Alguém tem alguma idéia para amenizar a invasão de aparelhos descartáveis?

Iniciado por TecTonny®, 15 Julho 2011, 15:37

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

pinto

Olá senhores. O tópico busca modos de evitar aparelhos descartáveis? Acho que ocorreu uma digressão. Contudo vejamos  alguns pontos  práticos da nova direção que o assunto tomou.
Tonny propõe algo nos moldes da garantec como  características  de uma instituição financeira? Quem arrecadaria o dinheiro do seguro no evento da compra do equipamento? Se for isso precisaríamos de um vultuoso capital inicial. Estamos falando de um banco?
Se entendi errado e a intenção era apenas interligar os recursos técnicos como destacou o tonny então a questão que escapa é como as especializadas poderão contribuir para essa  economia que se estabelece , dado que não possuem conhecimentos e placas para colocar na troca? Outro problema aparece nas  sanções que  as autorizadas estão sujeitas por repassarem peças para terceiros.Esse é um problema insuperável  e qualquer possibilidade está sempre entre autorizadas , possibilidades restritas dado o risco de se perder o osso .AS possibilidades de solução está  nas  autorizadas exercer pressão sobre as fabricas .Impondo algumas regras .Mas e o medo? .Estamos falando da natureza Humana amigo Tonny.Mas mesmo que esse movimento obtivesse exito  em nada ajudaria aos especialistas.Na verdade esse é um problema inerente aos especialistas a tal elitização é exatamente isso e é acentuada hoje pela total ausência de peças de segunda mão no mercado , peças que garantam a viabilidade do reparo..

Espero ter ajudado.
  • Localização desse usuário é: sõa joaquim 90
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 15 anos.
Tudo o que podemos fazer é ficarmos justos nessa..

ROGERIO AP

OI GENTE SOU NOVATO NESTE FORUM É UM PRAZER CONHEÇER NOVOS AMIGOS DO RAMO DA ELETRONICA A UNIAO FAZ A FORÇA ,FICO SATISFEITO QUANDO VEJOS PESSOAS SE UNIDO A UMA DETERMINADA CLASE DE PROFISSAO PARA PROCURA MELHORA EM TODOS ASPEQUITO PROFISSIONAL E SOÇIAL E TECNICO, UM ABRAÇO A TODOS.
rogerio.shalon[arroba]hotmail.com
  • Localização desse usuário é: MACEIO/AL
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.

TecTonny®

[arroba]pinto Realmente o projeto é arriscado, o molde é como a garantec, sobre as autorizadas eles oferecem garantia de 1 ano, mas são obrigados a fornecer materia e fabrica-los por 3 anos.

Sobre o capital acho que é rotativo, uma vez que se vender 1.000 garantias nós só teremos responsabilidades pelas 1.000 e sem contar que só atuariamos 1 ano depois da venda, afinal o 1° ano é da autorizada.

Pessoal conheço muito técnico pessoalmente é virtualmente, e posso dizer 20% dos que conheço estão fechando as suas portas e procurando fazer outra coisa, e logo irá atingir todos que não são "afliados" ou autorizadas.

Outros 70% dizem que sua receita caiu absurdamente, tendo meses que ficou prejuizo.

E vai piorar, em 2012 é o último ano para nós "especializadas" tentarmos alguma coisa.

O projeto que proponho pode começar pequeno ou gigantesco, depende das parcerias.
Eu precisava conversar com alguem de seguradora, se alguem conhece favor me indicar.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

SpokEletro

Tendo em vista o baixo preço dos aparelhos novos, facilidade de compra pelo prazo longo de venda e o não interesse das fábricas em colocar peças a preço compensador para o cliente e o técnico, eu como técnico de eletronica e televisores a 35 anos , sendo que por 24 anos com oficina propria ja, pela minha experiência cheguei a conclusão que nossa profissão esta agonizando, talvez mais, com muita dificuldade 1 ou 2 anos. Infelizmente meus amigos.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.

TecTonny®

Sim [arroba]SpokEletro com certeza, por isso temos que pensar em algo para que isso não aconteça, ou todas as especialidas vai acabar. E teremos que procurar emprego em autorizadas.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

sydney01

Este é um assunto interessante mas devemos ter em mente que é uma prática empresarial que consiste na redução deliberada da vida de um produto para incrementar o seu consumo porque, como já publicava em 1928 uma influente revista de publicidade norte-americana, "um artigo que não se desgasta é uma tragédia para os negócios".Onde podemos chamar de obsolescência programada.

A obsolescência programada foi criada, na década de 1920, pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Ele buscou atrair os consumidores a trocar de carro frequentemente, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios. Bill Gates, fundador da Microsoft, também adotou esta estratégia de negócio nas atualizações do Windows.

