricista. Trabalho na área de alarmes, interfones, cercas elétricas, iluminação de emergência, informática e eletrônica digital.Conserto alguns equipamentos destes. Trabalhei também como técnico da Exata Instrumentação Eletrônica Ltda, em  Fpolis, na áre de controle de acesso e segurança( sabe aqueles buttons que os vigilantes tem que encostar uma caneta leitora? É esses.) - como disse, eletrônica digital.

Meu conhecimento é mais "basicão" por assim dizer. Mas leio bastante, tenho muito material mas falta experiência. Como mencionei no começo do post, sou iniciante em TV, pois se trata de eletrônica específica. Minhas perguntas e meus métodos podem parecer errados ou básicos demais, mas sou humilde para reconhecer que não entendo muito do assunto. Mas voltando ao assunto da tv, aquele componente que eu havia mencionado na fonte que pensava ser uma bateria de resistores, pois trata-se do PTC 3K 270V S 18R. A tensâo sem carga na fonte realmente foi furada, é o mesmo que medir o torque de um motor em vazio. Fontes eu conheço apenas algumas configurações com trafo.

Conto com sua paciência e seu apoio. :police:

Abraços

Frederico Koch
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Claudio Carvalho

Frederico.

Tudo a ver com o que desempenha!  A área que esta atuando tem muito de eletrônica, porém não a de TVs em geral!

O seguinte: Se você trocou o transistor do horizontal, o próximo passo e saber o porque da fonte estar sendo inibida!

Faça uma coisa básica: Vá na página 13 do manual que te enviei, e veja o procedimento que tem de realizar!  Uma vez feito o que diz o diagrama, nos retorne e veremos o que é possível fazer!


http://www.4shared.com/file/19671679/e61dcd81/philips_29GX1899__GR6LS.html?err=no-sess



Cláudio

FREDERICO koch

#8
Boa noite Cláudio.

Realizado estes testes do diagrama.

Led não acende-------------->fonte horizontal, TP42 com 303 V(ler o 2º *). Tensão do primário TP8 = 305V. Então retirei o BU novo que havia colocado e parou de apitar...já é um progresso. Então fiz a leitura dos pinos do STR(lembrando que estão desligados o BU, o tda da vertical, o drive 2sc2482 do horiz. e o diodo BY448 retificador que estava em curto):

Pino          Medido        Correto
1                   *            138,0V
2                   0V               0V
3                   0V               0V
4                  0,15V          1,0V
5                   0V               0V
6                   1V             1,2V
7                  32,0V       131,8V
8                    0V            2,5V
9                   8,9V          8,0V

* Leitura muito esquisita: no digital apresenta acima de 1000V, no analógico menos de 30V com as duas ponteiras enconstadas, mas se tiro a ponteira do 0V o ponteiro sobe até a metade da escala. Pode ser algo residual relacionado com o flyback?

** Cometi um erro terrível na leitura do TP42: estava usando o terra do primário para medir a voltagem do secundário(erro de principiante) e após a retirada do BU caiu para 28V. Agora com a leitura da forma correta está apresentando 145V.

TP          Medido        Correto
12            0,58            9,4V
13           12,17V         12,2V
14             15V            16V
15            0,03V           9,5V
16            5,0V            5,5V

Acho que o BU pode ter queimado por causa do diodo que estava em curto. Amanhã a tarde vou comprar outro BU e diodo. Me aconselha trocar outro componente? Não tenho capacímetro, não tenho portanto como testar fugas, apenas curtos.

Abraços

Frederico
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Claudio Carvalho

Frederico.

Agora sim, estamos quase que falando a mesma lingua!  Olha só, se o led não esta acendendo, tem algum erro matando a fonte!
Se você retirar o BU, o led volta a acender?     Se sim, ele em curto poderia matar a fonte!

Faça isto, pois agora que somos sabedores das voltagens, ficará mais fácil !

Preste bastante atenção, se queimou o BU, pode ser, eu escrevo pode ser pois não estou com o aparelho aqui, que o fly esteja ruim! Quando o fly entra em curto, geralmente ( não é regra ) leva o saída junto!

Você vai fazer o que já te escrevi antes!  Retire o fly do chassi, coloque o bu normalmente ( veja se este BU é de confiança, pois existem muitos carimbados no mercado ) e veja se as voltagens retornam ao seu patamar original!

Se passar um pouco, tá beleza, não se preocupe pois estará sem a carga de trabalho!

Depois nos retorne!

Cláudio

FREDERICO koch

#10
Claudio, Boa noite.

Não achei na cidade o diodo BY448, gostaria de saber se posso substituir pelo SKE1/12? Retirei o FLYBACK e recoloquei os outros componentes para testar as tensões. O BU novo realmente havia entrado em curto, creio devido ao diodo. Substituí o BU, o diodo coloquei o SKE1/12 para fazer o teste, coloquei o drive da vertical e o 2SC2482 da horiz. e liguei o aparelho. Ligou o led, ponto pra nós. Testei as tensões: 

TP          Medido        Correto
12            0,58            9,4V
13           12,17V         12,2V
14           15,84V           16V
15            0,03V           9,5V
16            5,35V           5,5V

O STR permanece com as tensões iguais a leitura anterior. O pino 1 está com 305V, mas no digital ele faz aparecer os pontos da escala(.3.0.5), o que me confundiu na leitura anterior, mas parece sair faísca ao aproximar ponteira do pino. Permanece o problema dos 9V que não aparecem, seria a falta do fly?

