LCD Philips 42PFL3604 Display apaga após tempo indeterminado

Iniciado por Percí, 24 Maio 2013, 15:21

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Joarez Siczkoriz

PFC deve ser medido em cima de C840 !! deve estar na  faixa de 380V a 400V para este modelo caso a tensão esteja abaixo disso  lhe indica  problemas no PFC , pós na MAIN UNIT não seu defeito  é BL ON esta normal nivel Logico Alto e PWM DIM esta  correto  também !!






    Joarez Siczkoriz
    Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Joarez Siczkoriz

Além disso  VCC no  pino 8 do L6562 continua com tensão estavel  após defeito ???? tensão em cima de K801  ???






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Percí

Amanhã cedo retorno com as respostas, por problema de espaço estou tendo de fechar um aparelho para começar outro.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

Ontem passei uma informação errada, a tensão em cima do pino 8 do L6562 é de 15V. e não 320V. como eu disse, PFC está em 380V. em cima do C840 e a tensão em cima de K801 está em 12V. Quando der o defeito retornarei com a tensão presente no pino 8 do L6562.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Trudes

Meça a tensão de PFC no momento em que der o defeito.
Uma das características de defeitos em PFC, é que sua tensão varia aleatoriamente quando ele está ruim. Provavelmente vai estar abaixo de 380V quando acontecer.
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

Percí

Realmente, a tensão em C840 caiu para 335V. e a do L6562 foi para 13.5V. Pelo que entendi desse circuito ele serve justamente para estabilizar a tensão em cima de C840 coisa que não existe em fontes chaveadas menos elaboradas, mas e nesse caso então o defeituoso deve ser o CI L6562?
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

Se bem que desligando o TV e religando tenho novamente backlight funcionando e a tensão em cima do C840 ainda é 335V.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Percí

#27
Só que não ficou nem 5 minutos funcionando e já apagou novamente diferente de antes que demorou umas duas horas.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Trudes

#28
Percí, o PFC é responsável ´por manter a corrente estável para a fonte de inverter. Se ele cai, a corrente desta fonte cai também e o inverter para de funcionar, pois entre em proteção.
Veja que há uma "carreirinha" de resistores em série da saída do PFC, para ser usada como referência e controle para o CI que gera o PWM para os FETs de saída. Esses resistores alteram, e a cola que os segura também costuma conduzir. Solte um, e meça todos eles. Verá que tem alteração nos valores de alguns para menos. Eu faço o seguinte trabalho:  Solto os resistores e soldo somente um lado deles lateralmente, raspo a cola nos resistores e na placa, depois lavo com álcool isopropílico, seco bem com um secador e meço o valor deles individualmente. Se houver algum alterado, eu troco.
Normalmente após isso, a tensão de PFC se normaliza. Mas deixe me teste, pois mesmo um resistor medindo o seu valor normal, pode apresentar alteração após um tempo recebendo a corrente elétrica. Se isto acontecer, terá que trocar todos!
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

Percí

Aprendi muito e encontrei um resistor entre os cinco que deveria ser de 510K e está com valor oscilando na faixa dos 200K, provavelmente em consequência da cola de fixação, mas já por experiência anterior primeiro vou esperar a aprovação do orçamento e depois executar o trabalho de recuperação e observação porque muitos clientes acham que o valor do conserto é calculado em cima dos componentes substituídos e não sabem quanto trabalho dá nem quanto vale o trabalho da pesquisa do defeito, muito agradecido a todos que me auxiliaram e dou retorno.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Joarez Siczkoriz

Fonte Fácil se  tive se respondido no começo como estava o PFC talvez o topico não tive se  ficado tão chato com dicas que nada tem a ver com a  falha em questão !!




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Eletron Color


NISSO CONCORDO COM O JOAREZ!!!!


