TVC Philco-Itautec PCS2956 Não Liga, inoperante

Iniciado por matrix57, 21 Mar 2010, 17:30

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

luiz carlos hz

  • Localização desse usuário é: Rio de Janeiro/Rj
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 23 anos.
não respondo perguntas fora do forum.

matrix57

Ola! Agora já, Boa tarde!
Prezado Luiz carlos, lamento informar, mas essa etapa do circuito eu já chequei bem no começo, quando o problema apareceu, se fosse o nosso Q923 eu teria dito (Resolvido), mas com tanto liga/desliga, mede checa, testei ele denovo, e os componente associados, esta tudo ok. Esta linha é importante pois vai direto ao micro IC101 (P8), o que eu tenho é o seguinte: Emissor Q923 +131,4V, coletor 0V e base/Emissor quando liga vai para 0,203V, e na saida (PROT) vai para 0,04V, ou seja isso acredito que é condição normal, pois o que esta indicado na entrada (P8) é 0V. Agora percebi que quando ela parte a tensão +B2 esta caindo muito, entre 118V e 122V, ai o Marcos disse uma coisa importante que eu deixei passar "A fonte pode estar vacilando com consumo de corrente" vou abrir o +B2 e colocar uma carga de pelo menos 60 Watts e ver o que vai acontecer, se for muito, baixo para 40 Watts. Alguem sabe o valor da corrente de saida total da fonte primária ou no +130V(+B2)? Retorno mais tarde.
Abraço,
Matrix57.
Abraço,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

luiz carlos hz

matrix vou te passar alguns itens a ser checados,a final de contas ,não custa nada verifique o q701 deve ter especial atenção com a qualidade deste componente.os capacitores de largura:c728,c729 e c736;verifique se não estão com capacitâncias abaixo do valor.verifique o pulso horizontal no ci 501(H OUT).verifique os transistor driver horizontal Q702 e Q703 mesmo que esteja bons troque-os.verifique a proteçãode aumento da MAT e/ou da corrente de feixe(Q706 e Q707).não resolvendo,desative cada uma das proteções para tentar chegar ao problema.lembre-se,desativar um circuito de proteção deve se cercada de certos cuidados,sendo a principal deles a utilização da lâmpada em série para evitar danos a outras partes do circuito.comece pelo Q923 e analize o problema.faça isso com calma.boa sorte amigo. 8)
  • Localização desse usuário é: Rio de Janeiro/Rj
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 23 anos.
não respondo perguntas fora do forum.

matrix57

Ola, Boa tarde Luiz Carlos!
Agradeço as dicas, alguns deste itens já foram verificados, mas vou repassar tudo novamente, ok. Retorno mais tarde.
Saudações,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Ola amigos!
Cabeça fria, varios meses parada (um ano), desde a ultima postagem.
Como o serviço ta fraço, resolvi retomar o assunto, e graças a Deus, matei a charada.
Bem, antes de liga-la, refiz um pente fino novamente em todas a linhas de proteção que vão ou saem do micro (IC-101), power_fnt; Prot e power detec., nenhum componente defeituoso, tudo ok. Igualmente para o IC-501, na linha eht_prot,  também nada de errado foi encontrado.
Resolvi então fazer o calculo da malha sensor de corrente da linha +B2, onde tensão de referência é 130V (130,4V ST-by) então para que Q923 entre no limiar de saturação, o limite de corrente nesta malha esta limitada a 1200 mA de pico e nominal em 860 mA, coloquei o amperimetro em serie com esta linha apos o R-914 - 1R/3W e para minha surpresa a corrente de pico chegou a quase 1800 mA, ou seja a linha de proteção PROT que vai ao micro, pino 8 fica atuado e não deixa a fonte secundária partir. Para confirmar isso peguei um resistor de 10R/5W e colequei ele em serie na linha +B2 apos o R914, liguei a TV e ela partiu, voltou a operar normalmente com video e audio.
CONCLUSÃO:  Novamente o TSH da tal de Brasalfa, "bichado", ou seja impedância do bobinado nos pinos 1-Hout e 2 - +B2 esta calculado errado, fazendo com que a corrente de partida fique acima do limite calculado no projeto da PHILCO.
Em um ano já tive problemas com 3 modelos diferentes de TSH deste fabricante Ching-Ling, em TVC Philips, Sansung e Philco. Temos outras marcar mais confiaveis no mercado??
Saudações e abraço a todos,
Matrix57. :D
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Nota Importante: Como referência para todos, a corrente nominal na linha +B2 sobre o R914 não deve ultrapassar os 650mA Max.
Saudações,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

luiz carlos hz

parabéns pelo conserto e obrigado pela dica.j´´a peguei uma sony que só funcionou com flyback original.
:police: :police: :police: :police: :police:
  • Localização desse usuário é: Rio de Janeiro/Rj
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 23 anos.
não respondo perguntas fora do forum.

Similar topics (5)