Abraços

Frederico Koch
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FREDERICO koch

Cláudio, boa noite.

Eu calculei que as diferenças de tensão agora eram provenientes da falta do flyback. Pois recoloquei o dito e liguei faceiro o aparelho...queimou o terceiro BU, novamente. :-\ O diodo SKE1/12 não sofreu avaria. O flyback é novo, pode estar com problema? Partindo do princípio que o flyback é um trafo, se houver curto no circuito alimentado pelo secundário então se eleva a corrente do primário, não sei se funciona assim o fly. Poderia ser curto em alguma outra etapa após o flyback que estaria queimando o BU? O fly chegou a carregar o cinescópio, mas começou a apitar logo no segundo segundo(retundante). O TRC pode queimar a horizontal?
Bom, chega de perguntas pois tenho que acordar as 04:30h para trabalhar.

Abraços e continuo contando com sua paciência.

Frederico Koch
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Claudio Carvalho

Frederico.

Com calma!  Veja só, pode não ser o fly a causa de queima deste saída!  Pode, eu escrevo pode ser a deflectora H em curto, sabia?  Você a mediu?  Tem os dois campos V e H nela, OK!
O H. é aquele que tem o fio mais separado e o V tem os fios mais juntos no encaixe da PCI!
OBS.  Não ligue o aparelho sem a deflectora!!!!!!!!

Você esta dando mole para a queima destes componentes, pois deveria ter colocado uma lâmpada em série  ( 150W ) na linha de A/C e talvez minimizasse a perda dos mesmos!

Quanto ao diodo, tudo bem se for de mais de 2 W, não tem problema!  Quando puder, coloque o original!

Atente para estes pequenos detalhes que te passei agora!

Faça um teste no YOKE e coloque uma lâmpada de série na linha de A/C.

Aguardo resposta!


Cláudio


FREDERICO koch

#13
Boa noite Cláudio.

Fiz como voce orientou. Montei uma lâmpada em série. Testei as bobinas e no primeiro momento imaginei que estava em curto, mas dei uma olhada no Youtube e tinha um vídeo que dizia que o valor fica entre 1 e 3 Ohms, ela marcou 2 Ohms. A da vertical marcou 7 Ohms. Eu deixei passar uma informação no início do tópico: o pino J500B, fio azul do conector do Yoke, estava com a solda rompida e chamuscada, julguei ser mal contato e resoldei, mas talvez essa informação ajude.

Bom, analizando o diagrama verifique que o diodo que entrou em curto - 6505 - pode ter jogado uma tensão maior na placa DIODE MODULATOR,  encontrei um Tip41C em curto.

Causei um curto acidental na placa e queimei o resistor 3424 de 0,27R da fonte. Amanhã comprarei o resistor e o bu e farei novos testes. Fiz alguns hoje mas nada conclusivo. Antes do curto havia melhorado algumas tensões após a substituição do Tip41C, até baixou a tensão do primário para 279V, mas agora terei de substituir o resistor para dar andamento ao trabalho. Espero não ter queimado o STR.

Abraços

Frederico Koch
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Daniel san

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Claudio Carvalho

Frederico.

É aquilo que eu escrevi! Este chassi é uma bomba e não fique dando mole para ele! Ele bate em muito técnico experiente e porque não em um iniciante?

Quanto a resoldagem da deflectora, é bem vinda com toda certeza ! A bobina H é de valor mais baixo do que a bobina V., isto é fato mesmo! Se ela esta dentro dos parâmetros, tudo bem! O seu problema é outro!

Você tem de se atentar para o fly, se é bom e se é realmente este que é o dela! Quanto a queima do tip, foi um vacilo seu e desculpável !
Você pode checar o STR sem precisar de colocar o tip, solte a carga do +b e meça as voltagens novamente para ver se batem! Como escrevi antes, vai variar para + , mas é normal!

Frederico, tome cuidado para não piorar o defeito, pois toda e qualquer bobiada que você der, causará mais danos e assim vai se tornando uma bola de neve em problemas!

Lembre-se, nos equipamentos a válvulas, podiamos errar sem a queima da mesma, mas o transistor não admite erros, OK !

Boa sorte e nos retorne!  Confira o que escreve o colega Daniel!


Cláudio

FREDERICO koch

Bom dia senhores.

De fato o STR morreu. Os pinos 1, 2 e 3 entraram em curto. Troquei o CI e o resistor 3424 e voltou ao estado anterior, menos mal, mas com mais despesa. Conferi os resistores 3427, 3461 e o diodo 6505 como voce orientou Daniel. Estavam normais, mas o diodo citado é aquele que havia entrado em curto junto com o BU e eu o substituira pelo SKE1/12 como descrito anteriormente.

