QUAL O FUTURO DO TÉCNICO???

Iniciado por NASCIMENTO, 06 Junho 2011, 20:23

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NASCIMENTO

Amigos  é com enorme  preocupação que vejo  ao longo  destes  meus  31 anos  de profissão, a situação em  que chegamos.
Ano 1980 um jovem  de 24 anos  começava  no a trabalhar  com bastante esperança  que  podesse  prosperar  na  vida, tinha  acabado  de concluir  meu  primeiro  curso  técnico,  eu trabalhava  em  um guiche de  vendas  de passagens  na  rodoviaria  de ribeirão  preto, como trabalhava  só  de  manhã,  das  06:00 ao  13:00  comia  algo  por  ali mesmo  e me  dirigia  até  uma    oficina  de um amigo  proximo  da rodoviaria, esta  oficina era   autorizada  gradiente  cce   dinacom polivox,  e  mais.
Na  época  fazia  um  biquinho  quase  de graça  para  o  patrão, por  afinal  pricisava  de  aprender.
O patrão, um  jovem  de  28  por  ai   aparentemente  bem sucedido, certo  dia  em  comentario  qualquer  soltou, -"voce  aí  baixinho... ta´començando   agora???, isso  aqui  vai acabar" olhei  assustado  e retruquei  -como assim??  acabar???, é  vai  acabar  ...   logo  logo não se  consertará  mais  nada, disse  eu, - poxa  patrão  logo  agora que  estou  começando???.  Fiquei  com aquilo  na  cabeça  tambem  o homem  não  me  deu  mais  explicações.
Estamos  falando  1980/81  em plena  cruzado novo...  inflação  la  em cima, só  sei  que  o  cara disse  que  vai  acabar,mas  não  falou  quando, porque  a firma  dele, construiu  um  predio  de  dois  andares  enorme  para  a sede  dele em  7 meses, comecei a trabalhar  pra  ele    quase  de  graça, lembro-me  nos  consertávamos  2  tvs, e ele  com  o  dinheiro  pagava meu  salario, e ainda  sobrava  dinheiro.  obs:  um  tv  26  kl1  da philips  custava  em  media  1500,00  logico  um  valor  equivalente  ao de  hoje,  um  conserto  ...  não  ficava  por  menos   550,00  a 650,00  niguem  falava  vou  comprar  outra  assi  de  qualquer  jeito. Os  sistem  da  gradiente  ds-20/40   model 900  os  famosos    sistem modulados   a1 d1  t1  custavam  uma  pequena  fortuna, quando  chegava um  na oficina, os  olhinhos  do patrão brilhavam...  hoo  dilicia...Bem isso  é  nostalgia, os  tempos  mudarame pra  muito  ruim, 2011 tv-21 350,00, se voce...  técnico  da  um turo  danado  pra  achar  a treta dela,  e  dar  orçamento  de  100,00  o  cliente  te chama  de ladrão, porque  ouviu a  globo  dizer, que  os  técnico  são  todos ladrões, que  os aparelhos  não  dão  defeitos, é tudo  fusivel e fiozinho  solto.  Hoje depois  de uma vida  de dedição, tenho  que trabalha  quase  12 horas,diárias pra  conseguir sobreviver,não  fiquei rico, mal tenho  minha casinha  e um carro  medio  p/trabalho  e  outro +ou-  p/ passear.    Sera  que  vai  melhorar???  e  quando???.  O que os  amigos    estão  fazendo  para   sobreviver, com tanto  trabalho, e pouco  resultado ($$$). Já  não está na  hora  dos  técnicos  do brasil  inteiro, se  unir  como  categoria  forte, e nos  defender??? Até  quando  vamos  consertar  uma  tv   por  100,00  gastar  40,00  e ainda  dar  3 meses  de  garantia, e na  garantia  ela  voltar  com micro  queimado, que  as  vezes  nem existe  pra  comprar, se tem custo quase o preço  da tv,  ai  aconteçe  o pior  de tudo, devolução  de todo valor  pago, e  ainda  o  cliente  quer  te  cobrar  as  dispesas dele, ele tve  que  levar, perdeu  tempo  dele  e aí...  como  fica???
Amigos, com toda  sinceridade  do  mundo, não  é  exatamente  isso  que  acontece  hoje???  *nascimento  06/06/11
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francisco fernandez

Amigo Nascimento eu acompanhei bem de perto essa época da "galinha dos ovos de ouro", tempo bom em que o técnico realmente faturava com satisfação, em Ribeirão Preto visitava a autorizada Panasonic do Edson e o movimento era muito bom.
Creio que a tendencia de mercado é a "Reciclagem", ou seja, produtos com preços baixos de baixa durabilidade e ai o cliente joga fora e compra outro.
Lógico que há alguns aparelhos que ainda valem a pena o conserto, porém, acho que vai diminuindo essa quantidade e o técnico vai ter de se contentar com o ganho do " dia a dia" somente para sobreviver, ou tornar-se um politico, esse sim tem futuro e ganha bem (rssssssssss).
Não desanime, e mande um abraço ao Edson da PaulEdson (acho que é este o nome da oficina se é que ainda existe)
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Sergio Santos > Surface <

