O que é necessário para transferir vídeos de alta qualidade do PC para TV

Iniciado por TecTonny®, 07 Ago 2008, 09:17

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

TecTonny®

Os televisores mais modernos do mercado já trazem entradas adaptadas para a transmissão de vídeos em alta definição. Esses plugues podem ser usados para transferir conteúdos de alta qualidade diretamente do computador para a TV. O WNews dá dicas de como fazer essa operação.

Antes de tudo você precisa de um cabo compatível com a TV e o seu micro ou usar um adaptador. O problema disso é que existe uma grande variedade de tecnologias diferentes que podem ser utilizadas para a transmissão e nem todas são do mesmo padrão.

Tecnologias disponíveis

Há diferentes tecnologias disponíveis no mercado que devem ser avaliadas na hora da compra de um computador ou uma televisão de alta definição (HDTV). Veja a seguir quais são elas:

As tecnologias mais usadas para transmissão de vídeo atualmente são VGA, cabo composto, cabo componente, DVI (Interface de Vídeo Digital, em português) e HDMI (Interface Multimídia de Alta Definição, em português). Dessas, as duas primeiras têm definição padrão – a VGA é usada pelos monitores de computador mais antigos e o cabo composto em televisões convencionais (são aqueles três cabos usados nos videocassetes, um vermelho, um amarelo e um branco).

As outras três (cabo componente, DVI e HDMI) são relativamente novas e transmitem imagens em alta definição. Sem elas, não adianta comprar a melhor televisão com o mais moderno DVD player da loja. Com cabos antigos, o sinal vai ser transferido em baixa definição e será como assistir imagens em uma TV convencional.

Diferenças entre padrões

É importante saber que há diferenças entre as tecnologias analógica e digital. O seu computador usa um sinal digital, o que significa que ele deve passar por uma conversão para ser transferido por cabos analógicos. Essa operação reduz a qualidade da imagem. Isso acontece mesmo se você usar esses cabos para passar o seu vídeo para uma televisão digital, pois o sinal deve ser substituido para formato analógico e depois reconvertido para o de alta definição.

Das três tecnologias que transmitem imagens em alta definição, o cabo componente é analógico, o HDMI é digital e o DVI conta com versões em ambos os padrões.

A interface mais moderna atualmente é a HDMI, que transfere imagens na mesma freqüência da DVI. A grande diferença entre as duas é que a segunda transmite apenas vídeo, enquanto a primeira também passa áudio.

A DVI tem três versões: analógica (DVI-A), digital (DVI-D) e uma que lê ambos os padrões (DVI-I). A distinção é importante porque os plugues não são intercambiáveis. Por transmitir um sinal analógico, o DVI-A tende a cair em desuso. Além disso, só o DVI-D e o DVI-I são compatíveis com a HDMI.

No computador, você deve ficar atento com a saída de sinal da sua placa de vídeo (o plugue onde você conecta o monitor), que, em sistemas mais antigos, só possuem o padrão VGA. Algumas placas de alto rendimento são baseadas em DVI e as de última linha já estão saindo com plugues HDMI.

Segundo a gerente de produtos da LG, Fernanda Summa, os aparelhos HDTV tendem a priorizar a entrada HDMI, sendo que alguns modelos já possuem três delas. Outros modelos  têm entradas DVI, mas a executiva acredita que logo ficarão defasados por não incluírem transmissão de áudio.

Adaptadores de sinal

Há no mercado vários adaptadores de sinal entre componente, HDMI e DVI, além de conversores de entrada USB. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, sobretudo no que diz respeito aos tipos de sinal.

De acordo com Fernanda, como o HDMI e o DVI têm a mesma frequência de imagem, um adaptador pode ser usado para converter o sinal de um para outro, sem perda de qualidade. O DVI necessita, porém, de um cabo extra para o som.

O mesmo não acontece com o cabo componente. Como o padrão é diferente (um é digital e os outros são analógicos), é necessário fazer a conversão de sinal, reduzindo a qualidade da imagem. Como a perda de qualidade é pequena, a conversão pode ser feita sem grandes complicações.

Outra possibilidade é usar um adaptador de USB 2.0 para HDMI ou DVI. No entanto, essa opção não viável para transferir vídeos em alta qualidade. Devido à capacidade limitada de transmissão do USB, esse dispositivo deve ser reservado a vídeos de baixa definição como os feitos para internet. Nesse caso, ele funciona perfeitamente, garantem os especialistas.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br


Similar topics (5)