Tvs de Plasma e LCD; não troque a placa sem antes analisá-la minuciosamente!

Iniciado por josuelmarques, 11 Novembro 2013, 05:23

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josuelmarques

    Tvs de Plasma e LCD; não troque a placa sem antes analisá-la minuciosamente!

    Quantos técnicos em eletrônica realmente estão aptos a consertar Tv's LCD e PLASMA? Você está? O cliente vai te procurar mais cedo ou mais tarde com uma destas para você consertar! E o que você dirá?
    Na época da transição da Tv preto e branco para a colorida, alguns técnicos, quando eram procurados para consertar Tvs a cores, diziam: "Eu só sei consertar Tv preto e branco!". Hoje em dia, alguns, se forem procurados para reparar Tvs de Tela fina; dirão: "Eu só sei consertar Tv de Tubo de raios catódicos!".

    Alguns técnicos só resolvem o problema em Tv's de Tela fina trocando a placa defeituosa, outros que encaram tudo pelo lado negativo; dizem que para corrigir o defeito, só trocando a placa referente ao problema por uma nova, e que na maioria das vezes o orçamento fica tão alto que o cliente recusa. Ou dizem, ninguém vai mandar consertar mais nada após o término da garantia do produto, pois os equipamentos são "descartáveis" – pura ilusão! Quem vai comprar um aparelho de Tv de 1 500 a 3 000 Reais e quando apresentar defeito fora da garantia vai descartar? Pelo menos aqui no Brasil, ainda não!

    Muito se divulga a troca de placas completas como solução de reparos em equipamentos com novas tecnologias; dentre outros os televisores de tela fina (Plasma e LCD). Isto, às vezes, realmente, é inevitável pela falta de peças para substituição. Claro que muitos técnicos, sobretudo os veteranos, não gostam desse método, pois o mais emocionante no conserto é localizar o componente defeituoso, substituí-lo e ver o aparelho funcionar novamente.

    Os técnicos em eletrônica que já trabalham na área por muitos anos; não vão deixar de fazer uma boa investigação na Placa; pois eles sabem que muitos defeitos são rotineiros, como: Capacitância de Eletrolíticos; Resistores abertos ou alterados; Reguladores e transistores em curto. Sabem também que, alguns defeitos podem ser percebidos no visual, como: Capacitores estufados; Solda trincada; trilhas interrompidas; Resistores com aparência diferente do normal, etc.

    O técnico em eletrônica capacitado; analisa bem o sintoma, faz um exame visual cuidadoso, confere as Tensões dos pontos essenciais do circuito, segue sinais e por fim examina (testa) com cuidado os componentes suspeitos. Portanto, ao se deparar com um Monitor ou Tv de de tela fina com falhas na Fonte principal, não vá logo trocando a placa de fonte defeituosa por uma nova – só em último caso – pois o defeito pode ser num capacitor de filtro da tensão de saída principal. Lógico que, já é possível encontrar algumas peças de equipamentos de novas tecnologias em lojas e sucatões de eletrônica, mas em muitos casos podemos substituir o componente (reguladores; transistores; diodos...) com falha por um equivalente – como já se faz em outros equipamentos – basta conhecer o tipo e a função do componente no circuito, depois procurar pelo datasheet na Web e encontrar um com as mesmas características.

    Deixo abaixo um Link de download: Tvs Tela Fina LCD e Plasma. Dicas, com a solução sem trocar a placa + Menu Serviço + Falhas e Funções T-CON e CONTROL.
    http://www.4shared.com/file/oVXro5Qw/Tvs_Tela_Fina_LCD_e_Plasma_Dic.html

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"Há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe vossa vã filosofia!"
William Shakespeare

" Não me envergonho de mudar de ideia porque não me envergonho de pensar."
Blaise Pascal

Edy

Isso mesmo Josuel !

Alguns técnicos são excelentes profissionais , já outros 'ainda bem que são técnicos e não médicos'

Já pensou se um desses que adoram trocar placas , ou nem isso , adoram trocar componentes sem antes analisar bem o circuito fossem médicos : O paciente chega e diz : Estou com dor na barriga. O médico imediatamente parte para a troca do estômago. Caso não resolva ele vai trocando outros 'componentes' até chegar a resolução do problema (ou não).

