TVC PHILIPS 21GX-1665/78R Linha +95 com sobrecarga

Iniciado por matrix57, 11 Out 2010, 22:41

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

matrix57

Ola Marcos!
Grato, essa é uma boa ajuda, assim fica mais claro o que precisa ser enxergado, "informação é informação" faz toda a diferença. Vou checar com atenção as tensões e os pinos citados do TDA, retorno assim que tiver algo de concreto para retornar.
Abraço,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

Claudio Carvalho

Matrix.

Como escreveu o Marcos, para teste pode colocar um 8360, a diferença é de A/V apenas!


Cláudio

matrix57

Ola, caro Claudio!
O CI já troquei, e pelo identico ao original, como não funcionou, tenho agora que seguir as informações que o Marcos mandou, depois dou retorno.
Abraço,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Ola caríssimos colegas!
Então Marcos, fiz conforme as instruções que você passou, mas tenho resalva, onde lê-se, para TDA8361, é necessario apenas a tensão de 8V2, para o meu circuito é, P36 = vem via R3423 (390R) onde entra o +13V.
Onde lê-se +5V Stand-by, no P10, para o meu circuito é, +8V que sai do regul. 7212.
Importante: Preciso deixar claro que, isso não esta sendo bem entendido, para o meu caso, ambas as tensões, +8V e o +5V, só vão existir se o TSH oscilar, então o fundamento do meu "defeito", já enunciado durante o tópico é Não tenho o Start inicial para partida da fonte "secundária" (TSH).
O que medi: P36 = 8,4V; P38 = 0,0V; P10 = 0,0V; P37 = 0,14V, abri o R3429 (39R) frequência 0 Hz.
Nota: O circuto de teste que usei, conforme o anexo, foi com o objetivo de saber se havia deflexão Vertical/Horizontal, com no teste foi positivo, acredito que este estagio esta ok, pois o LED do Stand-by passou a monitorar conforme já descrevi no tópico acima.
Aguardo por novas sugestões e opiniões.
Saudações,
Matrix57 :(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

marcosbr

#44
Matrix.
Como eu disse... São aparelhos diferentes. (CCE/PHILIPS)
Foi só para comparar o funcionamento do TDA.
Eu é que não entendi uma coisa. +13/+5 estão na fonte.
O chaveamento vem do micro.
Esta acontecendo isto???
Faça um resumo das fontes.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

matrix57

Ola, caro Marcos!
Eis ai o que esta gerando a dúvida para quem esta me acompanhando, vejma bem, existem duas fontes correto!
Então, as tensões da fonte primária todas existente, porem o que não esta presente são o +26V - pino 6 do TSH; +12V - pino 5 do TSH; +5,5V - pino 4 do TSH, então ai o +12V vai ao regulador (7218) que vai gerar os +8V, e o +5,5V , ambas as tensões vitais para a operação do micro, sem chaveamento no TSH o CI-7225 não opera. A pergunta é: quem ou o que da o Start nesta fonte secundária? Eu não estou conseguindo encontrar o defeito.
Abraço,
Matrix57. :(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

matrix57

Ola amigos!
como complemento, informo também que no Q7423, coletor = 8,4V e na base = 0,0V (Stand-by/On), ainda na linha que vai ao coletor tem um (M72) que via D6424 vai ao coletor, não consigo encontrar de onde vem isso. Aguardo apoio e sugestões.
Saudações,
Matrix57. :( :(
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

Trudes

Matrix, se tem 8,4V no coletor do Q7423, então tem 8,4V no pino 36 do TDA8361.
Isso, é o suficiente para o oscilador horizontal funcionar!
Observe que o transístor 7423, só deixará a corrente fluir normalmente para o pino 36,  quando estiver em corte (modo on). A tensão do pino 10, só irá aparecer quando o televisor oscilar. Se tem a tensão no pino 36, a onda quadrada irá sair no 37, chegará na base de Q7440, e por sua vez, irá ao saída horizontal.
Vamos radicalizar! Não existe nenhuma outra possibilidade nem aqui, nem em nenhuma outra galáxia conhecida ou universo paralelo, que o defeito esteja em outro lugar que não seja aí  hehehe... O defeito está daí para frente!
Verifique a onda quadrada, transístor e trafo driver, periféricos, saída e alimentações deste circuito.
Boa sorte!

  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

matrix57

Ola Trudes!
Fico feliz pois, finalmente alguem entendeu o que estou descrevendo e como a nossa galaxia é a via lactea sem universos paralelos, o defeito esta na minha frente, só preciso achar ele, vamos a luta.
O funcionamento que você descreveu é exatamento como estou enxergando a coisa, para ter o "start" da fonte preciso apenas desta condição dos 8,4V presente no pino 36 do TDA, o resto é consequência, certo? O "dai para frente" que você se refere é 7225/B para toda a etapa do driver horizontal, certo? Confirme por favor, então vou fazer outro pente fino, alguma dica para atenção especial?
Abraço,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

marcosbr

 Valdir.
Fico feliz que entendeu...
Fica mais fácil seguir no aparelho, do que no esquema. Estes esquemas philips antigos, são assim.
Este M72, provavelmente é um chicote, M7 pino 2.
Do outro lado muda a letra. Ex: M32. Mesmo cabo, pino 2.
O resto o Trudes já disse.
7423 é o interruptor.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Claudio Carvalho

Matrix.

