medidor de esr

Iniciado por Elder A.M., 25 Ago 2011, 16:10

tópico anterior - próximo tópico

Elder A.M.

Écontrei este cicuito na net e achei interessante é simples e pode ser montado dentro de um multimetro de baixo custo.http://www.py2bbs.qsl.br/esr_meter.php
  • Localização desse usuário é: São Miguel do Araguaia-Go
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
Protek-service posto autorizado: LG,Semp-Toshiba

f@bio$$$

Elder, montei esse ESR meter há uns anos e é muito bom. Fiz algumas modificações nele que ampliaram a faixa de resistência até 1 OHM. Vou pegar as modificações e fotos para colocar aqui pra todo mundo. Ah usando um VOM maior fica muito melhor. Eu usei um YF370A (YU FONG) antigo que tinha. Um abraço.
  • Localização desse usuário é: Nova Iguaçu/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 12 anos.

Elder A.M.

muito bom amigo Fabio poste sim vai ser de grande valia.

Wander

Quem quiser comprar pronto e só entrar aqui: -------------EDITADO-----------------
ESTE ESPAÇO NÃO SE DESTINA A VENDAS!
  • Localização desse usuário é: Recife/PE
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
"Só Jesus Salva"

marcosbr

Aproveita e complete perfil e grupo técnico.
Seu registro é de 2008.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Wander

"Só Jesus Salva"

gilson12345678

bom pessoal, vou contar a minha esperiencia com medidor de esr, ouvi falar bem deste aparelho resolvi montar o meu, montei para uso na bancada mas tive muitos erros o medidor de esr acusava bom, mas o defeito so e solucionado se trocar o capacitor, comprei um paguei 230,00, mas nao melhorou nada, desde que montei o meu ja faz quase um ano ate hoge este aparelho so me ajudou no maximo uma duas veses , tem que ter dois aparelhos capacimetro e o medidor de esr, na verdade trabalho mas com equipamentos de som e o capacimetro e bem mais utilizado na bamcada, na minha opinião exitem equipamentos melhores para se ivestir em uma bancada de serviço.
  • Tempo de Experiência em bancada: 04 anos.

Elder A.M.

Amigo vc é o primeiro que vejo falar isto eu uso direto no reparo de fontes de tv lcd e nunca deu erro, outros colegas que  usam tamben nunca relataram nehum erro.

Wander

Gilson,

Você não esta sabendo utilizar o medidor de ESR.O Medidor de ESR detecta Defeito que o Capacímetro não Detecta.Vou Contar um Historinha.Uma certa vez um cliente trouxe um monitor para mim,ele falou que avia levado em duas assistências, uma particular e outra Autorizada.Me falou que condenaram o monitor que não ligava mas por indicação de um amigo ele insistiu em deixar comigo.Fiz os testes padrão, comecei pela fonte e não achei nenhum defeito.Após quebrar muito cabeça e perder tempo foi quando eu li sobre ESR.Montei um pra mim e por coincidência fiz as medidas na fonte novamente e encontrei um capacitor eletrolítico de 1mf com ESR alterada.Fiz a troca e o monitor Ligou na Hora.
Até hoje utilizo o Medidor e já consertei vários equipamentos com ele que não acusava no capacímetro defeito.
;)
"Só Jesus Salva"

gilson12345678

bom colegas, nao trabalho com tvs trabalho com audio proficional, uma das poucas veses que o medidor de esr me serviu foi para reparo numa mesa hyamaha, deve ser porque este medidor de esr esta mais direcionado para tvs e monitores, apesar que os equipamentos de audio estão usando muito fonte chaveada, onde se fala que o medidor de esr pode axiliar muito.
  • Tempo de Experiência em bancada: 04 anos.

Elder A.M.

não amigo o aparelho não é so destinado a tvs, mas a capacitores eletroliticos, so que quando se trata de circuitos onde o capacitor funciona apenas como filtro de passa baixa a esr dele não representa muito como defeito, mas no caso de fontes chaveadas onde as funçoes de alguns eletroliticos é mais critica ai sim o medidor de esr é muito util.

Lopes

É bom ter os dois, capacimetro e medidor de esr, e o medidor de esr é o melhor.
  • Localização desse usuário é: Garanhuns/Pernambuco
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

ablacon64

Editado espaço reservado somente para montagen!!!!

Elder A.M.

