NOVO VIRÚS ESTÁ RODANDO POR AÍ

Iniciado por vini, 02 Mar 2008, 10:07

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

vini

Olha aí pessoal tem um novo virus bagunçando a Net , trata-se do Kleneu66 ele vem como sapatinhos vermelhos , dançando uma musica bem alegre e oferecendo mais de mil musicas , ele começou atraves de e-mails , mas já está aparecendo nos sites de empresas e consegue burlar varios anti virus , ele depois de istalado em duas horas destroi o HD deixando o PC completamente a deriva , portanto amigos fiquem alerta. :police:
  • Localização desse usuário é: Porto Alegre RS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 50 anos.
Membro colaborador.

TecTonny®

Grande Vini não é necessáriamente um virus e sim um Hoax.

Leia sobre Hoax:

Etimologia

A palavra hoax veio do pretenso encantamento hocus pocus. "Hocus pocus", por sua vez, pode ser uma distorção da expressão latina "hoc est corpus" ("este é o corpo") proferido durante a missa. O assunto ainda é controverso entre os etimologistas.

Descrição

Os hoaxes, também conhecidos como "pulhas", "boatos" ou "lendas virtuais", são caracterizados por sua linguagem típicamente marcada pela ênfase no caráter emergencial, na gravidade ou na urgência do fato, além do tom emocional ou sensacionalista usados com o intuito de seduzir o leitor e, ainda, o típico e insistente apelo para que seja repassada ao máximo de pessoas. Estes atributos, que muitas vezes se tornam até mais evidentes do que as próprias informações da mensagem, se forem bem observados, nos permitirão facilmente distinguir uma pulha de uma mensagem honesta.

Como forma de transmitir uma pseudo credibilidade ao fato, o hoax costuma citar termos científicos - embora muitas vezes incoerentes - e mencionar nomes de autoridades ou de instituições reconhecidas, inclusive de organizações humanitárias e governamentais. Além disso, a autoria da mensagem não se identifica ou se identifica de forma dissimulada usando dados irreais. Contudo, um dos principais indicadores de falsas mensagens é o simples fato de serem objetos de repasses reiterados, pois muitos o fazem ingenuamente, sem averiguar quaisquer características ou sem tampouco lerem o conteúdo.

A criação e disseminação de hoaxes ou correntes pela Internet têm como principal motivação a captura de endereços de e-mails que, em seguida, são repassados ou vendidos a spammers. Um hoax pode circular pelo mundo em poucas semanas, retornando à origem centenas de cópias, cada qual trazendo junto ao corpo da mensagem outras centenas ou milhares de endereços de e-mails por onde a mesma circulou. Isso ocorre porque os leitores, ao repassarem adiante tais mensagens, ao invés de inserir os endereços de e-mails dos seus amigos no campo CCo (Cópia Oculta), costumam digitá-los nos campos Para ou C/Cópia. Dessa forma fazem com que esses endereços sejam incorporados à mensagem e, a partir daí, passem a circular expostos e abertamente até caírem nas mãos dos piratas de e-mails.

Além disso, outra prática que muito contribui para esse efeito nocivo dos "hoaxes" é o fato de que, ao repassarem uma mensagem adiante, os internautas não tomam o cuidado de limpar eventuais endereços de e-mail que porventura já estejam incorporados a esta mensagem.

O repasse indiscriminado deste tipo de mensagens é um sinal de pouca sofisticação e pouca experiência no uso da Internet, além de um ato bastante deselegante com os próprios amigos, pois seus endereços de e-mails são publicados aos quatro ventos! Sobretudo porque o endereço de e-mail é uma informação de natureza pessoal e individual e, como tal deve ser respeitada e preservada.

Como Evitar

Uma dica simples é sempre acessar o site da empresa envolvida no "hoax" ou tentar ligar para eventuais números mencionados na mensagem, de modo a verificar a sua autenticidade. Porém, algumas regras já consolidadas pela experiência, indicam uma boa conduta e têm grande valor no combate à pirataria de e-mails:

    * Ao encaminhar mensagens para destinatários múltiplos, use sempre o campo de "Cópia Oculta" (CCo ou BCC, "Blind Carbon Copy").
    * Antes de responder ou repassar qualquer e-mail, limpe as mensagens adjuntas anteriores que não sejam relevantes. Limpe também eventuais resíduos e formatos desnecessários do texto antigo e, principalmente, limpe todos os endereços de e-mails que possam restar juntos à mensagem original.
    * Não repasse a sua versão da mensagem como anexo. Essa prática induz a formação de sucessivos anexos de anexos que sempre escondem endereços de e-mails alheios, além de revelar o seu desinteresse pelo conteúdo encaminhado.
    * Evite mensagens que contenham tão somente programas executáveis ou apresentações do tipo PowerPoint pois, além de exigirem requisitos técnicos próprios, recursos de máquina e disponibilidade de tempo ao leitor, são absolutamente impessoais.