O TIP41C não queimou durante o curto que causei, mas anteriormente. Eu o descobri deduzindo que havia chegado sobretensão na placa DIODEMODE atravéz do diodo 6505 que no início do conserto foi achado morto.

As tensões estão quase todas dentro. Apenas o B+ que devia ser 138V está com 145V e o primário que estava com 305V após a troca do TIP e antes do curto caiu para 290V. Com a troca do STR que queimei voltou a 290V. O correto é 138V, mas como o BU não está na placa e o Cláudio informou que tensão maior seria normal devido o H não estar ligado, tudo bem.

Estou com dúvida sobre a tensão 9V. São duas linha nesta tensão mas estão as duas zeradas. Porém no diagrama verifiquei um LIGA/DESLIGA - 0/10V. Viria do CI de controle isso? Preciso acionar alguma tecla para vir a aparecer os 9V?

Começo a ficar sem idéias de oque procurar. Na horizontal estou começando a achar que a única peça que não foi testada é o flyback. Tenho uma revista antiga do Newton C. Braga entitulada CURSO DE TV E VÍDEO, que ensina fazer um testador de fly: é um oscilador 220v no qual se enrola 4 ou 5 espiras de fio no núcleo de ferrite e testa a MAT aproximando dos pinos do secundário e se saltar faíscas o fly está bom. Procede este teste ou ele não é conclusivo?

Conto com a grande paciência de vcs e desculpem-me pelas perguntas muito básicas, mas já estou no prejuízo e não estou querendo queimar mais nada.

Falando em queimar, a lâmpada em série as vezes liga com intensidade média e depois vai diminuindo até apagar, vezes liga com intensidade máxima e não diminui, tendo que desligar e ligar o aparelho 2 ou 3 vezes para volta ao estado anterior.

Cláudio, como faço para postar imagens no post, pois ele não busca no PC, só por url? Tenho também alguns desenhos de iluminação de emergência, fonte de impressora, etc. e gostaria de dar alguma contribuiçao para o Fórum.

Abraços

Frederico Koch
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Claudio Carvalho

Frederico.

Muito boa a sua explanação, mas você deu mole mesmo! rsrsrsrsrsrrs 
Daqui a pouco, se não tomar cuidado, vai sair em um preju que não é bom!!!

O seguinte: Este teste é ultrapassado, mas válido a meu ver!  Olhe que estará mexendo com uma voltagem bem alta e todo cuidado será pouco!

Veja, você não respondeu se o saída H parou de esquentar...  E atente para o detalhe, quando você liga o aparelho com a lâmpada em série e ela acende forte e vai ficando fraquinha, é por que ao ligar, carrega-se os cap. de alta e uma vez estabilizada a tensão, ela chega quase que a apagar!  É sinal de que não existe curto na linha, OK!

Quando acende forte e não cai a intensidade, é sinal de que há um curto nela!

Olhe, antes de substituir o fly, faça estes procedimentos que eu te escrevi anteriormente, veja se o H esquenta, veja se quando vem o pulso H, sai alguma voltagem no secundário, mesmo que momentânea, e assim poderemos explicar melhor algum passo a mais a você!

Boa sorte!


Cláudio

FREDERICO koch

#18
Cláudio, boa tarde.

Coloquei o BU, liguei com a lâmpada em série e carregou o capacitor como vc disse. Acendeu o stand by. Então com o multiteste(uso um alicate amperímetro) testei o coletor do BU em relação ao terra usando a escala 1000V DC(não fechei curto desta vez) antes de apertar alguma tecla para ligar e... queimou o BU outra vez, só com a ponteira,SEM CURTO. Oh Deus...

Vale dizer que liguei o aparelho na lâmpada e 1º acendeu média intensidade e depois foi apagando. Desliguei e liguei denovo, SEM TESTE ALGUM, e a lâmpada acendeu forte e não baixou. Desliguei e liguei denovo, SEM TESTE ALGUM, e a lâmpada acendeu fraca e apagou em seguida. Foi aí então que realizei o mal fadado teste do coletor do BU em relação ao terra e voltou a apitar o H.

Pergunta: o TRC pode queimar o H?

Att.

Frederico Koch
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FREDERICO koch

#19
Cláudio, algumas reflexões:

- O TSH do chassi é o F170-64 certo? O TSH aqui tem uma etiqueta marcando exatamente isso.Porém gravado à tinta próximo ao ajuste de SCREEN está escrito 173028B014, quer dizer algo diferente?

- Como não havia Fly na placa, fazendo uso do diagrama na página 24 deduzi que o cabo branco do flyback, que é o que esta próximo do ajuste de FOCUS seria ligado no conector do TRC ao cinescópio e o vermelho na parte de baixo do fly na lateral da mesma placa TRC.

- O flyback retirado pelo abençoado anterior a mim não deixou vestígio de estar ligado um pino de aterramento - creio eu - que se encontra na extremidade do fly próximo ao ajuste SCREEN, mas existia na placa furação para ele e então fiz a solda, talvez seja oque esteja incomodando. No diagrama na página 31 ele está na direção do J552D(não está no desenho, apenas para orientação).

Farei nos próximos minutos o citado teste do flyback.

Att.

Frederico
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