Além disso , ninguém vive sozinho em nenhuma profissão. É importantíssimo que todo profissional tenha um circulo de amizade onde informações podem ser trocadas e todos saem ganhando...


fj2001

Concordo em número, gênero e grau com o colega!
[/size][/color]Técnico que é "técnico" só vai trocar a placa na situação de não ter o componente para reposição!
[/size][/color]Já o "zé das couves" troca a placa errada e manda o cliente comprar a placa!!!!
[/size][/color]Este é um dos motivos pelo qual venho já a alguns anos trabalhando principalmente na área de treinamentos e reciclagem profissional, tentando levar aos colegas técnicos um pouco mais de luz no fim do túnel!
[/size][/color]
[/size][/color]E realmente, só a união entre os profissionais da nossa área é que vai nos manter ativos ainda por muitos anos, apesar dos pessimistas de plantão dizerem sempre o contrário!
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[/size][/color]Aquele abraço!!!! :police:
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[/size][/color]Att...
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[/size][/color]Fernando José - INSTRUTOR - Clube do Técnico - RJ
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marcos.rjb

O grande problema não é sair trocando placa, às vezes o cliente não quer aguardar (Não aguardam sequer a análise do problema, já chegam querendo o reparo para ontem), prefere que seja trocado a placa inteira por motivos de "segurança" (Não confia mais na placa com defeito) e agilidade do serviço.

Outro dia peguei uma com defeito no estágio inverter, informei ao cliente que o reparo seria a troca de alguns componentes, mas... pelo tempo de uso da TV (em torno de 2 anos), o cliente preferiu que fosse gerado o valor de uma nova placa devido ao tempo de uso da placa com defeito que não poderia ficar sem o fim de semana sem TV. Sério? então, tome o valor de uma nova placa. Chorou, disse que estava meio salgado, mas informei que esse era o valor da placa, fora a mão de obra. Preferiu pagar.

Outro fator é, algumas vezes o valor dos componentes a serem trocados (Isso quando se da sorte de encontrar original) se comparado a uma nova placa (dependendo da placa), sai em média o valor de 50% de uma nova, dai mais um motivo de o cliente querer a nova.

Bom, cada caso é um caso, e cada defeito tem seus causadores que, por muitas das vezes é simples de se resolver, contudo, o cliente perde a confiança na placa reparada devido ao tempo em que já deu o que tinha que dar, mesmo explicando que a garantia da nova e da reparada é de 90dias, etc. , o cliente prefere a nova.

Sempre gero orçamento das duas placas; Nova e reparada, ai fica a critério do cliente (e poder aquisitivo) em escolher a melhor opção do reparo.

Abraços.


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josuelmarques

   Agradeço aos que participaram até agora (Edy; Fernando José (fj2001) e Marcos.rgb).

   As idéias foco, deste tópico são: Incentivo para que os veteranos continuem na profissão e análise criteriosa das placas, antes de optarem por substituição das mesmas.

   Quanto aos veteranos; é importante que se atualizem e adquiram ferramentas adequadas para trabalhar com Tvs de tela fina. Tenham conhecimento básico de informática (instalação de programas e softwares; procedimentos de atualização de memórias e processadores; configuração...). Entendam um pouco da língua inglesa, pelo menos o suficiente para interpretarem os termos da nova tecnologia... Busquem obter o máximo de esquemas e tabelas de códigos de componentes (diodos, resistores, capacitores...). Muitos códigos dos componentes só serão possíveis decifrar por meio de tabelas.

   Em relação as placas; os defeitos são idênticos as anteriores, a não ser a questão dos componentes superficiais. Dificilmente terão problemas graves, pois possuem varias proteções, inclusive por software; cabe ao técnico conhecer e identificar que tipo de proteção está ativa e seguir o circuito.

A respeito de reparar ou trocar a placa - como disse o Marcos.rgb - a decisão fica por conta do cliente.
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agnaldo de castro

Concordo plenamente com as palavras do companheiro!  mas as vezes, existem componentes que não conseguimos encontrar comprar em nossa região, principalmente CI osciladores, controladores de Inverters e de circuito de barra de Led's, como também pode ocorrer que o cliente esteja com uma certa pressa e aí deixamos ele decidir se compramos as peças pela internet, o que  leva um certo tempo para chegar, ou traca-se a placa defeituosa, até porque é mais fácil comprar a placa. já peguei vários casos. Outrossim, cabe a nós técnicos nos aperfeiçoarmos cada vez mais devido ao avanço da tecnologia.
Ass.: Agnaldo de Castro, Téc. em eletrotécnica/eletrônica.
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