TV Sony KV-2959 Barriga lateral

Iniciado por fernando.az, 20 Fev 2010, 23:54

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

fernando.az

Aparelho: TV
Marca:    Sony
Modelo:   KV-2959
Defeito:   Barriga lateral

Pessoal, peguei esta TV com a largura reduzida, com efeito almofada (pincushion). Fiz uma ressolda geral, e peguei um Transistor com as soldas bem ruins, justamente neste circuito. Refeita a solda, a largura ficou praticamente normal, só que agora fica uma barriga somente em uma lateral, que aumenta ou diminui conforme o brilho da tela. A dona da TV me relatou que este defeito já estava acontecendo antes. Já troquei eletrolíticos do horizontal.
Alguém já pegou esse defeito?


Obrigado a quem puder ajudar.
Fernando Azevedo
  • Localização desse usuário é: Teresópolis/RJ
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 10 anos.

Claudio Carvalho

Fernando.

Igual aquela que você apanhou de mim!  Fonte! corra na fonte dela, pois esta 2959 é aquela que tem a placa da linha de retardo virada para cima, né?

E não se esqueça do capacitor de largura dela!


Cláudio

fernando.az

Alô Claudio, na verdade não é igual não, é um pouco mais antiga, com tubo normal (não é tela plana). O capacitor da largura eu já verifiquei, agora vou partir para fonte então.

Um abraço,
Fernando.
  • Localização desse usuário é: Teresópolis/RJ
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 10 anos.

fernando.az

Troquei os capacitores grandes da fonte, e não resolveu... Alguém tem mais alguma dica?

Obrigado,
Fernando Azevedo
  • Localização desse usuário é: Teresópolis/RJ
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 10 anos.

Trudes

#4
Já verificou todo o circuito de controle do pin cushion, diodos, transistores CI, etc?
Sabe entrar no modo de serviço?
Digite a sequência pelo controle: DISPLAY, 5, VOLUME+, POWER, com ela em stand-by.
Após isso, com as tecla 1 e 4 do controle remoto, vá até os endereços CPIN, PAMP e PPHA, e verifique se eles estão atuando com as teclas 3 e 6 . Faça isso com um gerador de barras ligado ao televisor. Caso estejam atuando, então tente fazer as correções necessárias. Vá até o endereço HSIZ, e veja se a largura está correta.
Atenção, todo endereço que você modificar, deve ser memorizado apertando as teclas MUTING E ENTER do controle. Irá aparecer a palavra em inglês WRITE em vermelho após a memorização.
Já faz algum tempo que não mexo mais com esses televisores. Portanto, se algum amigo quiser postar algo mais, esteja à vontado.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

fernando.az

   Opa amigo, obrigado pela ajuda, mas o defeito é variável, ou seja, em alguns canais aparece mais, outros menos. Acredito que seja de acordo com a luminosidade da imagem.

   Verificando o circuito do pin-cushion, verifiquei que a linha de alimentação do CI, que deveria ser 15V, está com 11V. Essa tensão é proveniente do secundário do flyback, assim como o -15V, que está normal. Já verifiquei na saída do fly o diodo, capacitores, etc, e está tudo normal. Ligado nesta linha tem também o CI vertical. Verifiquei os capacitores em torno, e está tudo certo. Alguém deve estar consumindo mais do que devia, mas não consegui descobrir quem!

   Pra piorar, o esquema que eu tenho não ilustra o circuito vertical, está faltando páginas!

   Alguma dicas dos colegas??

Obrigado,
Fernando.
  • Localização desse usuário é: Teresópolis/RJ
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 10 anos.

Claudio Carvalho

Fernando.
Ainda aposto na fonte! Check a linha do +b e veja se faz alguma alteração quando ocorre o defeito!

Cláudio.

PS. Eu preciso falar com você, mas o seu celular nem pai de Santo é, não atende!

fernando.az

   Desliguei o 15V do vertical, e a tensão estabilizou. Ou seja, acredito que a fonte esteja ok!. Já troquei CI vertical, repassei capacitores e resistores, e até agora nada!
   Alguém tem alguma dica??

Obrigado!
  • Localização desse usuário é: Teresópolis/RJ
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 10 anos.

Trudes

Esta tv não dá muito problema no circuito de ABL, mas já verificou.
E o ajuste de largura horizontal (HSIZ), está atuando?
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

Claudio Carvalho

Fernando.

Tenta trocar o cap de largura!

Cláudio

marcosbr

 Realmente o esquema é horrível.
Verifica esta pare, se der pra enxergar. kkkkkkkkk
Errei ai embaixo, é sony.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

tioeds

quanto tem no +b,o dobrador da fonte esta funcionando?
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 26 anos.
"O unico lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionario"
(Albert Einstein)

fernando.az

   Amigos, gostaria de comunicar que o defeito foi resolvido, pelo menos parcialmente. Troquei os capacitores da fonte, 2 diodos de sinal do pin-cushion, capacitores do circuito vertical, horizontal e abl. O defeito diminui uns 85%, restando ainda alguma irregularidade na lateral da imagem, que amenizei aumentando um pouco o quadro horizontalmente. Como é uma TV bastante antiga, e o dono já tem intenção de troca-la, não há necessidade de perder mais tempo com ela...

   Agradeço muito à todos que colaboraram!

Abraço,
Fernando.
  • Localização desse usuário é: Teresópolis/RJ
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 10 anos.

Claudio Carvalho

Fernando.

Tentou abrir um pouco o screen para ver se abriria o quadro normalmente?
É uma possibilidade, OK !

Mas se já deu como encerrada, beleza!

Mas tarde eu ligo para você!

Cláudio

Similar topics (5)