acabando de vez com spams

Iniciado por edson tadeu, 30 Out 2008, 22:24

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

edson tadeu


Acabando de Vez com Spams
Autor: Gabriel Torres 
Tipo: Tutoriais  Última Atualização: 15 de maio de 2002
Página: 1 de 3  Ir para... Introdução Como Denunciar Programas Anti-Spam

Introdução
Spam é o nome dado por qualquer mensagem não solicitada enviada por e-mail. Todo mundo que tem e-mail já deve ter recebido um spam pelo menos uma vez na vida. As pessoas que fazem spam acreditam que esse é um método eficaz de marketing, sendo similar as malas diretas não solicitadas enviadas pelo correio do mundo real.

Mas não é bem assim que a banda toca. O spam é o pior método de marketing na Internet (é o que obtém as mais baixas taxas de retorno) e o que é pior: quem está recebendo em geral fica com raiva de quem enviou o spam. Ou seja, o spam cria uma imagem negativa em relação ao produto ou serviço que está sendo anunciado. A comparação do spam com mala direta também não é correta. No mundo real, separar cartas contendo propaganda das cartas importantes é um procedimento extremamente rápido e grátis. Você nem precisa abrir o envelope para saber que é propaganda; você só abre se realmente quiser ver a propaganda. No caso da Internet, além de ser demorado separar os e-mails com spam dos e-mails com conteúdo válido, ainda há um agravante: quem recebe o spam é quem paga a conta. Isso mesmo. Se a sua caixa postal estiver atulhada de lixo (junk mail, outro sinônimo para spam), você estará pagando conta telefônica e acesso ao seu provedor de Internet para poder baixar todo esse lixo que você não quer nem pediu para receber.

É bom não confundir spam com newsletter (boletim informativo, em português). Vários sites permitem que você entre o seu e-mail para receber informações em base regular de produtos e serviços. Nesse caso, você está pedindo para receber e-mails contendo informações de vez em quando vindos daquele site. É uma situação completamente diferente.

Algumas mensagens de spam trazem, ao final, frases como "esse e-mail não pode ser considerado spam se houver uma forma de você ser removido". Outros ainda tem a cara-de-pau de colocar uma frase como "conforme legislação internacional sobre spam". Pura papagaiada, já que spam é repudiado internacionalmente, sendo, inclusive, considerado crime em alguns estados dos Estados Unidos.

Nunca clique na frase "clique aqui para ser removido" de um spam. Quem pratica spam coloca essa frase justamente para você clicar. Quando você clica, você possivelmente não só não será removido da lista de spam como passará a receber mais spam. O que ocorre é que esse pessoal que pratica spam em geral compra de outras pessoas tão picaretas quanto eles listas contendo milhares ou mesmo milhões de e-mails. Muitos desses e-mails são antigos e possivelmente não são válidos. Assim, quando você clica em uma mensagem dessa "para ser removido", o que você está fazendo é justamente o oposto: está dizendo para o praticante do spam que o seu e-mail é válido! Ou seja, em vez de estar removendo o seu e-mail, você está, na verdade, alimentando a base de dados do praticante de spam.

O que é muito feito em spam é alterar o remetente da mensagem, de forma que a gente não consiga descobrir quem enviou a mensagem e, assim, não conseguir entrar em contato com o provedor de acesso do sujeito para reclamar. Todos os provedores de acesso são contra spam. O motivo é muito simples: congestiona a rede. E como os custos dos provedores estão baseados basicamente na velocidade de acesso que eles podem oferecer aos clientes deles, quanto menos a rede do provedor estiver descongestionada, melhor.

A maioria dos praticantes de spam prefere alterar o e-mail do remetente por um endereço que não existe ou então por um endereço em um desses serviços de e-mail grátis, como Hotmail, Zipmail, IG, etc. Mesmo que o e-mail exista em um desses serviços gratuitos, o praticante do spam não está dando a mínima se o provedor fechar a conta de e-mail dele, já que possivelmente ele abriu aquela conta grátis só para mandar o spam, e no próximo spam ele abre uma nova conta.


Acabando de Vez com Spams
Autor: Gabriel Torres 
Tipo: Tutoriais  Última Atualização: 15 de maio de 2002
Página: 2 de 3  Ir para... Introdução Como Denunciar Programas Anti-Spam

Como Denunciar
Em princípio, se denunciarmos uma pessoa que pratica spam ao provedor dele, normalmente o provedor dele bloqueia a conta do usuário e coloca ele em uma "lista negra". Mas como podemos fazer esse tipo de denúncia? Como podemos identificar o autor de um spam?

Primeiro você tem de saber de onde o e-mail realmente está vindo. Como dissemos na semana passada, a maioria das pessoas que pratica spam troca a configuração do e-mail para que ele apresente um e-mail que não exista ou então de um desses serviços de e-mail gratuito, como o Zipmail, IG e Hotmail.

Para saber de onde um e-mail está realmente vindo, você precisará visualizar o cabeçalho da mensagem, que é um código que informa de onde o e-mail realmente foi enviado. Esse cabeçalho normalmente é ocultado automaticamente pelo seu programa de e-mail. A maneira de ver esse cabeçalho varia de programa para programa. No Outlook, isso é feito selecionando-se a mensagem e pressionando as teclas Alt e Enter simultaneamente. Na janela que aparecerá, selecione a guia Detalhes. Você verá, então, o cabeçalho normalmente oculto da mensagem, como mostramos na figura.


clique para ampliar
Figura 1: Visualizando o cabeçalho normalmente oculto de uma mensagem.

