Sucatas de tv's são úteis na medicina.

Iniciado por B@ddo, 30 Set 2009, 10:43

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

B@ddo

Não sei se é novidade por aquí, mas taí:



TVs usadas ajudam na cicatrização do corpo
 
   
Cientistas da Universidade de York descobriram um jeito inédito de reaproveitar televisores usados. 
   
Os pesquisadores desenvolveram uma maneira de transformar componentes químicos das telas de LCD em substâncias que auxiliam a regeneração de tecidos humanos. Elas seriam capazes de formar estruturas temporárias que servem como guia e dão suporte ao crescimento das células. 
   
O polivinil-alcool, ou PVA, é um polímero não poluente, presente nas telas de cristal líquido e usado para polarizar os filmes aplicados na superfície de vidro do painel de LCD. Devido à sua compatibilidade com o corpo humano, ele pode ser aplicado a diferentes áreas da medicina. Além da criação de plataformas de regeneração de tecidos, pode ser utilizado como material de apoio na imobilização de enzimas e como revestimentos de cápsulas feitas para liberar medicamento em partes específicas do sistema digestório. 
   
No entanto, para poder ser aplicado dessas formas, o PVA precisa ser expandido até obter uma área maior em sua superfície. O processo já era utilizado em outras substâncias, mas foi a primeira vez que se aplicou com sucesso suas etapas ao PVA. 
   
Os autores do estudo, Andrew J. Hunt, Vitaly L. Budarin, Simon W. Breeden, Avtar S. Matharu and James H. Clark, acreditam que o reaproveitamento dos televisores de LCD deve ser uma preocupação mundial. Em 2008, as vendas no mundo chegaram a 100 bilhões de dólares, e esse valor deve crescer 50% até 2012 alcançando a marca dos 150 bilhões. Na Europa, este tipo de equipamento já tem uma das maiores taxas de desperdício entre os elétricos e eletrônicos. É estimado que, da União Européia, 2,5 bilhões de monitores estejam chegando ao fim de sua vida útil. 
   
Fonte: INFO
  • Localização desse usuário é: Itapetinga - BA.
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 33 anos.

Similar topics (5)