Obsolescência programada é o nome dado à vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido. A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como "descartalização". Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.

Alguns exemplos, Baterias que se esgotam após poucos meses de uso, impressoras que bloqueiam ao chegar a um número determinado de impressões, lâmpadas que se fundem apos às mil horas.
Ficou uma pergunta, Porque, apesar dos avanços tecnológicos, os produtos de consumo duram cada vez menos?

Obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes de TV lançam produtos com aparência inovadora e com tecnologia mais avançada e visual mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca. Um bom exemplo foi limitar a vida útil das lâmpadas elétricas a 1000 horas. Este cartel das lâmpadas foi o ponto de partida da obsolescência programada, que se aplica hoje a produtos eletrônicos de última geração como impressoras ou iPods e que se aplica hoje também na indústria Eletrônica TVs Rádios celulares e outros.

E pior ainda é que em nossa área técnica, onde o técnico não consegue material para reposição, em alguns casos tem que trocar a placa inteira, que ainda não se consegue com facilidade e quando sim é por um preço fora da realidade, forçando o produto ao descarte, há também casos em que não se está fornecendo os esquemas elétricos, e quando se consegue os resistores do esquema não constam de seus valores e sim somente a posição, ficando o técnico de mãos amarradas, portanto algo precisa ser feito com urgência.

Já fiz apelos a vários setores de apoio ao consumidor, inclusive ao congresso nacional na câmara dos deputados, afim de uma previsão legal para estes que considero abuso e o fim desse cartel dos empresários.
É como vejo.
Abraços de Sydney.
:'( :'(
  • Localização desse usuário é: Sao Paulo, Sao paulo
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 35 anos.

B.V.

 
   Pois então... Tonny!!!


   Levei por capricho dar uma lida geral neste interessante tópico, e ví que a sua proposta inicial é viável !!!

   Só que ao colocá-la em prática, vários serão os empecilhos que surgirão !!

   Creio que os colegas já citaram quase todos...

   Um deles, notei que foi, superficialmente, tocado:
   
   Que é questão do RH ( Relacionamento Humano) !!!

   Ao levar adiante esse seu projeto, terá que contar com a confiança, lealdade, transparência e honestidade de

   todo o grupo recrutado para essa tarefa !!!

   A pretensão é fazer, quase tudo, no sistema virtual (Internet) !!!

   Mas com o funcionamento da coisa toda, se dependerá, e muito, do lado real e humano do negócio em

   questão !!

   As transações serão virtuais, mas a "bufunfa" será real !!! 

   Não estou, com isso, dizendo que não se pode confiar em ninguém...

   Mas, sim, que não dá prá confiar em todo mundo!!!

   "Quanto mais gato...mais rato" !!!

   Infelizmente, noto que não são só os produtos que são de :

   "Obsolescência programada" (Como bem nos informou o colega acima ) !!!


   Me perdoe a franqueza!!! Mas acredito que em um projeto desse porte...

   Todos as possibilidades devem ser levadas em conta !!!


   Um abraço !!!

       B.V.

   



   
 

   
  • Localização desse usuário é: IP / SANTA CATARINA
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
I Timóteo 2:5
"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,"

TecTonny®

Pois então B.V.

Tenho em mente tudo isso que informou, se a coisa desse certo usaria a forma que a Century usa, com a OS sendo aberta direto no site e com a devolução do material empregado na manutenção, mas eu sei que isso é pouco, mas alguma coisa tem que ser feito o quanto antes.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

rayan

Meu amigo a coisa ta feia.A maioria das Tvs ldc tem circuitos made china.É o kso dos tvs philips ex 32plf3203 etc.A Fonte é um lixo.Proponho reclamarmos a montadora e notificarmos q iremos relatar este fato aos nossos clientes para q não comprem estas marcas.
  • Localização desse usuário é: cabo frio rj
  • Minha forma de trabalho é Estudante
  • Tempo de Experiência em bancada: -01 anos.

adilson césar

concordo com o colega rayan...se todos os técnicos boicotarem algumas marcas ''infelizmente a maioria delas'' acho que as coisas iriam mudar.
que saudades dequeles tempos em que não tinha sites de lojas mas a gente ia na rua santa efigenia e encontrava os componentes com facilidade...
ainda que caras mas pelo menos achava as peças.
agora com internet,sedex,sites etc, com tudo isto e a gente tem dificuldade de conseguir até mesmo placas no estado.
obs...eu ja estou boicotando algumas marcas....
  • Localização desse usuário é: sao paulo s/p
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 13 anos.