A linha importante de você observar é uma que diz de onde a mensagem veio, como, por exemplo:

Received: from 200-158-202-80.dsl.telesp.net.br (HELO TmpStr) (200.158.202.80) by mail.clubedohardware.com.br with SMTP; 4 May 2002 22:37:50 -0000

Como você pode reparar, essa mensagem veio do servidor dsl.telesp.net.br, não por acaso o servidor daqueles que têm linha ADSL da antiga Telesp (atual Telefônica). Então, sabemos de onde o e-mail veio.

Mas como identificar o autor da mensagem? No cabeçalho oculto da mensagem também há campos importantíssimos para a identificação da mensagem: número da mensagem, data e hora de envio. Através dessas informações, o provedor responsável pelo envio da mensagem (no nosso exemplo, telesp.net.br) pode checar em seu arquivo de log qual foi o usuário que enviou a mensagem.

Ou seja, para denunciar alguém que pratique spam, basta enviar um e-mail contendo todo o cabeçalho oculto da mensagem para o serviço de denúncia do provedor. Todo provedor tem um serviço desse tipo, que normalmente atende no e-mail abuse[arroba]provedor. Alguns provedores utilizam endereços diferentes (o da telesp.net.br é security[arroba]telesp.net.br e o do UOL é denuncia[arroba]uol.com.br), mas a maioria usa mesmo o abuse[arroba]. Portanto, copie o cabeçalho oculto do spam (basta selecionar o texto com o mouse, dar um Control C e depois iniciar uma nova mensagem e, no corpo dela, dar um Control V) e envie para abuse[arroba]provedor. No campo "Assunto", coloque "spam". O serviço de denúncia do provedor automaticamente tomará as devidas providências em relação ao praticante do spam.



Home » Redes » Internet

Acabando de Vez com Spams
Autor: Gabriel Torres 
Tipo: Tutoriais  Última Atualização: 15 de maio de 2002
Página: 3 de 3  Ir para... Introdução Como Denunciar Programas Anti-Spam

Programas Anti-Spam
E se no cabeçalho oculto do spam não der para vermos qual é o provedor da pessoa que está fazendo spam? Assim não há como denunciá-lo e, portanto, continuaremos recebendo spams para sempre!

A solução pode ser instalar no micro (ou no servidor de e-mail, se você trabalhar em um provedor ou no suporte da rede de uma empresa) um filtro anti-spam. Se você fizer uma procura em www.shareware.com por "spam" ou "anti-spam" verá vários programas desse tipo disponíveis.

Os programas mais simples desse tipo baixam o cabeçalho das mensagens presentes em sua conta de e-mail em seu provedor, permitindo que você marque e apague as mensagens que são spam diretamente na caixa postal do provedor, sem a necessidade de baixar as mensagens para então apagá-las.

Já os programas mais avançados funcionam de maneira automática. Você pode configurar uma lista de pessoas que te mandam spam ou de frases e palavras-chave que você considera spam que o programa automaticamente varre a caixa postal do provedor matando automaticamente tudo quanto é e-mail que atenda aos seus critérios de spam. Há, na Internet, algumas "listas negras" de remetentes de spam, e esse tipo de programa pode eventualmente utilizá-las, fazendo com que ele apague automaticamente e-mails vindos de conhecidos spammers (pessoas que mandam spam), facilitando bastante o trabalho de "ensinar" ao programa quem são pessoas que enviam spam.

Alguns programa são, inclusive, "inteligentes", analisando mensagens que são possivelmente spam, retendo a mensagem para você liberá-la ou bloqueá-la. Ao considerar que o programa fez um "acerto", isto é, bloqueou corretamente um spam, o programa "aprende" que aquela determinada mensagem é um spam, melhorando bastante a taxa de acerto do programa no futuro. O mesmo é válido para o caso de você liberar mensagens que o programa erroneamente bloqueou como sendo spam, mas que não era.

Um excelente programa com essas funções é o SpamWeasel, que é totalmente grátis e pode ser baixado em nossa área de download. Após instalar esse programa, você precisa configurar o seu programa de e-mail para passar a chamar o SpamWeasel. Para isso, basta alterar o nome do servidor de e-mail (conta POP3) de, por exemplo, mail.seuprovedor.com.br, para 127.0.0.1. No campo "nome do usuário" do seu programa de e-mail, você deverá adicionar um símbolo [arroba] e, em seguida, o nome do servidor de e-mail POP3 (ex: se o nome de usuário é joaquim, altere para joaquim[arroba]mail.seuprovedor.com.br). Após você ter efetuado essa configuração, o SpamWeasel será usado como um filtro entre o seu provedor e você.

A segunda configuração a ser feita é configurar o que é spam. O programa já vem configurado com uma série de padrões comuns de spam e você pode facilmente adicionar e-mails de spammers usando a guia Patterns, opção "Unfriendly From addresses". Você pode também adicionar frases que normalmente vêm no campo "assunto" de spams na opção "Usual Spam Subject Phrases" da mesma janela. O programa tem ainda várias outras configurações, que sugerimos você dar uma explorada, já que o espaço aqui é curto para listarmos todas as opções de filtros apresentadas por esse excelente programa.




Similar topics (5)