LCD Philips 26PFL3404 TPS2.1L LA fonte stdby não oscila (será o trafo.? preciso dele)

Iniciado por marcos_pcsul, 13 Junho 2011, 20:33

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

joao1

Marcus...boa tarde peguei uma menina .....desta com mesmo defeito..... que vc descreve  C911 em curto veja se não tem curto..... nas saidas desta fonte
  • Localização desse usuário é: João pessoa( Pb)
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 31 anos.
Eletronica faz parte de minha vida

marcos_pcsul

olha só , em amarelo foi sacado fora da placa agora a tarde e refiz o seguinte :



Uploaded with ImageShack.us

OBS:  Q902 (ac_det) e Q903 deixei fora da placa direto ...

- resistores foram conferidos;
- capacitores smd foram medidos e trocados por cap. de outra posição;
- semicondutores (diodos de corte rápido,zd904,tl431,photo) foram trocados por novos;
- zeners baixa tensão, coloquei novo , o normal de 500ma , só pra fazer os testes;
- Q906 troquei de posição com Q907;
- c911 conferido no capacimetro, mas também foi trocado por novo.
- TNY274pn também foi trocado por novo (coloquei um soquete pra ir testando os outros que eu tinha)
RESULTADO: a fonte fica só pulsando em cadência de uns 2 segundos(mesma coisa de antes de começar a postar) ...


OBS :!!! depois troquei o TNY:
TESTES com TNY278 (mais "forte") , a fonte fica em 4V, e quando ligo o S/B com resistor de 470ohms, a fonte sobre pra 5VSB.
MAS a corrente é muito baixa, não consegue ligar uma carga fantasma (lampada de 12V 5W), e quando na tv fica apenas piscando o led power e a fonte "resetando" .
E em nenhum momento o D904 tem mais que 5v8.

... se eu ficar desligando e ligando a lâmpada de "carga fantasma" , a lâmpada até chega à acender, e mesmo assim não tem tensão acima de 5v8 no D904 !

... outra coisa, levantei o anodo do D904, com a fonte ligada injetei 14V nele pra ver se tinha algo em curto no katodo... não tem curto na linha dos zeners , ficou com 13,x V

é de ferrar né !?  :'(
  • Localização desse usuário é: Joinville/SC
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.

gontijo

Marcos , faça primeiro  um teste jumpeando  S e D do Q908  e depois outro teste liberando R956 e nos passe o resultado  .
  • Localização desse usuário é: Belo Horizonte / MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 32 anos.

marcos_pcsul

Citação de: gontijo online 16 Junho 2011, 18:59
Marcos , faça um teste jumpeando  S e D do Q908  e nos passe o resultado  .
agora não dá ... já desmontei o ferrite do trafo, e estou começando à desenrolar ele ... se der problemas depois corro atras de um trafo

mas mesmo assim , o q908 está chavendo normalmente as tensões de stby e 5 v... MAS apenas com um TNY mais forte ...
  • Localização desse usuário é: Joinville/SC
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.

Joarez Siczkoriz

O Q908  não iria  gerar  defeito relativo a  este !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

joao1

Marcos boa noite.....te passei a referencia do  capacitor errada na primeira mensagem o correto eo C932 estava em curto....mas como vc falou que testou ele vamos esperar vc colocar o trafo e ver o resultado....mas de antemão pode ser sim seu... trafo ta correto seu raciocinio...peguei muitos em video cassetes e fontes de dvd tambem....vamos resolver esse pro.
  • Localização desse usuário é: João pessoa( Pb)
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 31 anos.
Eletronica faz parte de minha vida

Joarez Siczkoriz

E  Raro más como a  analise está  caindo  nele ai certamente  pode ter falhas  apesar de ser Muito raro  realmente   você  foi o premiado !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

gontijo

Marcos , não precisa retirar o ferrite , são poucas voltas no secundário .
  • Localização desse usuário é: Belo Horizonte / MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 32 anos.

marcos_pcsul

Citação de: gontijo online 16 Junho 2011, 22:58
Marcos , não precisa retirar o ferrite , são poucas voltas no secundário .
não ......

é bem mais fácil tirar o ferrite e trabalhar só com o carretel ...
pra descolar esses ferrites é fácil, só aquecer o ferrite com maçarico de relojoeiro que ele descola e sai fácil, aprendi isso com um senhor que enrola transformadores

ACHEI O CURTO (acho eu)!
desenrolando o trafo, é a última bobina, entre pinos 2-3  ... são no total 47 voltas, no ESR dava 1/2 ohm ... desenrolei o 1º lance de 23 voltas e a resistência subiu pra 4ohms no esr.


PS: multímetro normal não consegue medir bobina de poucas voltas em curto , por isso uso um esr meter analógico do esquema do PY2xxx


o trafo. desmontado ja tá ... e agora arranjei pra cabeça pra montar ele :(
  • Localização desse usuário é: Joinville/SC
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.

Elder A.M.

Estou doido que vc termina de enrolar ele para min ver o resultado, pois nunca peguei um deste com defeito mas se realmente estiver ruim é mais um pra jente preocupar quando for consertar uma fonte.
  • Localização desse usuário é: São Miguel do Araguaia-Go
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
Protek-service posto autorizado: LG,Semp-Toshiba

joao1

Marcos bom dia  .....gostei marcos da sua perseverança... e aliada a sua teoria de como as coisas funcionam...e vi que vc tem teoria de funcinamento..... meus parabens. é assim que se faz.um grande tecnico.