TecTonny®

Isso seria dar murro em ponta de faca, os fabricantes não estão preocupados com isso.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

Edinhocg®

nem os fabricantes e nem os consumidores!pois na hora de comprar um aparelho novo o que eles levam em consideração é o preço e a garantia de um ano.
  • Localização desse usuário é: campo grande /mato grosso do sul
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 01 anos.
brutão !!!

rcolman

Caros amigos.
Minha formação técnica em eletrônica se iniciou lá pelos idos de 1975 e, desde então, nunca mais terminou.
O sucesso de qualquer empreendimento depende do sucesso das partes em que ele é composto, sempre existirão prós e contras
em qualquer atividade na qual se tenha um ou mais objetivos.
Venho acompanhando esse tópico desde que foi criado a, quase, um ano e o que vejo são discussões saudáveis que alertam para estes "prós e contas".
Acho que chegamos a um ponto em que a necessidade de apertarmos o botão de ignição se faz presente.
Uma ideia citada pelo nosso amigo marcosr em 14 de janeiro me parece ser um bom "botão de ignição" para, a partir daí, termos noção de o quanto se pode atingir com a ideia.
Com certeza teremos outro ano de novos empecilhos e de novas superações.
Alguém disse "uma grande jornada começa com o primeiro passo" esse já foi dado, vamos ao segundo.

Trabalho com eletrônica e informática e tenho certeza que posso ajudar nessa área com toda a experiência adquirida e é certo também que posso adquirir muito mais.

Forte abraço a todos
  • Localização desse usuário é: Rio de Janeiro/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 32 anos.

TecTonny®

Citação de: marcosr online 04 Mar 2012, 11:03
a ideia é boa, vai ser uma batalha grande, mais faz o seguinte abre um novo tópico, e faz uma simulação sem compromisso, e faz um cadastramento dos técnico interessado, deixando o nome pode ser o nome de login do fórum e Área da eletrônica que se destaca, e estado e cidade, para ter uma noção do interesse em nível nacional. Trabalhei numa empresa que para lançar uma ideia eles pesquisava, cadastrava tudo antes de lançar o produto via a aceitação  do publico, pesquisava seu concorrentes dava uma geral depois ponhava em plastica a ideia.


Para quem não viu a sugestão do Marcos está ai em cima...
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

andre_2001

Esta "Idéia" é uma luz no fim do tunel... Mas é algo que vai demandar um grande esforço e tempo. Não quero ser EU um pessimista.
O que vocês acham de tentarmos conseguir informações, de como nossos colegas de profissão do 1° mundo lidaram com o problema ?
Até porque o Brasil segue a "ONDA" destes paises. Quando eu vejo um fabricante no tipo da SONY não se importar mais com assistência técnica. É por que algo grande e significativo está acontecendo.
"Obsolescência programada" é uma realidade não só na eletrônica "residencial".
O que proponho é uma visão mais ampla. Para podermos dar um "tiro certeiro".
Como todos no forum amo minha profissão e construi minha vida com ela. Mas sou apenas um "surfista" e dependo da onda...
  • Localização desse usuário é: Limeira/sp
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 22 anos.

wolf

caro tony os aparelhos estão ficando cada dia mais facil de ser adquirido nas lojas,o crediario é feito em até vinte parcelas em algumas lojas,o que faz com que o cliente muitas vezes adquira um novo aparelho com mais recursos do que consertar o antigo.As peças estão ficando dificeis de ser encontradas,ainda mais se for aparelho novo,as autorizadas não dão a minima para a gente, muitas vezes somos obrigados a devolver o aparelho sem o conserto.Eu me demiti de uma empresa porque cansei de  procurar peças e não encontrar e comprar peças falsificadas.O que esta faltando no país é respeito ao cidadão pois os aparelhos eas peças para manutenção não tem mais qualidade e o mais importante hoje é arrecadar impostos,deveriamos  criar algo com o intuito também de criar impostos.Um grande abraço a todos e usem criatividade é só o que nos resta fazer.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 28 anos.
wolf

dingo

Olá tony concordo plenamente com voce;no momento não estou focado nesta area dei uma pausa,posso voltar a qualquer momento e por esse motivo entro na briga em defesa desta causa; a cada dia que passa estão dificultando com garantias estendidas.
Não concordo com um só tecnico representar uma determinada marca mais sim com eletronica em parceria com fabricantes.

renatobromb

Gostaria de estar participando do site mas recebi um aviso de canselamento :'(
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 21 anos.

TecTonny®

Olá somente usuários inativos serão "cancelados"... No período de 90 dias...
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

Marcos Barbosa

Acho que vai ter uma seleção natural de técnicos nesta área as barreiras vão ser grandes,a ideia é boa,eu sinceramente já procurei uma alternativa e não encontrei!
Nos ultimos 10 anos mudou muito as técnologias de reprodução de audio e vidéo e continua mudando não sei onde vamos parar!

Um forte abraço a todos!


  • Localização desse usuário é: Belo Horizonte.MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 41 anos.

Similar topics (5)