INSTALAÇÕES AUTOMATIZADAS PARTE 2

Iniciado por edson tadeu, 31 Mar 2009, 21:20

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

edson tadeu



Recomeçando exatamente do ponto em que parei na primeira parte desta matéria: normalmente em um processo de instalação automatizada, ocorrem casos na qual o Windows XP não possui os drivers necessários como, por exemplo, no caso de um driver de placa de vídeo. Para os principais casos que podem ocorrer, vamos listar a seguir como você pode solucionar o problema.

- Incluindo drivers na instalação: este é o caso mais comum. Durante o processo de setup, o Windows verifica todos os dispositivos de hardware identificados, e lista seus PnP IDs. A seguir, consulta o arquivo driver.cab, que contêm todos os drivers e arquivos INF, verificando neste arquivo se algum PnP ID está especificado em algum dos arquivos INF dentro do driver.cab, e associa (caso encontre) com seu respectivo driver. Entretanto, é possível informar uma outra pasta a qual o Windows deverá consultar, caso não esteja no driver.cab. Para tal, edite as linhas dentro da Tag [UNATTENDED], e coloque as seguintes informações:

1 - DriverSigningPolicy=valor
1 - Especifica se o Windows irá checar a assinatura digital nos drivers. Como nem todos os fabricantes realizam tal processo, você pode desabilitar esta informação, com o risco de ter falhas de sistema.
2 - Valor=Ignore, Warn ou Block

2 - OemPnPDriversPath=valor
1 - Informa quais pastas o Windows deverá consultar em caso de detecção de hardware. Caso crie uma pasta chamada \DRIVER, e você possua vários subdiretórios com drivers em cada subpasta, faça o seguinte:

OemPnPDriversPath="Drivers\ati01;Drivers\geforce302

2 - Será necessário criar um subdiretório abaixo da pasta I386 no servidor. A pasta deverá ter obrigatoriamente o nome $OEM$ e, abaixo desta, uma outra subpasta chamada $1. No caso do exemplo citado acima, ficaria da seguinte forma a estrutura de pastas:

I386\$OEM$\$1\DRIVERS\ATI01 e I386\$OEM$\$1\DRIVERS\GEFORCE302

3 - OemPreInstall=valor
1 - Determina se uma instalação com pastas adicionais está sendo feita. Como está sendo usado o parâmetro OemPnPDriversPath, a máquina irá copiar para o disco local todas as pastas que existem debaixo da pasta I386.
2 - Valores=yes ou no

- Particionar o HD: conforme mencionado anteriormente, podem ocorrer casos nos quaia as máquinas que serão instaladas possuem um volume superior a 2 GB. Somente podem ser extendidas as partições em NTFS. Caso você possua máquinas com volume maior, e queira criar uma única partição, faça o seguinte:

1 - Formate com o DOS uma partição de até 2 GB. Deixe o restante do disco sem particionar.

2 - Adicione as seguintes linhas na Tag [UNATTENDED]:
1 - ExtendOemPartition=valor
1 - valores:
1 - 0 = não extende
2 - 1 = extende o tamanho restante, criando um único volume com o tamanho total do disco
3 - XXX = permite informar em quantos MB adicionais será extendido

2 - FileSystem=valor
1 - valores=ConvertNTFS

- Removendo os jogos da máquina: você pode desabilitar a instalação dos jogos na máquina adicionando uma Tag [COMPONENTS]. Após criar esta entrada, adicione as seguintes linhas:

1 - ACCESSOPT=valor
1 - Acessibility Options

2 - MINESWEEPER=valor

3 - FREECELL=valor

4 - HEARTS=valor

5 - PINBALL=valor

6 - SOLITAIRE=valor

7 - SPIDER=valor

8 - ZONEGAMES=valor

Valores = On ou Off

Após ter definido o script básico de instalação, vamos ver como executamos a linha de comando de instalação. No nosso exemplo, a instalação será executada via linha de comando através do DOS. O comando que será executado será o WINNT.EXE, que está dentro da pasta I386, localizada no servidor. Seus parâmetros suportados são:

/S: Informa qual é caminho que contém os arquivos de instalação. Suporta as seguintes combinações:
/S:\\servidor01\i386 (usando UNC)
/S:X:\i386 (através de letra de drive mapeado)
/S:. Esta opção é utilizada quando o WINNT.EXE é executado direto através de uma letra de drive mapeada

/T: Informa qual partição será utilizada para armazenar os arquivos temporários de instalação. Esta opção é utilizada quando se deseja instalar o Windows na partição D:, pois a localização dos arquivos temporários define a partição na qual será instalado o sistema operacional

/U: Informa qual a localização do arquivo unattended TXT. Suporta as seguintes combinações:
/U:\\servidor01\i386\ARQUIVO.TXT Usando UNC;
/U:X:\i386\ARQUIVO.TXT Através de letra de drive mapeado;
/U:ARQUIVO.TXT Esta opção é utilizada quando o ARQUIVO.TXT está dentro da pasta I386.

/UDF:id ARQUIVO.UDB usado em conjunto com o parâmetro /U:. O parametro id identifica o nome da máquina, descrito no arquivo ARQUIVO.UDB e ARQUIVO.TXT;
/R: Especifica uma pasta adicional que será copiada durante o setup, e que não será apagada após o término do mesmo;
/RX: Especifica uma pasta adicional que será copiada durante o setup e que será apagada após o termino do mesmo.

Bom, acho que é isso por enquanto. Voltarei a falar mais tarde sobre outros assuntos relacionados.



Similar topics (5)