TV Toshiba 2999 LEM6, inoperante após descarga elétrica.

Iniciado por MARCOS ELETRONICA, 03 Novembro 2009, 11:55

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

MARCOS ELETRONICA

ao analizar, deparei com o fuzível queimado. STR em curto.Troquei os dois e o led ascendeu. Notei que o CI 8859CRNG5NP2 esquentava muito. Troquei e tentei ligar a tv, ela faz um "tiss" que quer ligar e desliga em seguida. +B em torno de 70V. Verificando a fonte constatei que nao tem os 17 volts no pino 4 do str, o qual vem do acoplador. Retirei o acoplador e a tv ligou normalmente. Colegas, o meu problema é que não consigo achar o acoplador PS2581 L, no mercado. Alguem sabe onde posso encontrá-lo, sabendo que já procurei na flysom e em outros fornecedores que conheço e nao achei. Obrigado. >:(
  • Localização desse usuário é: Matão/SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ELetrônicos e eletroeletrônicos multimarcas. Asistência autorizado LEAC´S,Izabeat,Mackintec, Moog,Meteoro, especializado em recuperação de alto falantes.
AMP.

Trudes

#1
Tirou o acoplador e a tv ligou normalmente???
Como???
Um foto acoplador é responsável diretamente pelo controle da fonte, quando se tira ele, a fonte sobe bastante, correndo o risco de até furar o tubo de imagem. O PC817 provavelmente sirva no lugar. Mas, explique melhor sobre esse foto acoplador.

Aproveite e complete o seu perfil no forum, e escolha um grupo técnico. Clique aqui:
http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,9859.0.html
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

MARCOS ELETRONICA

Primeiramente agradeço ao colega pela dica, coloquei o pc817 e funcionou normalmente. Obrigado.
Em segundo lugar, não sei te dizer pq funcionou sem o acoplador, só sei que funcionou o bastante p/medir as tensões da fonte e verificar que estavam normais. Após foi desligada p/ não causar danos. Mistério...
A tv está funcionando a mais de 1 hora e está td bem até agora, perfeita.
Se tiver explicação sou todo ouvidos...por ventura poderia ter mais algum defeito na fonte? 8)
  • Localização desse usuário é: Matão/SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ELetrônicos e eletroeletrônicos multimarcas. Asistência autorizado LEAC´S,Izabeat,Mackintec, Moog,Meteoro, especializado em recuperação de alto falantes.
AMP.

Trudes

Verifique todo o circuito primário da fonte, principalmente os semicondutores, e veja se colocou o STR correto. Essa fonte deveria aumentar sem o foto acoplador. Imagine que haja uma grande variação na rede elétrica do cliente, ou se ele usa em 220v. Irá tudo pro saco. A explicação mais lógica é que, ou esse STR novo está errado, ou está ruim. 
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

MARCOS ELETRONICA

Não achei mais nada de errado, tensões normais e estabilizadas. Sem mais p/ o momento agradeço a ajuda. 8)
  • Localização desse usuário é: Matão/SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ELetrônicos e eletroeletrônicos multimarcas. Asistência autorizado LEAC´S,Izabeat,Mackintec, Moog,Meteoro, especializado em recuperação de alto falantes.
AMP.

Claudio Carvalho

Marcos.

Me desculpe, mas ao ler este tópico, estou aqui tentando entender o que escreveu!
A fonte trabalhou sem o foto acoplador?????

Rapaz, eu nunca vi nada parecido!

Deu pulso H sem o foto, é a maior novidade que encontro na eletrônica!

Ronan, o que acha disto????



Cláudio

Almeidaf

Marcos. tentando explicar o ocorrido, penso, que esse tv deve estar trabalhando em 110V ac(rede) ,Pelo exposto tirar o foto,  no máximo teria no secundário 160V, ja o que poderia ocorrer é esquentar os filtros ou pifar o saida h , até mesmo trincar o trc, e acho que a proteção seria habilitada.Logicamente o ic da fonte explodiria, como é caracteristico desse ic, pois, o mesmo fica sem referencia de limite de amplificação, oscilação.                                                                        O problema, será se ligar esse aparelho em 220V,  essa fonte funciona de acordo!se essa fonte em 220 esta com as saidas certas, e esta funcionando a contento, ---Serealmente tiver certeza,-------   um teste facil:  ---------------                     a tv funcionando tire da tomada, espere um pouco e ligue novamente na tomada algumas veses faça isso , pois se tiver algo errado essa fonte vai dar um estouro no ato. Se naõ der problema esta legal do contrario vai ter o maior preju.
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

MARCOS ELETRONICA

Respondendo ao Cláudio, sim funcionou sem o foto acoplador. Com o fotoacoplador defeituoso ela so faz um ""tss" tentando ligar e desliga em seguida. ???

Respondendo ao Almeida, sim ela foi testada em 110Vs,porque por aqui é muito difícil usar o 220Vs p/ tv em residencias. Eu mesmo na oficina n tenho 220Vs. No entanto ela trabalhou normalmente sem o acoplador, sem esquentar e explodir nada. O teste de desligar várias vzs a tv eu já havia feito. Depois de substituido o acoplador deixei a tv funcionando de 1 dia p/ o outro sem desligar e ficou td bem. Agora é só esperar p/ ver pq já entreguei ao cliente.  :D
  • Localização desse usuário é: Matão/SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.
ELetrônicos e eletroeletrônicos multimarcas. Asistência autorizado LEAC´S,Izabeat,Mackintec, Moog,Meteoro, especializado em recuperação de alto falantes.
AMP.

MarceloItaqua

Comigo acontece diferente troquei a ponte de diodos da fonte e o Str, mas agora fica queimando o saida horizonta 2499, ja verifiquei os capacitores booster e nada...tem uma tensão de 150v no coletor e na entrada do fly back é normal essa tensão?

Trudes

Marceloitaqua, abra um tópico para o seu aparelho. Este aqui é de outra pessoa, e já está resolvido.
Clique aqui embaixo e aprenda a usar o fórum, aproveite e complete o seu perfil:

http://www.tectonny.com/forum/index.php?topic=9859.0
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

Claudio Carvalho

Marcos.

Não polemizando o que escreveu, mas rapaz, o que você escreveu vai de contra todo o procedimento que eu conheço em eletrônica!

Eu já abri o esquema e não vi nenhuma coisa que eu possa entender o acontecido!

E as proteções, como podem ter sido burladas?


Mas deixa quieto, eu vou tentar procurar alguma literatura que me descreva se pode ou não acontecer o que escreveu, não duvidando de você, OK !


Cláudio




Similar topics (5)