  • Localização desse usuário é: João pessoa( Pb)
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 31 anos.
Eletronica faz parte de minha vida

silvanoservitec

bom muiot bom, pelo visto sim como ando fazendo experi~encias com ESR e esta sua está certa se dava meio ohms antes e ap´pos retirar 23 espiras ela subiu.. significa que o curto saiu fora do enrolamento.
esses trafos de fonte chaveada não se pode é trocar o sentido dos enrolamentos cada  enrolamento tem seu sentido certo... no mais vai dar certo
um LC meter com PIc tb serveria num diagnostico desse , desde que se esteja habituado com os valores medios dos tipos de enrolamentos.. estou acompanhando espero que de tudo certo e foi muita corage desmontar o trafo,  sem  bem que vc conhecia o macete de aquecer, a frio seria um trafo quebradinho heheh.
  • Localização desse usuário é: Espirito Santo
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 34 anos.
sds
silvanoservitec
http://www.network54.com/Forum/742468/
silvano_servitec[arroba]yahoo.com.br
https://www.facebook.com/silvanoservitec

Joarez Siczkoriz

Exato Marcos e  Silvano já uso  este Macete nos  trafos Dc/AC dos inversores e  até Hoje não quebrou nenhum Outro Macete que e o Banho dele imerso em Oleo  isso para trafos bem selados como aqueles usados nas Samsung no  Inversor no Más  Bom Reparo...


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

marcos_pcsul

QUASE LÁ ...

dei uma invernizada nos fios e remontei o trafo com os mesmos fios, como meu enrolamento ficou mais grosso que o original, e o trafo ja estava condenado, no secundário do D904 que deveria ficar com 14 voltas, ficou com apenas 13 voltas ...(secundário de 5V tem 5 voltas)

não ficou bonito não mas é o que consigo fazer...

terminal quebrado, colei quando remontei tudo...

agora quando aciono S/B , a tensão no katodo de D904 dá um pico em 10V e estabiliza em 8V ... secundário fica com 4Vsb e sobe pra 5V com jumper no S/B , mas a fonte não liga a tv

resumindo, preciso de um transformador T902 tipo PPH7019AL novo pra botar essa tv pra funcionar.
  • Localização desse usuário é: Joinville/SC
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.

ANTESAT-PLASMAX

amigão..tiro  chapel pra vc mesmo assim pelo seu empenho no trabalho para tentar resolver isso.....


mas tantos condenarão este trafo sem mencionar que nada disso precisaria ser feito para certificar que este trafo estava ruim ou não..pois o mesmo poderia ser testado sem desmonta-lo simulando o mesmo como um indutor....
mas como tudo é possivel fiquei só na moita aqui...mas ja tinha te adiantado como outros aqui...muito raro este trafo dar problemas..amenos que tenha levado uma descarga muito grande no primario...


e verifique todos os diodos que formão a faixa de  onda completa ....
troque-os direto se for o caso...


e lembrando tambem que esta fonte é ativa e não passiva ok?..
abraços
  • Localização desse usuário é: São Jose dos Campos
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 25 anos.
Antes de postar seu pedido de ajuda e Abrir um Novo Tópico.
Pesquise no Resolvidos.




/board,2.0.html]
CliqueAqui[/url]

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.(Chico Xavier)


gontijo

Dê mais uma volta na seçao de 5v ( faça uma emenda ) , acredito que seu problema será sanado .  Outro detalhe : sempre que peguei trafo de fonte chaveada ruim o problema era no secundário nunca no primário .
  • Localização desse usuário é: Belo Horizonte / MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 32 anos.

silvanoservitec

pocha faltou pouco, mas como já disseram tente por a espira que falta;  esses trafos de fonte chaveadas são criticos nisso e tbm como falei antes no sentido se não inverteu nenhum ponta no sentido... andei pesquisando no google e achei a especificação dle num manual de uma 42 ...com lc meter  um( indutimetro) marca que seria 970 microH veja:
T904   080TL42T916 LS XFMR 970uH PPH7019AL
da pagina  65 deste manual aqui: http://www.go-gddq.com/upload/2011-04/11042913452300.pdf
  • Localização desse usuário é: Espirito Santo
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 34 anos.
sds
silvanoservitec
http://www.network54.com/Forum/742468/
silvano_servitec[arroba]yahoo.com.br
https://www.facebook.com/silvanoservitec

Joarez Siczkoriz

Com a Indutancia correta e o sentido exato do enrolamento você vai chegar  lá !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

marcos_pcsul

o sentido está certo ... tirei várias fotos enquanto fui desenrolando ...

agora desenrolar pra adicionar fio... será que vale o empenho ?! se já dei uma geral nos componentes, achei uma espira com problemas , depois de remontar o trafo, o secundário do d904 mudou de tensão ... acho que está decretado que eu fui o "premiado" com um transformador ruim (deveria ter jogado na mega-sena :) )

vou procurar uma fonte de sucata pra usar o transformador ... daqui umas semana retorno nesse tópico ,

por enquanto obrigado por todas as dicas que me deram ! ;)
  • Localização desse usuário é: Joinville/SC
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 20 anos.

gontijo

Adicione uma espira sem desmontar , é so dar uma volta com um fio de uma bitola > ou =de forma que fique em série com o enrolamento !
  • Localização desse usuário é: Belo Horizonte / MG
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 32 anos.

Similar topics (5)