economizar energia no computador

Iniciado por nadsonmaia, 12 Set 2008, 13:59

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

nadsonmaia

Pequenos ajustes ajudam a economizar energia no computador


O PC não é um dos eletrodomésticos que mais gasta. Se você tem um desktop e utiliza um monitor CRT - aqueles "de tubo" -, provavelmente despende cerca de 190 watts por hora, o equivalente a duas lâmpadas comuns acesas. O computador, contudo, é um dos eletrodomésticos onde você mais pode fazer ajustes para usar
menos energia.
O periférico mais gastador no computador é o monitor. Um CRT de 17 polegadas, por exemplo, utiliza cerca de 80 W por hora. Uma boa economia pode ser obtida pela troca por um modelo LCD. No mesmo tamanho, ele gastará cerca de 30 W, uma economia de mais de 50%. A mesma regra vale para o desktop em relação ao notebook, que consome o equivalente ao monitor LCD.
Se ainda não é o caso de trocar a tela, é possível pelo menos diminuir o brilho dela. Quanto menor a luz emitida, menos energia é gasta. É válido lembrar, porém, que a luminosidade não deve passar de um limite que atrapalhe a visibilidade, prejudicando os olhos.

Desligando automaticamente
Outro recurso é colocar um protetor de tela que desligue o monitor. Os screensavers comuns, ao contrário do que muitos pensam, não ajudam em nada na economia de energia. Eles servem para evitar o desgaste da tela nos CRTs, mas não alteram o consumo.

Espera e hibernação
No desktop, uma atitude que ajuda na economia é configurar os modos de espera e de hibernação. No primeiro caso, são desligados o disco rígido, placas de vídeo e coolers, mas a placa mãe e a memória RAM continuam sendo alimentadas, para não perder as informações. Para gastar menos energia, a hibernação é mais eficiente: "O 'hibernar' desliga realmente a máquina. Pega tudo o que está na memória e coloca em um arquivo no disco.", explica Gerlan Ferreira, supervisor de TI da ONG WWF-Brasil.

Similar topics (5)