Tv philips não liga fica só em standby

Iniciado por nivalci, 04 Mar 2013, 18:12

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

nivalci

Aparelho:      Tv philips pt122a inoperante fica só em standby
Marca:    Philips
Fabricante:   
Modelo:   pt122a
Defeito:   Não liga

Amigos estou com esta tv chassis L7L o led standby fica acesso ao ligar pelo controle remoto ou teclas de canais o led pisca de 5 a 6 vezes e fica novamente em standby,a fonte primaria esta ok. O secundario tem 100v no +B c2551(p10), tem 15,51v no +B c2571(p11), tem 8,65v no +B c2561 e 5v em c2563.Tem 100v chegado no fly back e tambem no coletor de saída horizontal.Foi trocado o fly back e o transistor de saida horizontal 7445 porem o defeito continuou, foi retirado os capacitores de largura c 2447 e c2445 de filtro da fonte secundaria fonte de 100v c2551 do fly back c2448 e todas a capacitancias estão com valores corretos testado com capacimetros e sem fugas.Foram vereficados algumas tensões na parte do horizontal no ci tda 8362 no pino 36 tem (7,9v), no pino 37 (0,1v), no pino 38 (0,59v) e no pino 39 (0,9v). Vou fazer uma checagem no vertical se alquem tiver uma dica a respeito desse defeito agradeço.
Neste link tem o diagrama do chassis L7L.
https://sites.google.com/site/wwweletronicafreitascombr/esquemas       


Agradeço a quem puder ajudar.
Nivalci
  • Localização desse usuário é: Goias
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 05 anos.

Trudes

Nivalci seja bem vindo ao fórum.
Leia aqui e complete o seu perfil, escolhendo também um grupo técnico.
http://forum.tectonny.com/index.php?action=faq
Após isso, poderá receber ajuda.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

denilson araujo

Solte o pino 19 do micro (stand by) e verifique o comportamento do circuito. O objetivo com isso é que a frequência horizontal chegue até o driver e saída horizontal. Com isto, aproveite para medir a tensão no coletor do 7440 (3V9) e coletor do 7441 (2V4). E nos informe. E as piscadas do led são muito importantes porque podem indicar onde está o defeito. Observe que neste chassi :
0 - sem erro
1 - erro na RAM interna do micro (troque o micro)
2 - erro geral do barramento I2C
3 - erro de configuração da EEPROM
4 - erro de I2C
5 - erro de I2C
6 - erro de eeprom
7 - erro de I2C (tuner)
No caso do erro 5 piscadas, refere-se ao barramento SDA e/ou SCL.
  • Localização desse usuário é: Congonhas - MG
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 15 anos.

nivalci

Foi levantado o jumper que liga o  pino 19 do micro standby e a linha que vai para o resistor 3664 que tambem e ligado neste pino, com isso foi verificado que o sistema de liga e delisga esta funcionando pois o led apaga quando mudamos o canal e liga e delisga quando apertamos o power no controle remoto, mas a tela fica escura não tem sincronismo. Com a tv ligada a  tensão  no tda 8362 no pino 36 tem (7,96v), no pino 37 (1,09v) frequência 23 khz  depois do capacitor 2440 não temos mais frequência, no pino 38 (0,059v),[ transistor 7440 base (46,1v),coletor(46,5v),emissor(0.69v)],[transistor 4441 base (0,69v),coletor(0v),emissor(0v)], tambem foi vereficador que a tv esta memorizando se a tv estava ligada ou desliga quando desligamos o botão geral ou tiramos da tomada.
  • Localização desse usuário é: Goias
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 05 anos.

denilson araujo

Veja, você disse que na base do 7440 tem 46,1V. Não é possível, a menos que o transistor esteja com fuga ou curto base coletor, tendo em vista que a base é polarizada  com 10V e ainda passa por R3441 e 3440. Eu condenaria e substituiria o transistor 7440. Qual é a tensão no lado de cima do resistor 3441? Oriente-se pelo esquema.
  • Localização desse usuário é: Congonhas - MG
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 15 anos.

nivalci

Ola, amigo ao retirar o o transitor smd  bc 847c (7440) da placa foi vereficado que estava aberto entre base e emissor. No circuito parecia que estava normal, tem 8,6v antes do resistor 3441, essa tensão alta na base do 7440 e talvez por ele estar aberto e fluia tensão do coletor para a base. No momento não tenho outro transistor para trocar, mas coloquei um bc 547c para testar provisório(segundo os manuais e equivalente), foi verificador que houve ruido de mat só que o transistor(7445)de saída logo entrou em curto. Tudo bem vou dar mais  verificada neste setor vou trocar os capacitores de largura pois tirei do circuito testei estava aparentimente ok. O transistor drive 7441 retirei do circuito esta ok. Obrigado pela dica se tiver alguma opinião agradeço.
  • Localização desse usuário é: Goias
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 05 anos.

denilson araujo

É boa ideia verificar os componentes adjacentes ao 7440, e trocar o capacitor de largura, e outra, o BC547 pode sim ser usado no lugar, respeitando obviamente as diferenças nos terminais. Na próxima vez que ligar a tv, procure deixar as pontas de prova no +B para medí-lo, é uma informação importante saber o valor do +B quando a saída horizontal funciona, porque se a tensão estiver caindo, pode ser que o fly esteja com defeito.
  • Localização desse usuário é: Congonhas - MG
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 15 anos.

nivalci

Resolvido foi trocado o transistor drive smd 7440, 7445 de saida horizontal  e fly back e capacitores de largura e a tv ligou, foi ajustado a amplitude vertical e ficou ok. Obrigados a todos colegas do forum pelas dicas.
  • Localização desse usuário é: Goias
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 05 anos.

Similar topics (5)