#2
É isso mesmo que vce disse Nascimento ,tempo de mudanças ,na época que eu comecei a trabalhar na bancada ja tinha terminado a época boa que valia a pena trabalhar em eletrônica ,agora tem tecnico formado pela internet que faz isso desmoraliza a categoria, segue o link talves vce ja tenha visto, um abraço .


http://www.tectonny.com/forum/galera/tv-lcd-sansung-sem-modelo-amigos-achei-este-video-olha-a-que-ponto-estamos/




esse aki é mais triste 

Tecnico consertando philco safari
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marcosbr

   Eu concordo em partes. Vivi a época da KL1 e safári.
Ganhei muitos clientes e amigos, por ter um tratamento diferenciado com eles.
Sempre vivi da eletrônica e não tenho o que reclamar. O verdadeiro "técnico" não acaba, ele se ajusta ao mercado.
Realmente, os técnicos deveriam se unir... Mas deveriam também, parar de tratar a clientela como inimiga. É deles que vem o sustento.
Nem todo cliente é rico, o pobre também tem direito a ver TV. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Conheço muitos, que ficam sem trabalhar 15 dias. Quando pegam um aparelho, querem safar as despesas do mês.
Uma coisa fique claro...
Quem trabalha com honestidade, e sabe trabalhar... Enverga mas não quebra.
Um abraço.
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Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Jordão

E devido aos baixos preços do mercado e importados é que complicam, e tambem como o amigo ai falou da rede globo mostrando isso sobre os técnicos e que nos tira do serio, como fosse comum, somente um fusivel queimar em tvs >:( !
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NASCIMENTO

o
Citação de: francisco fernandez online 06 Junho 2011, 20:32
Amigo Nascimento eu acompanhei bem de perto essa época da "galinha dos ovos de ouro", tempo bom em que o técnico realmente faturava com satisfação, em Ribeirão Preto visitava a autorizada Panasonic do Edson e o movimento era muito bom.
Creio que a tendencia de mercado é a "Reciclagem", ou seja, produtos com preços baixos de baixa durabilidade e ai o cliente joga fora e compra outro.
Lógico que há alguns aparelhos que ainda valem a pena o conserto, porém, acho que vai diminuindo essa quantidade e o técnico vai ter de se contentar com o ganho do " dia a dia" somente para sobreviver, ou tornar-se um politico, esse sim tem futuro e ganha bem (rssssssssss).
Não desanime, e mande um abraço ao Edson da PaulEdson (acho que é este o nome da oficina se é que ainda existe)

ok  amigão, existe  sim  no  mesmo lugar    na  rua  ceara, campos elisios,  ele  vai  bem  com as  mesmas  dificuldades  de  sempre, obrigado  pela  força...  abraços
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marcosbr

 Não é somente a globo não amigo...
Eu já tive muitos atritos, aqui mesmo no fórum. Este assunto já foi esgotado.
Veja a internet. Veja aqui mesmo no nosso fórum.
Um cara diz que não é técnico. Eu, ou outro moderador, aconselha a procurar um...
Dez minutos depois, vem um besta e diz... Troque isto, isto e isto!!!!
Quem é técnico tem que saber o que faz. Tem que conhecer os circuitos, tem que conhecer um esquema.
Por isto eu me preocupo com o perfil completo, diga que é iniciante. Não me importo em ajudar, todos que começam tem pouca pratica/conhecimento. Não pode é se colocar como experiente sem ser.
Alguns não querem uma dica. Querem o "componente defeituoso". Aí é só receber a grana. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os verdadeiros técnicos sobrevivem, basta se atualizarem.
Ajudar sim, mas quem realmente for merecedor.
Um abraço.
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Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

NASCIMENTO

Citação de: marcosbr online 07 Junho 2011, 09:00
   Eu concordo em partes. Vivi a época da KL1 e safári.
Ganhei muitos clientes e amigos, por ter um tratamento diferenciado com eles.
Sempre vivi da eletrônica e não tenho o que reclamar. O verdadeiro "técnico" não acaba, ele se ajusta ao mercado.
Realmente, os técnicos deveriam se unir... Mas deveriam também, parar de tratar a clientela como inimiga. É deles que vem o sustento.
Nem todo cliente é rico, o pobre também tem direito a ver TV. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Conheço muitos, que ficam sem trabalhar 15 dias. Quando pegam um aparelho, querem safar as despesas do mês.
Uma coisa fique claro...
Quem trabalha com honestidade, e sabe trabalhar... Enverga mas não quebra.
Um abraço.

