JA ESTA COMPLICADO DICA PARA QUEM NAO E TECNICO.

Iniciado por celsofc, 11 Fev 2009, 17:30

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

f@bio$$$

Acho esse fórum maravilhoso pelo apoio que tem dado a todos que entram com uma dúvida, isso é inquestionavel.

A questão é: somos técnicos profissionais e dependemos do conserto para vivermos. Não estou nenhum pouquinho abalado quando dizem pra mim "técnico é tudo ladrão mesmo" ou "vai me cobrar isso tudo por um fusível". Eu falo logo: "Vou cobrar isso tudo mesmo, num tá satisfeito porque vc num troca o fusivel", ou "procura outro que faça por menos" e pronto e acabou o estresse. Se querem saber, faço serviços para mais de 10 municípios na Baixada Fluminense, não me falta serviço e a única coisa que tenho como indicativo em outros lugares de que trabalho com consertos é a indicação das pessoas. A minha placa que tenho na porta da minha oficina diz "serviço com qualidade comprovada" e é isso mesmo, técnico que é técnico faz valer a sua palavra e pronto. E se quiser qualidade tem que pagar por isso.

Uma vez um cara retornou com uma tv que eu havia vendido pra ele e parou na minha porta e apontou pra minha placa e disse "eu paguei pelo que está escrito aí na placa e eu quero que vc me dê isso", eu falei "vc tem toda a razão". Eu cobro pra dar qualidade e pronto. A verdade é que o cliente num tá nem aí para o que vc fez ou deixou de fazer, o que o interessa é o aparelho funcionando perfeitamente. Se vc troca o fusivel e no dia seguinte o aparelho pifa, ele num vai nem lembrar de sua camaradagem em ter cobrado 10 reais pra trocar o fusível. Se o cara me perguntar o que foi o defeito eu vou dizer exatamente o que foi o defeito e o que fiz para prevenção de outros defeitos. Mesmo que tenha sido só um resistor eu falo que é só um resistor, mas também falo são 200,00 pela revisão completa num aparelho de 500,00 e o cara nem questiona, manda fazer direto. O que vale mais a pena não é o "barato" e sim o "caro honesto". Eu acho que por muitos técnicos que se dizem "técnicos" venderem o seu serviço por linharia, algumas pessoas acham que nós que cobramos mais caro somos desonesos. Eu quero realmente que esses que pensam assim continuem a pensar assim até se depararem com alguém que tenha consertado comigo algum aparelho.

Tem um técnico próximo a minha casa que chega dar pena dele. Ele é boa pessoa e a oficina dele está até o teto de tanta televisão que deixam lá. Ele conserta e cobra merreca mas vive enrolado porque tem muita coisa lá e atrapalha o andar do serviço dele. Eu já até falei pra ele: "Vc conserta bem cara, cobra mais pelo seu trabalho e vc vai ver que o serviço vai diminuir sim, mas vc vai se sentir mais profissional e vai ganhar mais dindin porque os maus clientes jamais vão te procurar e vc vai ter mais tempo pra fazer um serviço com mais qualidade e terá menos retorno em garantia".

Voltando ao assunto:

Muitas veses por vivermos nessa profissão encontramos por exemplo alguém que pergunta: é fácil consertar tv? - Na hora eu digo, _é fácil. Só que como praticamente estamos o tempo inteiro consertando aparelhos não nos damos conta, do quanto nossos cérebros fumaçaram quando estudávamos, quanto dinheiro num foi investido em cursos, instrumentos e aparatos. Saímos dando dicas para pessoas tentarem consertar o aparelho sem saber se elas são capacitadas para isso.

Eu acho que uma pergunta deveria ser feita a cada postagem "Qual o seu grau de conhecimento?" e no desenrolar do assunto saberiamos se realmente este é capacitado. Eu mesmo já havia visto isso aqui no fórum quando um "técnico" descreveu um defeito de uma forma que tenho certeza que todos que o estavam apoiando entenderam a mesma coisa e começamos a dar as dicas, mede aqui e alí e foi uma resposta que ele deu que percebí que ele não era técnico e outros também perceberam. Logo em seguida alguém perguntou "Qual o seu grau de conhecimento?" Ele saiu imediatamente e não voltou mais. 

Amigos técnicos, eu tenho certeza absoluta que jamais a manutenção de aparelhos irá acabar como um amigo disse acima. Mas alerto, só vão sobreviver aqueles que se atualizarem das novas tecnologias e investirem em instrumentos novos. Ninguém vai conseguir consertar nada hoje usando o conhecimento de válvula e um multitester de 20 reais né. "A informação vence uma guerra" e é exatamente isso que está acontecendo   hoje. Estudem sempre que tiver tempo vago.

E digo mais, cobrem mais caro pelos serviços. Avalie as condições das pessoas do local onde trabalha e firme um orçamento base para todos os aparelhos e não negociem de modo algum por menos do que foi orçado após o serviço executado, mesmo que vc veja que vale a pena fazer por menos. Isso caracteriza a desonestidade.   

Um abraço do amigo Fábio para todos do fórum.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.

Wander-sat®

  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

Theodoro

Olá pessoal não pode ficar de fora do assunto realmente a pessoas querendo ser espertas a ponto de colocar a própria vida em risco, sem conhecimento pode acontecer um acidente muito sério. Quanto ao pessoal aparecer e sair e não dar retorno to me encaixado neste grupo, mas na é por mal não é que sou praticante e trabalho em uma empresa fora do ramo da eletrônica. Tenho varias TVs  que estou consertando e DVDs aparelhos de som na medida que os conserto Faço doação para pessoas que não tem e aumento meu QI em eletrônica não postei mais sobre os consertos porque não consegui chegar perto dos aparelhos  o que me frustra muito e fim de semana quando to em casa pego muito pouco meus filhos também merecem atenção não é? Bom mais é isso não desisto vou arrumar e postar o conserto e vou arrumar outras para doar a quem precisar. Vocês sabiam que tem gente que ainda não sabe o que é ter uma televisão em casa para as crianças ver um desenho com toda esta tecnologia avançando ainda tem muita gente sem acesso a TV analógica quem dirá digital.
Abraços um bom fim de semana a todos.

At. Theodoro Magalhães

Wander-sat®

Theodoro,

Não ter muito tempo pra família, infelismente atinge quase todos do ramo!  :'(

Pelo que li vc já é Técnico! Se sim, pode mudar seu grupo para tal aqui: http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=profile;area=groupmembership;u=

Legal essa coisa de doar! Tem meu apoio e no que precisar, estamos aqui!

Um abraço em ti e na Familia!!!
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu / RJ.
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 19 anos.
Deus não me deu tudo que eu queria...
Mas "está me dando" tudo que preciso!!!


Até o mais experiente ou o mais inteligente dos Técnicos,
aprende algo novo a cada dia... Vamos ser mais humildes!!!

Theodoro

Obrigado amigo Wander-sat para Você e a familia tudo de bom.

Similar topics (5)