Tá aqui um exemplo prático do quanto é importante passar informações precisas quanto ao defeito apresentado e medições encontradas.
Na segunda resposta o Trudes já menciona que a tensão PFC deve ser de 380 a 400V.
Estou escrevendo isso para que todos membros do forum (me incluo também)entendam a importância de fazer um pedido que "ajude" a quem  quer ajudar a deduzir melhor o que pode estar acontecendo de errado com o aparelho.




Maick da eletrônica.
  • Localização desse usuário é: Atibaia/SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 24 anos.

Joarez Siczkoriz

Exato Eletron  Color assim é  focado no setor defeituoso e  necessariamente  chegando ao diagnostico de forma más precisa ....


     Joarez Siczkoriz
     Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Percí

Tudo bem, dou a mão à palmatória mas reparem que respondi correto ao Trudes só que no momento em que funcionava e que era 380V. Quando o Joarez perguntou a mesma coisa imaginei que se referia à tensão de alimentação do CI e pra piorar acabei soldando um fio no pino 8 de outro CI por distração (admito), foi por isso que a coisa embolou desse jeito, levo a profissão tão a sério como todos os nobres colegas podem ter certeza, grato a todos novamente.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Trudes

Sem problemas Perci!
Volte com a solução caso o cliente aprove o orçamento.
Você tem o nosso respeito e consideração!
  • Localização desse usuário é: Praia Grande - SP
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
[moveup]Ninguém sabe demais que não possa aprender, nem de menos que não possa ensinar.
Não deixe os seus tópicos sem resposta.

Quer fazer um pedido de ajuda ou Abrir um Tópico?
CLIQUEAQUI

marcosbr

 E continua a discussão sobre o "sexo dos anjos...

Concordo com quase tudo que foi dito. Mas vejamos por outro lado.
Uma pessoa inexperiente, e iniciante neste tipo de aparelho. Fez as medições com o aparelho funcionando. Tudo normal!
Não estou defendendo este tipo de procedimento. Mas ao "lavar" a placa... Certamente retiraria esta cola, ou talvez acabace com o "semi curto" (por isto alguns acreditam neste procedimento) Pensam que resolveram mas nem imaginam como.
  Resumindo...
Um usuário expert no assunto, geralmente não pede ajuda. Ele tem todo este ferramental e conhecimento de alguns aqui presentes.
Vejam de outra maneira...
A cada tópico como este, todos lucram! Quem pede, recebe auxilio, aprende a ser mais técnico, e os outros que leem aproveitam a lição, para não precisar de "receita de bolo" ou "lava rápido"
Vamos parar com esta bobagem, de que quem pede ajuda deve ser um gênio. Se assim fosse não existiriam os fóruns como este aqui.
Quem precisa, deve sim pedir ajuda e tirar suas duvidas. e quem ajuda deve ajudar sem querer receber "coroa de louros"
Aqui a ajuda é voluntária. e quem ajuda esta simplesmente repassando o que aprendeu com outros.
Se o mundo fosse formado somente por "professores" todos seria "alunos"
Parabéns Perci. A evolução vem a cada passo caminhado!
Um abraço. ( a todos)
  • Localização desse usuário é: S. Gonçalo/RJ
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.
Sábio, é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar.Humilhar o outro é a defesa de um homem ignorante, pela necessidade de se sentir superior.

Percí

Fiz o procedimento conforme disse o Trudes e pela primeira vez vi um resistor que ao alterar seu valor alterou para baixo e assim ficou mesmo depois de limpo, uma vez substituído a tensão PFC manteve-se estável em 400V. em mais de 6 horas de teste contínuo, bom final de semana.
  • Localização desse usuário é: Curitiba/Pr
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 18 anos.
"A vida é a posterior realização da anterior possibilidade de existir da matéria"   (Percí)
" Em vocês o sonho de Deus, também se fez" (Extra Terrestre)

Joarez Siczkoriz

Perci  isso é normal em Resistores SMD principalmente na Linha do PFC na  proxima atenção a eles !!




   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
  • Localização desse usuário é: Curitiba/PR
  • Minha forma de trabalho é Loja Especializada
  • Tempo de Experiência em bancada: 09 anos.

Similar topics (5)