Amigos este topico trata-se da montagen de um medidor de esr, so postem duvidas sobre a montagen ou alguma melhoria para este ou outro medidor.

Elder A.M.

Citação de: Robert Ablacon online 27 Set 2011, 23:54
Editado espaço reservado somente para montagen!!!!

Amigo por favor complete seu perfil no forum colocando a cidade onde mora.obrigado!!!!

BACAMARTE

Pessoal, bom dia.
O bate papo foi interessante, mas o foco ficou em aberto. Estamos aguardando as fotos e as modificações do Fabio, se ainda quiser compartilhar.
abraço
wj
  • Localização desse usuário é: CANOAS RGS
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Mesmo que voce se sinta no escuro, alguém ve luz em voce.

LEDIR

QUAL O PROGRAMA QUE  UTILIZO PARA DESENVOLVER UMA ESCALA  PARA  O  MEDIDOR DE  ESR? MUITO OBRIGADO.
  • Localização desse usuário é: ANGRA DOS REIS- RJ.
  • Tempo de Experiência em bancada: 21 anos.

silvanoservitec

ESCALAS DE ANALÓGICOS:
essas escalas em se tratando de analógicos está uma bagunça, uma Escala de ser pesonalizada para cada (MICROAMPERIMETRO) ou seja uma feita para um multimetro de marca XX não vai servir exato para uma de marcaYYY, fora que o CALIBRAR DELA que ninguém faz acho que nem os argentinos..e isso sim seria o mais importante.
Vejam bem um Eletrolitico de 1000 microfarads que seria um dos mais usados na media, um bom de marca boa a temperatura media de 25 graus, vai medir 0,05 ohms pode variar uns 0,02 para mais u para menos... Pois bem se ele medir 0,20 ohms já pode condená-lo..
agora isso numa escala  ANALÓGICA, representa o que? ???
estão fazendo esr analogicos que se vc colocar o RESISTOR DE 1 OHMS nela ele desloca menos de 1cm.
Se deslocasse 1cm quebrava o galho, pois se vc ajustar ele em 0 exato
e ele deslocar 2mm, poderia condena-lo.
IDEAL era conseguir com resistor de 1 OHMS um deslocamento de 2cm, já daria uma precisão razoável
contra os ((99))... leituras  de um digital,..(para os 1ohms) .... mas já servia.
Pensem nisso ao terminar Um tente regular com resistor de 1ohms e conseguir o máximo deslocamento e fazer a tabela a partir disso
NÃO É LINEAR medir esistores com esr meter pois sinal AC não iria comportar LInearmente na escala, por isso cito 1ohms até aqui vai bem,  lá pelos 10R já não bateria bem, mas isso não importa.

SOBRE FAZER ESCALAS se for desenhar comercialmente teria que ser no COREL DRAWN, mas é fd fazer ela no corel, tem que ser muiot bom de corel..

mas para uso pessoal, ou pegar umas da net e dar uma editada , fazer uns testes d ecalibragem antes  e redesenhar os numeros
ou pegar a ESCALA ORIGINAL DO MULTIMETRO
SCANEAR ELA, pegar a IMAGEM abrir no PAINT ou outro editor de imagem que dominem bem
e ir apagadando colorindo e editando... com paciência faz uma legal.

lembrando se colocou  resistor de 1ohms e foi no fundo da escala, SO VAI TE ENGANAR OU SE ENGANAR. só eletrolas ruim que de para ver no visual ele vai acusar.

• Localização desse usuário é: Espirito Santo
  • Tempo de Experiência em bancada: 34 anos.
sds
silvanoservitec
http://www.network54.com/Forum/742468/
silvano_servitec[arroba]yahoo.com.br
https://www.facebook.com/silvanoservitec

ablacon64

Engraçado, Silvano, é que achei que este espaço era reservado somente para montagens. hehehe.... Os moderadores aqui tem dois pesos e duas medidas, não sabem que postagens relativas ao assunto geram boas discussões, como esta, por isso não participo mais deste fórum.

marcosbr

Mr. Ablacon.
O Silvano não desvirtuou o tópico. Ele fala sobre as escalas do medidor! Ao contrario de quem informa um site de "vendas"
Não usamos dois pesos não! Simplesmente  o fórum é para montagens... Não cabe propaganda de venda!
A entrada e saída é livre. Aqui só fica quem realmente quer ajudar!
Um abraço.
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Similar topics (4)