Saiba ainda que

    * Denunciar uma corrente ou hoax não provocará a ira ou castigos de deuses ou de santos, tampouco a morte, doença ou miséria de alguém.
    * O simples repasse e proliferação de mensagens nunca rende dinheiro a terceiros, assim como correntes pela Internet nunca trazem qualquer lucro financeiro a nenhum internauta.
    * Nem a Anistia Internacional, nem a Cruz Vermelha ou qualquer outra instituição humanitária, pública ou privada jamais promoveu campanhas se utilizando de repasses de mensagens para e-mails particulares.
    * Campanhas humanitárias só podem ter credibilidade se houver um prévio e amplo conhecimento e divulgação do fato através dos meios de comunicação de massa, coordenado por uma instituição idônea;
    * Não há registos de casos voluntários e anónimos de campanhas de ajuda ou socorro a vítimas de penúria, saúde dramática, calamidades, sequestros, desaparecimentos, amnistias ou indultos.
    * Alertas sobre vírus só merecem atenção se partirem de uma instituição especializada e confiável.
    * Abaixo-assinados recolhidos via Internet não têm qualquer valor jurídico ou administrativo, nem tampouco credibilidade como manifestação ou pressão social.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoax


Vírus Kleneu66 não existe

Terça, 16 de setembro de 2003, 09h57 Depois de meses sem eclosão aparente de um novo falso vírus de computador, começou a circular nos últimos dias mais um hoax (trote) do gênero, em português. Caso você receba uma mensagem de alerta sobre um suposto vírus de nome Kleneu66, que viria em um e-mail "com uns sapatinhos vermelhos dançando" e "uma música bem alegre", desconsidere, pois tal vírus não existe.

O hoax pode ser novo, mas o estilo da mensagem é bem manjado para internautas mais experientes. O texto vem com o título "urgentíssimo", vários trechos com letras maiúsculas e um tom alarmista. A falsa praga virtual seria extremamente maléfica (capacidade de destruir o disco rígido em duas horas), ainda não teria vacina e, "segundo a AOL", entrou em circulação "ontem". Também está presente a velha recomendação de repassar a mensagem a todos os conhecidos. Ou seja, todos os elementos clássicos de um boato eletrônico estão presentes.

Uma busca em alguns dos principais sites de empresas antivírus (Symantec, McAfee, F-Secure, Trend Micro, Sophos e Panda) não retornou nenhuma informação sobre qualquer código maléfico com o nome Kleneu66. Até ontem, dia 15, o Google também não trazia nenhum resultado com esta expressão, mas hoje traz uma única resposta ― justamente o link para um blog que apenas reproduz o boato, sem fornecer qualquer explicação adicional. Para um vírus tão poderoso, é um mistério que só o criador da mensagem e a AOL, que nem é especializada em segurança, tenham sido informados de sua existência, antes mesmo das empresas do setor, que investem milhões de dólares neste mercado.

Veja abaixo uma reprodução do hoax (os erros gramaticais não foram corrigidos):

URGENTÍSSIMO

LEIA AGORA MESMO E PASSE PARA TODO MUNDO QUE VOCÊ CONHECE
Alguém está mandando por aí um e-mail com uns sapatinhos vermelhos dançando é uma musica bem alegre. No e-mail são oferecidas mais de mil musicas. Não baixe nada. É o vírus Kleneu66 !!!
Se você abrir o arquivo em DUAS HORAS seu HD estará limpo e completamente destruído. MUITO CUIDADO!!!!! Não dê download deste arquivo em nenhuma circunstância!
Este vírus entrou em circulação ontem e segundo a AOL, NÃO há antivírus disponível ainda contra o Kleneu66.
Por favor, passe essa mensagem para todas as pessoas de sua lista de e-mail. Se você receber o arquivo já sabe o que fazer: NÃO BAIXE E NÃO ABRA.

InfoGuerra
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

vini

Tá tudo bem,faz tempinho que não vou a missa, por isto o Latim não é o meu forte até porque elas atualmente são rezadas em portugues , mas o alerta foi dado por funcionarios da ELETROSUL , uma concecionaria de energia elétrica do interior, este tal de Hoax andou fazendo estragos por lá.
  • Localização desse usuário é: Porto Alegre RS
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 50 anos.
Membro colaborador.

TecTonny®

Hahahahahaah, só vc mesmo, eu tambem não entendo nada ded latin, eu só sei é copiar e colar, heheheheheehhehe.  Um abraço.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
---
Antonio Barros
Administrador Geral
https://tectonny.com.br

edsontadeu09

mesmo atrasado eu copiei e mandei sua mensagem para todos os meus contatos

edsontadeu09

antonio barros mesmo atrasadinho eu copiei e enviei por email para todos os meus contatos sobre os oahc

IMBIKA

isso mesmo nao passa de um falso virus ou hoax ...rsrs (Y) :police:
ja respondi sobre isso num outro topico neste forum

Similar topics (5)