Este transistor faz o stand by ! Tem alguma coisa matando a corrente nele, veja se não acha um diodo destes de resolução rápida ( 1N4148 ) em curto, eles são danados para fazer isto neste chassi!
Foi como eu escrevi lá em cima, tem de ter o pulso h. para a partida do chassi!

Concentre-se neste setor!  Olha. somos 3 a bater nesta tecla! Eu, Marcos e Trudes!

Abraços.

Cláudio


Trudes

Sim Matrix, exatamente.
Os amigos já indicaram a mesma coisa!
O importante é saber se chega sinal horizontal  de qualidade no driver.
Se chegar, eu daria uma atenção especial ao transformador driver . Se possível, teste outro.
Já peguei alguns com defeito.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

Almeidaf

#52
entrando nessa  bucha, apesar de ja ter pessoas capacitadas opinando,  pelo que parece esse aparelho esta ja na condição de on, por isso o led esta apagado!
Voce pegue esse osciloscopio e coloque no pino37 do ic e ligue o aparelho na tomada. veja se ao ligar da um pulso e morre! ajuste o osciloscopio, para  ver a onda quadrada.
Se der esse pulso, verifique a R 3441 se não esta aberta.
Se tiver oK. coloque o """teste""" no scrim e faço o mesmo e veja se dá um pulso! pico de voltagem.
Vejamos se chega a um acordo! A coisa tá russa! de retorno.
  • Localização desse usuário é: SANTOS- SP.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 44 anos.
A maior desgraça do homem, quando passa a negociar a sua dignidade.(almeidaf)

Claudio Carvalho

Caveirinha.


É, você pode estar com a razão!!!  Vamos aguardar a resposta do Luiz!


Cláudio

marcosbr

 Almeida meu professor...
É isto.
Minha opinião:
Esta tendo muita "analise" e pouca objetividade.
O pino 37 esta claro e detalhado.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

matrix57

Ola, caríssimos Marcos, Trudes, Claudio e Almeidaf!
Não sei porque as ultimas citações do Claudio e Almeidaf não aparecem, mas foram fundamentas para o diagnóstico da falha.
Liguei a TV, como o Almeida citou, ela esta "ON", concordei sem duvidas, medi com o osciloscópio o sinal de onda quadrada no pino 37, esta OK, apenas com amplitude muito baixa, fui no anodo do D6440, perfeito, fui no Katodo do diodo e morreu o sinal, segui pelo R3441 (22K/1W) fui no diodo zener D6420, este danado estava em curto, por isso matava o sinal e não chaveava. Troquei o Diodo D6220 (BZX79C2V4), liguei a TV e funcionou tudo perfeitamente, apenas ajuste de Screem e foco, depois de 1/2 hora funcionado parou, queimou o TR-7445, verifiquei depois da troca por outro BUT12AF a tensão  +95V um pouco baixa, estava com 91,2V, ajustei para 95,2V, ligou novamente, mas com muita dificuldade pelo controle remoto, o LED Stand-by sinaliza recepção do controle, mas teima em ligar, e apareceu uma mensagem de "ERRO" LED pisca seis vezes em sequênica e da um intervalo e repete, não esta sintonizando canais e audio. Que "erro 6 " é esse? Tem algum procedimento para reset do micro? Aguardo, da danado esse encosto.
Abraço a todos,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

marcosbr

  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Trudes

Olha, eu não li tudo o que está aqui em cima (estou sem tempo).
Mas se andou trocando eepron, micro. Volte pelo menos a eepron.
Verifique o que o Marcos postou acima. E observe se esse BUT é de procedência.
Já trocou os capacitores de 47uf/160v?
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

matrix57

Ola, Bom dia a todos!
Não mexi nem troquei eeprom ou micro, capacitor 47uF/160V foi trocado, o CI-7225  e o Tr-7445 também, originalmente encontrei montado o BUT12AF, mas na listagem da philips esta 2SC3973B, qual é o correto? Quando consigo ligar ela, a tela esta toda branca com chuvisco sem video e sem audio e o LED piscando na sequência seis vezes, o que pode ter acontecido? estava tudo certo.
Nota: Neste meio tempo com esta TV-chata, consertei outras 4 TV´s, 2 DVD´s, 2 som compacto, e pior, nesta TV era apenas pra ser a troca do TSH e deu tudo isso.
Aguardo retorno.
Saudações,
Matrix57.
  • Localização desse usuário é: Joinville - SC - Brasil.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 16 anos.
No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos, se conhece.

luiz carlos hz

verifique se nesse chassis tem um cristal de croma.se tiver troque-o pois ele também faz parte do oscilador horizontal,se estiver ruim o tv não terá a onda quadrada.
  • Localização desse usuário é: Rio de Janeiro/Rj
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 23 anos.
não respondo perguntas fora do forum.

Similar topics (5)