sem duvida  amigo  marcos,  honestidade idonedade, ética,  é  fundamental  em qualquer  atividade profissional, na  eletronica  não  é  diferente,  eu  tenho  31 anos  de profissão, se  não  desisti  até  agora, certamente não  desistirei, trabalho com seriedade  e dedicação  e profissionalismo, faço  cursos  constatemente  em são paulo  e  aqui  rib preto,  me  enfio  noite  a dentro  na  internet, a procura  de  novidades  e informações  técnicas  avançadas, tanto  de equipamento  e  técnicas  de  manutenção, tenho  3000  clientes  cadastrados  no  meu  sistema, muitos  amigos  com certeza, faço  tudo  pra  facilitar  as  coisas,  mas  nem todo  "cliente"  é  amigo, tem  aquele  que quer  te  explorar, e te  fazer   de  otário.
Na entrada  do  aparelho, ele  sonega  informações  do  defeito, porque  ele acha  que  se  ele  falar  de "defeitos" o técnico  vai  cobrar...  então  ele solta  esta, é  uma limpezinha de  nada,  este  aparelho  nunca  deu  defeito, ele  é muito  bom,  e não pode  ter  nada...
Hora  meu  dignissímo,  aparelho  que  não tem  nada, logo não precisa  sair  da  sua  sala,  ele  está  aqui  na  oficina  a passeio???  e  se  voce  técnico  não  ligar  o  dito  aparelho  e  mostrar  com todas  as palavras,  que  o aparelhos  não funciona, ele  fazer  um  escarceu  na  hora  de  buscar, já  não autorizou (porque  não tinha nada...)  e  te  obrigar  a entregar  o  aparelho  funcionando, afinal  de conta   ele  não  tinha  nada...  só  as vezes, as  vezes,  muito  difícil  ele  não  tinha  image  e  nem som,  mas   não  tinha  nada.
Este  cliente  é  nosso  amigo???
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NASCIMENTO

Citação de: marcosbr online 07 Junho 2011, 13:41
Não é somente a globo não amigo...
Eu já tive muitos atritos, aqui mesmo no fórum. Este assunto já foi esgotado.
Veja a internet. Veja aqui mesmo no nosso fórum.
Um cara diz que não é técnico. Eu, ou outro moderador, aconselha a procurar um...
Dez minutos depois, vem um besta e diz... Troque isto, isto e isto!!!!
Quem é técnico tem que saber o que faz. Tem que conhecer os circuitos, tem que conhecer um esquema.
Por isto eu me preocupo com o perfil completo, diga que é iniciante. Não me importo em ajudar, todos que começam tem pouca pratica/conhecimento. Não pode é se colocar como experiente sem ser.
Alguns não querem uma dica. Querem o "componente defeituoso". Aí é só receber a grana. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os verdadeiros técnicos sobrevivem, basta se atualizarem.
Ajudar sim, mas quem realmente for merecedor.
Um abraço.

neste  ponto... concordo  plenamente, em grau  numero  e genero.
É importante  ajudar  o  seu  semelhante, no que  se diz  "dica", mas  tambem insina-lo a pensar, a raciocinar, o princípio  básico de funcionamento  do aparelho  em questão, concordo  a parte  voce  diz  "que  o cara não tem  conhecimento  mínimo  básico, para  raciocinar  em cima  de  esquema,  ou circuitos  complexos, já  quer,  o  serviço  pronto, só  sobra  pra  ele  receber... te  confesso  que  uso  muito o  conhecimento  de grandes profissionais  dos  varios  furuns  de debate  técnico, incluxive  este  , que eu  participo para  aprender    como um todo, melhorar  meu raciocínio  lógico  em  cima  de  esquema.
Já  ajudei  muita  gente, sem  querer  nada  em troca.
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Trudes

Nascimento, a corrente sempre vai ser diretamente proporcional a tensão, e inversamente proporcional a resistência heheheh...
Sempre vai ser I=V/R. Não importa o que eles mudem na tecnologia.
O que temos que fazer é estudar, reciclar, aprender.
Estamos diante de novas tecnologias.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110050826
A nossa classe vai ter que se especializar. Muitos vão desistir, outros vão insistir (é o meu caso), e isto se chama desenvolvimento.
Os que querem o "componente defeituoso" sem o trabalho de pesquisar, simplesmente vão sumir do mercado. Os que  passam horas analisando e pesquisando, vão sobreviver.
Acredito que a nossa classe vai ter novamente uma época de ouro, assim como no tempo das válvulas, onde um técnico era bem valorizado. Para isto, precisamos adquirir conhecimento.
Olha a mais nova do mercado:
http://planetech.uol.com.br/2011/03/11/smarttv-agora-sua-tv-ja-pode-acessar-a-internet/
Vamos ter que aprender computação na marra hehehe....
Mas é isso aí, a evolução é individual para cada um.
Quem gosta da profissão, vai sobreviver a toda essa mudança.
Quem está aqui só para "chupinhar", vai se dar mal...
Um abraço a todos.
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[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
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