INFORMAÇÕES BASICA SOBRE INDUTORES

Iniciado por edson tadeu, 29 Novembro 2008, 20:11

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

edson tadeu




  Informações Básica Sobre Indutores

Nome dado a bobinas, choques, enfim a todos os tipos de enrolamentos. Um indutor nada mais é que uma "grande" quantidade de fios enrolados sobre um núcleo. Este núcleo pode ser de ar, ferro, ferrite, etc. A teoria que envolve o uso e funcionamento dos indutores é que permite a construção de transformadores de tensão.
Quando um enrolamento é percorrido por uma corrente ele cria um campo eletromagnético, se próximo a este indutor existir outro indutor este campo induzirá uma corrente no outro indutor. Quando a variação do campo acabar acabará também a indução.

Podemos perceber que se fizermos passar por um indutor uma  corrente contínua só induziremos em outro indutor enquanto a corrente chega ao seu valor normal.  Se quisermos induzirmos sempre precisamos de corrente alternada, é por isso que só usamos transformadores em corrente alternada.
Reatância indutiva e Indutância – As linhas de indução do campo eletromagnético criadas por uma bobina ou indutor, ao "crescerem" cortam as suas próprias espiras ou voltas, desta forma até se criar o campo magnético em sua máxima amplitude teremos a indução de uma corrente, neste próprio indutor, oposta a corrente original. Por este motivo a corrente não pode crescer instantaneamente até o seu valor máximo, mas se passam alguns instantes até que isto aconteça. Para se estabelecer a corrente normal no circuito é necessário que seja vencida uma certa inércia que nele se manifesta,  esta oposição a circulação da corrente recebe o nome de reatância indutiva.

Todas as bobinas ou indutores oferecem um certa reatância indutiva. Esta reatância  será tanto maior quanto mais rápida for a variação da corrente pela bobina. Em outras palavras quanto maior a variação da corrente ou sua freqüência maior será a reatância indutiva  para um mesmo valor de indutor (com uma mesma indutância).

Em corrente alternada teremos sempre variada a direção da corrente pelo indutor, isto faz com que ele defase a corrente da tensão, ou seja , atrase a corrente que passa por ele em relação a tensão. Esta defasagem é conhecida como fator de potência.

Quando fazemos uma corrente passar por um indutor aparece sobre o mesmo, "lentamente" um campo eletromagnético, quando retiramos a corrente este campo diminue e induz no próprio indutor uma tensão e corrente com sentido contrário ao anterior. Esta tensão contrária pode ser utilizada em certos circuitos ou deve ser eliminada em outros tipos de circuitos para evitar problemas aos componentes eletrônicos. A finalidade de um diodo em contrafase com a bobina de um relé é evitar que esta tensão prejudique o circuito.
Em tensão alternada podemos calcular a reatância capacitiva (que nada mais é que a dificuldade que o indutor oferece a circulação da corrente) através da seguinte equação:

XL = 2 x Pi x F x L

Onde:

Pi = 3,141516
F = freqüência aplicada no indutor
L = valor da indutância

Podemos perceber que quanto maior a freqüência maior será a reatância indutiva.

Resumo:

Indutor – nome do componente.
Indutância – grandeza ou unidade de medida dada em Henries, mH, uH.
Reatância indutiva – resistência que um indutor oferece para a circulação de corrente (normalmente se relaciona isto com corrente alternada) alternada.




Claudio Carvalho

Edson.

Excelente explanação!

Parabéns! Os mais novos deveriam ler este artigo!


Cláudio

ags10ags

Muito bom, entendi pouco mas valeu a leitura, to precisando mesmo.... ;)

Similar topics (5)